História do Corinthians: como o clube foi fundado?

História do Corinthians: fundação, títulos e jogadores de sucesso

Com mais de 55 títulos importantes, o Time do Povo já foi campeão mundial 2 vezes.

Anúncios

história do Corinthians
Fonte: Reprodução/corinthians.com.br

No bairro do Bom Retiro, na zona central de São Paulo, em 1º setembro de 1910, um grupo de operários se reuniu para criar um dos times de futebol mais populares do Brasil. Corinthians, um time de vitórias e histórias emocionantes recebeu esse nome inspirado no Corinthian-Casuals Football Club, time de Londres.

Sob à luz de um lampião, Miguel Battaglia, alfaiate e presidente do time, afirmou que o Timão seria um time feito para e pelo povo. Assim, 14 dias depois, os jogadores se reuniram para treinarem pela primeira vez em um terreno aplainado, que lhes serviu de campo.

Mas, o primeiro título do time só chegou em 1914, ano em que a equipe corinthiana conquistou o título de campeã paulista. Atualmente, no Campeonato Paulista, o Timão já soma 30 títulos.

E por falar em Timão, vale dizer que desde o ano de sua criação, o Corinthians recebeu diversos nomes. Dentre eles: Time do Povo, Timão, Coringão, Campeão dos Campeões etc.

Além de suas diversas alcunhas, o escudo peculiar também faz parte da história do Corinthians. Assim, embora o emblema seja bastante conhecido pelos remos e pela âncora, existe um fato muito curioso quanto aos símbolos.

Anúncios

Isso porque ambos foram colocados no escudo em 1939 e não possuem relação direta com o futebol, mas sim com os esportes aquáticos como: o remo e a natação. Vejamos a seguir um pouco mais da história do Sport Clube Corinthians Paulista.

Títulos mais importantes

A história do Timão é feita por 55 títulos divididos da seguinte forma: 1 honraria, 2 mundiais, 2 continentais, 12 nacionais, 7 interestaduais e 31 estaduais. Dessa maneira, a equipe alvinegra já foi campeã 5 vezes do Torneio Rio-São Paulo, uma disputa interestadual entre times do RJ e de SP. Além disso, contabiliza para o seu histórico de vitórias, 2 Taças dos Campeões.

No Campeonato Paulista, como dissemos anteriormente, o Timão concentra em suas mãos 30 títulos, sendo o último conquistado em 2019. Já no Campeonato Brasileiro, o Coringão tem um total de 7 títulos.

Agora, quando pensamos em campeonatos internacionais, o Corinthians soma títulos importantíssimos. Desse modo, a equipe conta com 1 Libertadores, título este que veio para as suas mãos em 2012 após 4 vitórias e 2 empates, e 2 vitórias na Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Jogadores que fizeram história no Timão

história do Corinthians
Fonte: Reprodução/corinthians.com.br

O maior artilheiro do Corinthians nasceu em 1945 e morreu em 1957. Embora não seja muito conhecido pelos torcedores atuais, Cláudio Christóvam de Pinho fez 305 gols nas 550 partidas que jogou com a camisa do Timão. Cláudio foi o único em toda a história do Corinthians a passar a marca dos 300 gols.

Além do nosso artilheiro, Wladimir Rodrigues dos Santos, o lateral esquerdo da equipe, também deixou a sua marca. Isso porque o ex-jogador, participou de 806 jogos no clube do Corinthians, sendo o jogador que mais vestiu a camisa do Timão em campo.

E em se tratando de jogadores que fizeram sucesso, não poderíamos deixar de falar do maior de todos, Sócrates. O doutor corinthiano cirúrgico dentro e fora de campo, foi peça chave na conquista de grandes títulos como o Campeonato Paulista de 79 e o Bicampeonato de 82/83.

Mas, nem só de bom futebol se fazia Sócrates. Afinal, o jogador marcou mais do que gols bonitos no Coringão, ensinando fora de campo o verdadeiro significado de democracia, uma vez que estava à frente do movimento Democracia Corinthiana em que todos teriam o mesmo peso de decisão no time.

Maior rival em campo

Existem diversas rivalidades em campo entre os clubes, talvez o Fla Flu seja a mais conhecida. Mas, o Corinthians também tem seus rivais, sendo o Palmeiras o maior deles.

Tudo começou quando, em 1917, o Coringão enfrentou o Porco pela primeira vez, perdendo de 3X0. A equipe corintiana ficou estarrecida com a perda, uma vez que o Palmeiras era um time bastante novo e ainda engatinhava na cena do esporte.

Contudo, naquele ano, o time mais importante da capital paulista não era nem Palmeiras e nem Corinthians, mas sim o Paulistano.

Mas, o Atlético Paulistano sofreu uma crise em 1920 e saiu do campeonato, deixando Palmeiras e Corinthians na disputa pelo título do Campeonato Paulista. O jovem Palestra Itália (antigo nome do Palmeiras) levou o título.

Assim, ambos times começaram a ganhar ainda mais popularidade e a rivalidade foi amplamente difundida e alimentada, permanecendo até os dias atuais. Atualmente, o Corinthians lidera o Campeonato Paulista com 30 títulos e o Palmeiras vem logo atrás com 22.

Torcidas organizadas

Carinhosamente, a torcida do Corinthians é chamada de Fiel. Aliás, é inegável para todo e qualquer amante do futebol que o Timão conta com uma das maiores e mais carismáticas torcidas. E vale dizer que ao contrário do que muitos pensam, o Corinthians possui mais de uma torcida, uma vez que são 6 torcidas organizadas, a saber:

  • Estopim da Fiel;
  • Camisa 12;
  • Gaviões da Fiel;
  • Fiel Macabra;
  • Pavilhão 9;
  • Coringão Chopp.

Dentre elas, a Gaviões da Fiel é a maior, contabilizando 120 mil associados. O interessante é que a torcida foi criada em 1969 e ocupa o mesmo bairro de nascimento do time, o Bom Retiro.

O objetivo das torcidas é estar presente em todos os campeonatos em que a equipe alvinegra protagoniza. Isso porque a presença dos torcedores é fundamental para a motivação dos jogadores em campo.

Curtiu este post? Então compartilhe com os seus amigos torcedores que amam o Corinthians e para acompanhar mais conteúdos sobre o esporte, fique por aqui.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo