Auxílio-academia: por que conceder aos colaboradores?

Auxílio-academia: 3 motivos para fornecer este benefício para seus funcionários

Além de reter talentos, o benefício demonstra cuidado e preocupação com a qualidade de vida dos beneficiários.

Anúncios

auxílio-academia
Fonte: Google

Disponibilizar benefícios aos colaboradores é uma forma de reter talentos. Afinal, os funcionários tendem a permanecer em empresas que valorizam os seus serviços, e os benefícios são uma forma de reconhecer um trabalho feito.

Entre os diversos benefícios que encontramos, aqueles que fogem da curva e que vão além dos tradicionais são muito atrativos. Afinal, são auxílios que podem ajudar os colaboradores a suprir suas necessidades para além do básico, além de melhorar a imagem da empresa.

Na categoria de benefícios facultativos encontramos o auxílio-academia, um benefício flexível que já está se tornando uma grande tendência. Entenda os motivos para a sua empresa aderir este benefício.

Afinal, o que é o auxílio-academia?

Chamamos de auxílio-academia, o benefício oferecido pela empresa aos seus funcionários para que frequentam uma academia, isentos da taxa de mensalidade ou com descontos.

Geralmente, as empresas conseguem este benefício ao fechar parcerias com grandes academias. Dessa forma, podem gerar um desconto significativo na mensalidade dos colaboradores ou pagar totalmente um dos planos disponíveis.

Anúncios

Este não é um benefício obrigatório, mas tem muitas vantagens ao ser aderido. Sobretudo porque um trabalhador doente não conseguirá cumprir as suas demandas básicas. Assim, além do benefício do plano de saúde, que pode auxiliar no tratamento de doenças, que tal prevenir o seu trabalhador contra problemas de saúde?

Sabemos que os trabalhadores estão propensos ao estresse, ansiedade e depressão. Aliás, estima-se que cerca de 10 colaboradores foram afastados diariamente, em 2022, devido a ansiedade e depressão.

Por outro lado, os exercícios físicos são fundamentais para prevenção contra o estresse e a ansiedade. Por isso, um auxílio-academia é uma forma da corporação demonstrar ao colaborador o quanto se preocupa com sua integridade mental e física.

E vale lembrar que assim como as empresas escolhem seus talentos, os funcionários também escolhem suas empresas. Portanto, aqueles que querem crescer visam ambientes saudáveis. Lembre-se disso!

3 razões para investir na saúde de seus funcionários!

auxílio-academia
Fonte: Google

Se ainda te restam dúvidas quanto a importância do auxílio-academia, então vamos te apresentar algumas razões para aderi-lo. Abaixo você entenderá a importância desse benefício tanto para o seu corpo de colaboradores quanto para a sua empresa.

1.   Redução do índice de ausência

É de ciência de todos que na medida que os funcionários adoecem a taxa de evasão ao ambiente de trabalho aumenta. Afinal, os colaboradores precisam se ausentar para remediar os problemas de saúde.

Assim, o auxílio-academia é uma forma de auxiliar que o funcionário tenha acesso a atividades físicas que permitam o fortalecimento de seus sistemas imunológicos. Dessa forma, quanto mais resistentes, menos propensos a doenças serão.

2.   Aumento de produtividade

Se quer formar uma equipe de talentos excepcionais, é necessário que a sua empresa ofereça as condições básicas de manutenção desses talentos. E devemos lembrar que a formação de um profissional vai para além de treinamentos técnicos.

Afinal, é importante entender que um funcionário é integral, portanto, a sua disposição física e mental andam juntas.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Bristol, os exercícios físicos têm grande impacto na produtividade. Dessa maneira, após avaliar 200 pessoas, dispostas em dias de treino intercalados com descansos, o estudo chegou à conclusão de que os entrevistados tiveram 21% a mais de concentração nos dias de prática.

Além disso, apresentaram 41% a mais de motivação para exercerem suas funções e 25% dos participantes terminaram os seus serviços mais cedo.

3.   Melhora na relação profissional

Uma outra vantagem de fornecer o auxílio-academia para os funcionários está na melhoria nas relações entre empregador e empregado. Isso porque, com o investimento na qualidade de vida do funcionário, a relação passa a ser de maior conexão e confiança.

Isso corrobora para um ambiente mais harmonioso. Sem contar ainda que a interação entre funcionários também atinge laços mais fortes, uma vez que se encontrarão fora do ambiente do trabalho, ocupando assim mais espaços de socialização.

Como ofertar o auxílio-academia de forma prática?

Existem muitas formas de oferecer esse benefício aos colaboradores e todas elas são igualmente funcionais. Uma forma contundente e mais econômica é fechar parcerias com academias a fim de oferecer descontos em mensalidades.

Já em se tratando de colaboradores em regime home office, o melhor é contratar um plano empresarial. Dessa maneira, é possível conseguir um convênio com diversas academias do Brasil, ficando a encargo do funcionário escolher a melhor para si. O Gympass, por exemplo, oferece diversos planos empresariais com ampla cobertura.

Por fim, mas não menos eficiente, grandes empresas podem construir uma academia em seus próprios domínios e pagar por instrutores a serviço dos funcionários. O legal é variar nas atividades e não as restringir à musculação. Lutas, aulas de dança, CrossFit e ginástica laboral caem bem.

Curtiu conhecer mais sobre o auxílio-academia? Então que tal implementá-lo em sua empresa? Agora, se é funcionário, já mande esta publicação para o RH para que entendam a importância dessa assistência. Até mais!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo