Conheça todos os campeões do Brasileirão Feminino desde a primeira edição
De todos os vencedores, o Corinthians é o maior campeão do torneio, com 4 títulos conquistados.
Anúncios
Criado no ano de 2013, o Campeonato Brasileiro Feminino tem um peso enorme na cena nacional. Afinal, é uma das poucas competições do futebol feminino brasileiro, sendo fundamental para a popularização do esporte, que recebe pouco incentivo se comparado com o futebol masculino.
Na edição de 2022, o vencedor foi o Corinthians em uma disputa contra o Palmeiras, sagrando-se assim o último campeão da disputa até então. No entanto, a história do campeonato já conta com 9 vencedores. Sendo assim, conheceremos a seguir todos os campeões do Brasileirão Feminino. Vem com a gente!
Como surgiu o Brasileirão feminino?
O início do Campeonato Brasileiro Feminino se deu em 2013, quando a CBF decidiu criar um campeonato nacional de futebol feminino. E vale dizer que o Brasileirão feminino só foi possível graças ao patrocínio da Caixa Econômica Federal, que desembolsou nada mais nada menos do que 10 milhões para que o torneio ocorresse.
Anúncios
Neste mesmo ano, os times participantes foram os 20 mais bem colocados no ranking da CBF. E aí, talvez você pense que clubes como Palmeiras, São Paulo e Corinthians marcaram presença, né? Ledo engano!
Em 2013, o cenário do futebol feminino era outro. Times como Centro Olímpico, Foz Cataratas, Rio Preto e São José eram considerados os melhores da cena nacional. Além disso, vale dizer que o Brasileirão não era a única competição nacional de futebol feminino vigente. A Copa do Brasil também era competida, mas durou pouco tempo, de 2007 a 2016.
Anúncios
Aliás, a CBF passou a dar mais atenção à modalidade em 2007, visto que a nossa seleção feminina conquistou alguns grandes feitos. Por exemplo, em 2004, levamos prata nos Jogos Olímpicos e, em 2007, ouro nos Jogos Pan Americanos e prata na Copa do Mundo.
De 2013 a 2016, o futebol feminino brasileiro só possuía a Copa do Brasil e o Brasileirão. Mas, em 2017, a Copa do Brasil foi encerrada, dando espaço à 2ª divisão do Brasileirão. Desse modo, se até então a 1ª divisão contava com 20 times, passaria agora para 16 equipes para abrigar uma nova divisão.
No entanto, em 2018, com a obrigatoriedade dos clubes masculinos de terem um time feminino, o número de clubes cresceu. Essa foi uma forma que a CBF encontrou de fomentar o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil.
Campeões do Brasileirão Feminino: todos os vencedores de 2013 a 2022
Agora que já temos um panorama geral sobre o Campeonato Brasileiro, vejamos a seguir os campeões do Brasileirão Feminino da 1ª edição até a atual. Confira a seguir!
Centro Olímpico – 2013
Na primeira edição do Brasileirão Feminino, o time vencedor foi o Centro Olímpico, um clube de São Paulo. O time paulista foi para a final com o São José-SP e levou a melhor, vencendo por 2×1. Isso no jogo de volta, uma vez que na ida, a disputa terminou em empate de 2×2.
A maior artilharia desta edição foi Gabi, com 12 gols, seguida de Darlene, do Rio Preto, que balançou as redes adversárias 11 vezes.
Ferroviária-SP – 2014
No Brasileirão de 2014, foi a vez do Ferroviária entrar para história, levando o título da competição. A equipe paulista venceu por 5×3 na volta o Kindermann. Aliás, o grande destaque do torneio foi a artilheira Raquel, com 14 gols marcados em toda a disputa.
Rio Preto – 2015
Já na 3ª edição do Brasileirão Feminino, quem levantou a taça e se sagrou campeão foi o Rio Preto. O clube tradicional foi para a finalíssima com o São José e levou a melhor, vencendo por 2×1. Já a artilheira da competição foi Gabi Nunes do Centro Olímpico. A jogadora balançou a rede adversária 14 vezes.
Flamengo – 2016
Tirando o título mais desejado do campeonato de futebol nacional das mãos do Rio Preto, o Flamengo só foi conquistar o seu primeiro título em 2016. Embora o empate no agregado, o Fla levou o título devido a regra do gol qualificado, também conhecida como regra do gol fora de casa. Lembrando que a regra deixou de existir na edição de 2022.
No Brasileirão de 2016, a artilheira da vez foi Milene do Rio Preto, com 10 gols marcados. Já o destaque da competição foi Larissa do Flamengo.
Santos – 2017
Em 2017, foi a vez do Santos brilhar no campeonato, entrando para a história como um dos campeões do Brasileirão Feminino. E a final foi épica, uma vez que a disputa foi contra o Corinthians. Mas, não houve jeito, as Sereias da Vila venceram por 3×0. Aliás, vale dizer que o destaque da edição foi a artilheira argentina Soledad Jaimes, que emplacou 18 gols com o manto do peixe.
Corinthians – 2018
Demorou 1 ano para que o Timão se recuperasse da derrota contra o Santos e emplacasse a sua primeira vitória na competição. Após a vitória de 5×0, em 2018, o Corinthians recebeu o título de campeão do Brasileirão Feminino, cujo arqui-inimigo foi Rio Preto. Aqui, a estrela artilheira do Urubu foi Maga, que fez 14 gols, mas a artilheira da competição foi Danyelle do Flamengo, com 15 gols.
Ferroviária – 2019
Em 2019, a Ferroviária sagrou-se bicampeã do Brasileirão feminino, vencendo o Corinthians nos pênaltis. Vale dizer que neste mesmo ano, a Ferroviária disputou a Libertadores contra o Timão. O destaque vai para Millene do Corinthians com 19 gols na competição.
Corinthians – 2020
Em sua Era de Ouro, em 2020, o Corinthians mais uma vez levantou a taça do Brasileirão feminino, vencendo o Kindermann por 4×2, placar do jogo de volta. Do Timão, Gabi Zanotti levou a melhor, recebendo o prêmio de melhor jogadora. Já Carla Nunes recebeu o título de melhor artilheira.
Corinthians – 2021
Agora só dará Corinthians, em nossa lista de campeões do Brasileirão Feminino. Novamente, o Timão veio com tudo em 2021, e levou o seu título de tricampeão do Brasileirão. Mas agora, quem foi o rival foi o seu arqui-inimigo Palmeiras. Seria este um Derby paulista?
O Corinthians levou o título por 4×1, e o destaque da competição foi Bia Zaneratto do Palmeiras, que levou o título de artilheira e de melhor jogadora.
Corinthians – 2022
Sendo considerado o campeão dos campeões do Brasileirão Feminino, em 2022, o Corinthians levou o título de tetracampeão, superando o Internacional por 5×2. Aliás, a finalíssima registrou o maior público da história do futebol feminino, com 41.070 torcedores presentes.
No mais, vale o adendo de que Cristiane do Santos foi o destaque da vez, sendo considerada a artilheira da competição com 13 gols.
Curtiu este post? Então compartilhe com seus amigos que também curtem futebol feminino e confira o nosso post sobre mulheres no esporte. Até mais!