O que é CrossFit? Conheça a sua história!

CrossFit: o que é, como surgiu e quem pode praticar?

Embora designe hoje uma modalidade de treino, CrossFit diz respeito a uma marca registrada por um ex-ginasta.

Anúncios

o que é CrossFit
Fonte: Freepik

Quando perguntamos o que é CrossFit, encontramos uma diversidade de definições na internet do conceito desta atividade física. Embora tenha explodido recentemente, o CrossFit não é uma atividade tão nova assim.

A verdade é que o CrossFit diz respeito a uma marca criada por Greg Glassman e Lauren Jenai em 2000. Com sede em Santa Cruz, a primeira academia tem por trás uma história de superação de Glassman. O co-fundador e ex-ginasta da Crossfit sofria de poliomielite quando resolveu aliar a ginástica a alguns exercícios de bike, corrida e levantamento de peso. Exercícios que o ajudaram na restauração muscular.

Aos poucos, o desenvolvimento da CrossFit levou a expansão do programa, que em 2005 já colecionava 13 academias homologadas. Atualmente, são 1.055 boxes somente no Brasil e 7.314 em solo estadunidense.

O que é o CrossFit?

Embora o termo seja utilizado para dar nome ao programa de Glassman, em termos simples, o CrossFit também consiste em um tipo de treino baseado em movimentos funcionais intensivos. Tal treino é um produto de atividades, como: levantamento de peso, corrida, exercícios com cordas e pneus e calistenias.

Como o CrossFit diz respeito a uma marca registrada, não é qualquer um que pode oferecer um treino. Pelo contrário, é preciso que o profissional tenha especializações oficiais com certificados.

Anúncios

Uma vez que nos treinos de CrossFit encontramos o hibridismo de atividades físicas, é comum que a força e condicionamento físico sejam trabalhadas ao longo dos treinos. Aliás, não raro, o CrossFit trabalha a capacidade de se chegar a um esforço físico maior do que aquele que o praticante pensava ser possível.

Nesse sentido, os praticantes recebem o famoso WOD – Workout Of The Day –, o treino do dia. Mas, calma, não pense que o WOD é semelhante a um treino ABC de musculação. Na verdade, o treino do dia é composto de várias repetições com pequenos intervalos de execução. Ou seja, um treino de alta intensidade.

Entenda os tipos de WOD

Embora a alta quantidade de repetições, o treino de CrossFit é adaptado para cada indivíduo para que todos possam participar. No mais, existem três tipos básicos de WOD, a saber:

  • As Many Rounds As Possible (AMRAP): maior quantidade de repetições até a falha;
  • Every Minute on The Minute (EMOM): exercícios diferentes e intercalados, em que cada um é realizado no intervalo de 1 minuto;
  • For Time: estipula-se uma quantidade fixa de repetições e busca-se diminuir cada vez mais o tempo de execução.

Vale ainda dizer que nos EUA há treinos de CrossFit feitos em homenagem a heróis do exército americano, os quais deram a sua vida pelo país. Por exemplo, o desafio Murphy é feito em homenagem à memória do tenente Michael Murphy, que arriscou a sua vida em prol da vida dos seus companheiros da marinha.

O desafio então consiste em correr 1.6 km, 100 barras, 300 agachamentos, 200 flexões e finalizar com a corrida de mais 1.6 km.

Por quem o crossfit é praticado?

o que é CrossFit
Fonte: Freepik

Embora o condicionamento físico dos praticantes de CrossFit seja gutural, a atividade física é bem democrática. Atualmente, muitas pessoas que querem perder peso têm se aventurado pelo programa, que traz ótimos ganhos físicos.

Aliás, muitos participantes gostam de fazer parte das competições, nas quais vence aquele que finalizar o WOD no menor tempo. Mas, a lista de exercícios a serem executados só é revelada momentos antes da competição.

No Brasil, temos dois campeonatos de CrossFit bastante famosos: o Monstar Games e o Super Games. O Monstar Games já tem o título de maior evento fitness da América Latina. Existem diversas categorias dentro do evento que vão desde iniciantes a Elite Individual. Aliás, para os jovens de 15 a 17 anos há uma categoria específica chamada de Teens Individual.

Agora, o Super Games é considerado o maior evento fitness do sul do Brasil. O evento possui desde categorias para os praticantes amadores até para aqueles atletas profissionais.

Mas, como dissemos anteriormente, não é preciso ser atleta para praticar CrossFit. Afinal, esta é uma atividade física super democrática que pode ser praticada por aqueles que querem perder peso, ter uma vida mais saudável e até superar os seus limites.

Alguns cuidados na hora da prática

Uma vez que o CrossFit tem por objetivo a superação de limites dos praticantes, sobrecargas excessivas e treinos de alta intensidade podem causar possíveis lesões. Assim, o que era para promover uma vida saudável pode acarretar muitos danos à integridade física do participante.

No geral, as partes do corpo mais afetadas são os ombros, costas e joelhos. Aliás, os movimentos repetitivos podem ocasionar desde uma sutil dor nas costas até um ligamento ou tendão rompido.

O importante para evitar maiores danos é respeitar o seu corpo e as progressões. Em outras palavras, é essencial começar aos poucos, fazer as execuções de forma correta e saber quando parar. No mais, saiba ouvir o seu corpo antes de qualquer busca frenética por superação.

É isso! Curtiu este post? Agora que você já sabe o que é CrossFit, bora compartilhar o conteúdo nas redes sociais com os amigos e chamar a galera para praticar? Mas, com responsabilidade, viu?

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo