História do Palmeiras: fundação, títulos e craques

História do Palmeiras: entenda a origem da Sociedade Esportiva Palmeiras

O Alviverde foi um dos times mais imponentes da década de 60 e o primeiro a disputar uma final na Libertadores.

Anúncios

história do Palmeiras
Fonte: Palmeiras/Divulgação

A história do Palmeiras começou em 1914 quando imigrantes italianos decidiram fundar um time em São Paulo a fim de representar a comunidade italiana. Segue daí que o primeiro nome da equipe foi Palestra Itália.

Mas, durante a 2ª Guerra Mundial, o nome foi abolido, uma vez que o Brasil entrou na guerra contra os países do eixo – Itália, Alemanha e Japão. Dessa forma, a direção do Palestra Itália se viu obrigada a mudar o nome da equipe. O nome chegou a ser Palestra de São Paulo por um tempo até chegar à Sociedade Esportiva Palmeiras, como conhecemos hoje.

O nome em questão foi pensado como uma forma de conservar o ‘P’ de Palestra, mas também de homenagear um clube até então extinto, a Associação Atlética das Palmeiras.

Mas, o Verdão, Alviverde, Porco, Academia, use a alcunha que preferir, é bem mais do que um nome, é também seus títulos e seus grandes jogadores. Vejamos mais a seguir!

As transformações dos escudos e dos estádios

Vale dizer que no ano de criação do Palestra Itália, as cores do escudo eram as mesmas da bandeira italiana – verde, branca e vermelha. 

Anúncios

Além disso, quando Palestra Itália, o escudo da equipe era formado pela cruz de Savoia, com as letras ‘P’ e ‘I’ inseridas em amarelo. Em cima do escudo, ‘Palestra’ se mantinha em garrafal e, abaixo do escudo, ‘Itália’ estampava a circunferência vermelha.

história do Palmeiras
Fonte: Palmeiras.com.br

Mas, com a mudança de nome, a cor do escudo também mudou e o vermelho foi extinto. O escudo de 1942 que vigora até hoje é constituído das cores branca e verde.

Na menor circunferência ainda encontramos o ‘P’ arcaico e a cruz de Savoia com 26 linhas horizontais, que aludem ao dia da fundação do clube. Já na circunferência maior, encontramos o ‘Palmeiras’ grafado em branco e 8 estrelas em alusão ao mês de sua criação.

Já quanto ao estádio, em 2014, o Allianz Parque, atual estádio do Palmeiras, foi criado, sendo patrocinado pela empresa Allianz. A arena moderna com capacidade de até 55 mil torcedores veio a substituir o Parque Antártica ou Estádio Palestra Itália, parque este que estava sob os domínios da equipe desde 1920.

Jogadores importantes na história do Palmeiras

Embora tenha mais de um século de vida, o maior artilheiro do Palmeiras consiste em um jogador da época do Palestra Itália. Estamos falando de Heitor Marcelino Domingues, o craque que vestiu a camisa do time de 1916 a 1931, balançando as redes adversárias 315 vezes.

Aliás, Heitor estava presente na maior goleada do Porco no ano de 1920. Nessa época, o até então Palestra Itália conseguiu o seu primeiro título do Paulistão e foi responsável por uma goleada épica: 11X0 no Internacional de São Paulo.

Além do grande Heitor, o meio-campista Ademir da Guia colecionou um número digno de nota de partidas como jogador do Verdão. Afinal, foram 902 partidas e 5 conquistas do Brasileirão. Com tantos jogos, Guia passou a ser o 3º maior artilheiro da história do clube com 155 gols.

E por falar em jogadores importantes, não poderíamos deixar de destacar o goleiro Marcos. O atleta fez a sua carreira inteira no Palmeiras, acumulando 20 temporadas em sua história futebolística. Marcos foi o goleiro oficial da seleção brasileira na Copa do Penta e suas defesas foram fundamentais para a nossa vitória.

Títulos e grandes méritos do Verdão

Em 1961, o Verdão foi o primeiro time brasileiro a disputar uma final de Libertadores, embora a vitória tenha sido do Peñarol. Mesmo assim, um grande feito para o time. Ainda no que tange a Libertadores, a equipe é a que mais tem gols no campeonato, atingindo o marco de 404 gols. Além disso, possui mais vitórias no torneio com o feito de 119 vitórias.

De acordo com a CBF, o Palmeiras é o maior vencedor do Brasileirão. Desde quando o Campeonato Brasileiro se chamava ainda Taça Brasil, o Porco vem acumulando títulos e mais títulos. Ao todo, a equipe possui 11 vitórias no Brasileirão, sendo Hendecampeão.

Aliás, em 1967, o Palmeiras foi campeão duas vezes, ganhando a taça Roberto Gomes Pedrosa e a Taça Brasil. Já na Copa do Brasil, o Porco levantou a taça 4 vezes, ficando atrás só do Grêmio e do Cruzeiro. E por falar na Copa do Brasil, em 2012, o Palmeiras venceu o campeonato invictus. Ou seja, sem perder sequer uma única partida.

Curtiu saber mais sobre a história do Palmeiras? Então não precisamos nem dizer, já compartilhe com todos os palmeirenses que você conhece a continue descobrindo sobre o universo do futebol aqui no site.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo