Bicicleta ergométrica: 6 dicas para comprar a sua!

Bicicleta ergométrica: 6 dicas para comprar a melhor para você!

Peso, altura e conforto são três fatores essenciais para se atentar antes de comprar uma bike ergométrica.

Anúncios

bicicleta ergométrica
Fonte: Freepik

Muitas pessoas que estão buscando se exercitar em casa ficam em dúvidas se a compra de uma bicicleta ergométrica realmente vale a pena. De fato, a compra de uma bike ergonômica seja para sair do sedentarismo, complementar um treino ou montar uma academia em casa vale muito a pena.

No entanto, antes de sair por aí entrando em diversos sites da internet em busca da primeira bike que aparecer na sua frente, o fundamental é entender quais são os fatores que precisam determinar a sua decisão de compra.

Pensando nisso, reunimos abaixo 3 dicas incríveis para você que quer comprar uma bicicleta ergométrica, mas está em dúvidas sobre quais detalhes precisa se atentar. Confira a seguir!

Anúncios

1.  Peso

É fundamental que antes de comprar a sua bicicleta ergométrica você observe o peso da bike. Embora seja comum pela internet ouvirmos falar de que o ideal é que a bike seja leve, isso é na verdade um grande mito.

Bikes ergométricas leves são extremamente instáveis. Por exemplo, uma de 15kg é tão leve que a tendência é que ao pedalar sobre a bike ela comece a dar jogo, como se você estivesse em um carrossel. O que você precisa é de uma bicicleta que ofereça estabilidade em seus treinos, portanto, é fundamental que o aparelho tenha no mínimo 20kg.

Anúncios

2.  Roda de inércia

Outro ponto importante quando o assunto é a escolha de uma bicicleta ergométrica diz respeito a roda de inércia. Esta também não pode ser muito leve, do contrário não será capaz de fazer a manutenção da inércia do movimento. Desse modo, o ideal é que tenha no mínimo 4kg.

Rodas leves ainda podem causar desconforto, bem como lesões. Sendo assim, verifique toda a ficha técnica da bike. E aqui vai uma dica de ouro: se a bicicleta ergonômica for leve e não estiver discriminado o peso da roda de inércia, ela com certeza será leve também. Desconfie!

3.  Altura

bicicleta ergométrica
Fonte: Freepik

A altura também é um dos fatores importantes na hora de comprar a sua bike ergométrica. Mesmo porque pedalar uma bicicleta compatível com sua altura pode auxiliar na prevenção de lesões posturais. Um bom ajuste de altura fará com que você estabilize a coluna sem se curvar demais.

Assim, uma bike de 1,20m, por exemplo, é perfeita para quem possui até 1,70m de altura. Contudo, não tem jeito, a melhor forma de saber se a bike tem a altura certa para você é testando. Bicicletas ergonômicas de 1,10m podem ser muito baixas para quem tem mais de 1,60m e, a depender da bike, será difícil ajustar a altura do banco.

Vai uma dica bônus? A altura do banco é sempre ajustada antes de você começar a pedalar e deve ser posicionada na altura do seu quadril.

4.  Conforto

Conforto também é imprescindível, ainda mais se você estiver apto a estabelecer uma rotina de treino. Considerando o longo tempo que passará em cima da bike, certifique-se de que o banco seja ajustável ao ponto de você conseguir encaixar os pés nos respectivos pedais sem se esticar ou se encolher muito.

Essa postura correta em cima do selim permitirá que você se sinta mais confortável, além de ser preventiva, deixando seus joelhos e coluna livres de lesões. Bikes de alta performance ainda contam com os ajustes de guidão. Pode ter certeza que este tipo de ajuste faz toda a diferença quando o assunto é conforto.

5.  Sistema de transmissão

Devemos lembrar que o sistema da bicicleta ergonômica pode variar, sendo ou por correia ou por corrente. Dentre as duas, prefira as com o sistema de correia. Isso porque a transmissão por correia já permite treinos com pedaladas menos ruidosas e mais confortáveis.

Aliás, pela falta de barulho, são mais recomendadas para apartamentos e não possuem tanta necessidade de manutenção.

6.  Níveis de intensidade

Os níveis de intensidade também são muito importantes na hora de escolher sua bike ergonômica, porque são eles que determinarão as possibilidades de execução do exercício.

No geral, bikes mais baratas possuem poucos níveis de intensidade e podem ser limitadas, a depender da sua rotina de treino. Sendo assim, opte por bicicletas que possuam 8 níveis de intensidade, isso te garantirá maior possibilidade de variação e treinos mais completos.

Curtiu nossas dicas sobre como escolher uma bicicleta ergométrica? Então, que tal compartilhá-las nas redes sociais com seu amigo que acabou de entrar para a vida fitness? Além disso, continue navegando pelo nosso site, já conferiu essas dicas para escolher o seu tênis de corrida?

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo