Como escolher o tênis de corrida ideal: 6 dicas práticas!

Como escolher o tênis de corrida: 6 dicas infalíveis!

A escolha consciente do calçado adequado pode te livrar de dores, desconfortos e lesões.

Anúncios

como escolher o tênis de corrida
Fonte: Freepik

Como escolher o tênis de corrida é sempre uma dúvida que atravessa todo atleta amador. Há quem comece no universo da corrida, ou até mesmo da caminhada, utilizando os mais diversos tipos de tênis.

Sapatênis, tênis de basquete e chuteira são alguns dos calçados encontrados nos pés de quem está se aventurando agora, muito embora não sejam nem um pouco recomendados. A verdade é que a escolha do tênis para a prática de um esporte é muito importante, visto que o calçado inadequado pode trazer desconfortos e lesões, que acabam por afastar os iniciantes do mundo dos esportes.

Sendo assim, reunimos as melhores dicas para te ajudar a escolher um tênis de corrida de qualidade para te acompanhar em seus treinos. Segue a leitura!

1.  Atenção ao cabedal

Se você está começando a correr agora, talvez não esteja familiarizado com alguns termos deste universo, tal qual o ‘cabedal do tênis’. Mas, não se preocupe, vamos te explicar melhor. O componente chamado de cabedal nada mais é do que a parte de cima do calçado, responsável por fixar os seus pés em cima da plataforma.

Desse modo, a função do cabedal é garantir a respiração dos pés. Afinal, ainda mais quando falamos em atividades como corrida e caminhada, tendemos a suar muito. Assim, se o cabedal for de couro ou até de camurça, acabará possibilitando pouca circulação de ar na parte interna do calçado.

Anúncios

E aí já viu, com o superaquecimento, é bem provável que você sinta desconforto e até acabe com algumas bolhas nos pés. Busque assim cabedais feitos de tela mesh, visto que o tecido proporciona uma boa entrada e saída de ar.

2.  Cuidado! A entressola define o amortecimento

Entre o seu pé e o solado existe aquilo que chamamos de entressola, a camada cuja função é promover o amortecimento do tênis de corrida. A forma mais fácil de testar a qualidade de uma entressola é a partir de um durômetro. No entanto, nem sempre temos este aparelho em mãos.

Por isso, a dica é apertar a entressola do tênis quando for fazer a compra do calçado. Ao toque, você com certeza conseguirá ter uma noção clara de qual material pode te entregar um conforto e um amortecimento melhor. De todo caso, prefira entressolas mais macias e não tão firmes.

3.  O peso faz toda a diferença

Quem está iniciando no mundo da corrida dificilmente liga para o peso do tênis, mas deveria! É claro que o peso do calçado pode oscilar a depender do tamanho, números menores tendem a pesar menos do que números maiores.

Contudo, há uma padronização no que tange ao peso dos tênis para fins mais práticos. Para o tamanho 36, 180g é um peso leve, 240g intermediário e, acima dos 300g, o calçado é considerado pesado e não recomendado para corrida.

Para o tamanho 41, um tênis tido como leve terá um peso inferior aos 200g enquanto 280g seria um peso intermediário. Agora, acima dos 350g, teríamos um tênis pesado.

4.  Para uma maior aderência, vá de solado de borracha!

A nossa próxima dica de como escolher o tênis de corrida diz respeito à sola do calçado. Em termos simples, o solado é responsável por prover a aderência do tênis, evitando que você escorregue enquanto caminha ou corre. Além disso, quanto melhor a sola do tênis de corrida mais chances ele tem de durar mais.

Mesmo que você vá correr em esteira ao invés do asfalto, é recomendado que o solado do tênis de corrida tenha uma ótima cobertura de borracha.

como escolher o tênis de corrida
Fonte: Freepik

5.  Aposte em um tamanho maior

No dia a dia, estamos acostumados a comprar tênis justos, com o tamanho certo para vestir os nossos pés. Contudo, quando falamos em tênis de corrida, o recomendado é que exista uma folga de 5 a 10mm na região do dedão. Isso permite que os pés se dilatem durante a corrida sem prejuízos.

Tênis apertados podem gerar muita dor, além de alteração postural, uma forma de concentrar o peso corporal em partes livres de dor. E o resultado são diversos problemas nos pés, joelhos e até na coluna.

6.  Conforto é fundamental

Para fechar as nossas dicas de como escolher o tênis de corrida, trouxemos um fator que é um dos primeiros a ser levado em conta na hora da escolha de um tênis. Estamos falando da percepção de conforto.

O tênis pode ser bonito e hypado, mas nada adianta se você não puder se sentir confortável ao calçá-lo. Por isso, o melhor mesmo é comprar o seu tênis de corrida em lojas físicas para que possa prová-los antes da decisão de compra.

Ao vestir o tênis e caminhar um pouco pela loja, se o calçado não te machucar, apertar ou incomodar, certamente será um ótimo companheiro em suas corridas e caminhadas diárias. Aí, não tem erro, é só sucesso.

Curtiu este post? Então não se esqueça de compartilhar com a galera e aproveite a visita para conferir 6 modalidades de esporte para começar a praticar ainda hoje.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo