5 filmes de esportes para se inspirar à prática

5 filmes de esportes que vão te fazer levantar do sofá

Prepare a pipoca, chame os amigos e venha maratonar esta lista de filmes encorajadores!

Anúncios

filmes de esportes
Fonte: Wikipedia

Na atualidade, encontramos diversos filmes de esportes capazes de comover e/ou arrancar boas gargalhadas. Isso porque envolvidos de histórias de superação e motivação, filmes que giram em torno de atividades esportivas tendem a encantar o público.

Além disso, filmes com a pegada esportiva podem ainda motivar muitos a se levantarem do sofá e praticarem um esporte rumo a uma mudança de vida completa. Eis o poder de um bom filme.

Sendo assim, reunimos aqui 5 grandes filmes de esporte capazes de te inspirar ou, ao menos, te fazer cogitar comprar uma luva boxe ou uma chuteira e praticar uma atividade física para ter uma vida ainda mais saudável. Se liga aí!

1.  Invictus

Um filme que retrata o Rugby e que merece a nossa atenção é o Invictus, muito embora a trama central não gire em torno deste esporte. Isso porque o filme retrata a história de Nelson Mandela, momentos depois de sair da prisão e encontrar um país segregado.

Ao final do Apartheid, o presidente terá que lidar com uma África do Sul fragmentada, tanto economicamente quanto racialmente.

Anúncios

Desse modo, um dia, ao assistir a uma partida de Rugby, Mandela percebe que os torcedores negros torciam contra o time devido à supremacia branca. Dessa forma, considerando que o país seria sede da Copa do Mundo de Rugby, o líder tem a ideia de unificar o país a partir do esporte.

E é justamente o Rugby que consegue, de acordo com a narrativa cinematográfica, unir negros e brancos em uma torcida apaixonada.

2.  Menina de Ouro

Um clássico do cinema que nunca sai de moda, Menina de Ouro é um daqueles filmes de esportes que você assiste e, quando termina, vai atrás de uma luva de boxe. A trama de 2004 gira em torno do ingresso da operária Maggie Fitzgerald no boxe a partir dos treinos com o veterano casca grossa Frankie Dunn.

O filme então mostra a saga de Fitzgerald rumo ao seu sonho de se tornar campeã da modalidade. Não sem antes passar por muito sangue, suor e lágrimas.

O título merece estar aqui, porque é um dos primeiros filmes a protagonizar uma mulher boxeadora. Aliás, o filme ganhou o Oscar de 2005 de melhor filme, melhor diretor, melhor atriz e melhor ator coadjuvante. E não era para menos, que filmaço, meus amigos.

3.  Gol! – Um sonho impossível

filmes de esportes
Fonte: Wikipedia

Gol! consiste em um filme cheio de traços da realidade. Tão certo que muitos esportistas reais participaram da narrativa.

O enredo gira em torno de um jovem mexicano que joga futebol com seus amigos estadunidenses até que um olheiro decide levá-lo para a Inglaterra para testes no time de Newcastle.

O filme em si demonstra as dificuldades do jovem rapaz em se adaptar aos colegas do time e de passar por cima da saudade de sua casa. Contudo, a habilidade, persistência e amizade fazem com que o jogador se torne um ícone do futebol mundial.

4.  Rush (no limite da emoção)

O filme Rush é baseado em fatos reais e narra a história da rivalidade dos pilotos de fórmula 1 Niki Lauda e James Hunt, em especial, no campeonato de 1976.

James Hunt era um playboy que não hesitava em levar uma vida regrada por prazeres e muitas drogas. Por outro lado, Niki Lauda era extremamente metódico e estratégico e um gênio da Fórmula 1. Já era de se esperar que o encontro dos dois gerasse faíscas.

Uma das polêmicas do filme é a representação fidedigna de ambos os atores. Inclusive das cenas em que Hunt vomitava para limpar o organismo das bebidas e drogas que consumia. No mais, o filme é recheado de takes com as corridas cheias de ação, que levam até mesmo os corações dos espectadores a bater mais rápido.

5.  Jamaica Abaixo de zero

Um clássico cinematográfico, Jamaica Abaixo de Zero também é um dos melhores filmes de esportes de todos os tempos. A história é baseada em fatos reais e narra a união de 4 jamaicanos com a finalidade de criar uma equipe de bobsled para competir nas Olimpíadas de Inverno do ano de 1988.

Mesmo sem qualquer crédito da sociedade e alvos das mais severas chacotas, os atletas contratam um ex-atleta para ser treinador, para que assim consigam rumar ao ouro no Canadá.

Sucesso do ano de 1993, o filme é uma comédia das mais finas que já existiram no cinema e que merece a sua atenção.

Curtiu este conteúdo? Então não se esqueça de compartilhar com aqueles amigos que também amam esporte. Aliás, que tal reunir a galera e acessar a Netflix para assistir cada um dos títulos que listamos? Certamente, todos vão se amarrar. Até mais!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo