7 maiores esportistas brasileiras de todos os tempos

Mulheres no esporte: confira as maiores esportistas brasileiras

Futebolistas, tenistas e surfistas, as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mundo dos esportes.

Anúncios

maiores esportistas brasileiras
Fonte: Wikipedia

Não pense você que elas se garantem apenas nos gramados. A verdade é que as mulheres frequentam diversas modalidades esportivas há anos, ao ponto de conseguirmos elencar as maiores esportistas brasileiras.

Quadras, areia, piscina e tatame, seja onde for, encontramos esportistas brasileiras conquistando muitos espaços de prestígios. E, além de espaço, elas ganharam também uma legião de fãs, aptos as a acompanharem pelas telas ou pelos torneios presenciais.

Hoje você conhecerá quem são elas, as maiores esportistas que fizeram história com suas performances e desempenhos, conquistando grandes títulos para o nosso país.

1.  Maria Esther Bueno

O maior ícone do tênis brasileiro tem nome, Maria Esther Bueno, foi simplesmente eleita no ano de 2012 a maior atleta de tênis do século XX da América Latina.

Aliás, no panteão mundial de tenista, Bueno ocupa a 38ª posição dos maiores tenistas já conhecidos. A atleta tem muita história e as vitórias fazem parte dela. Afinal, conquistou nada mais nada menos do que 589 títulos internacionais em um período de 20 anos de carreira.

Anúncios

No geral, conta com 19 vitórias do Grand Slam de Tênis, sendo 7 dessas vitórias na categoria simples, 11 na categoria de duplas femininas e 1 em duplas mistas.

2.  Marta

A menina Marta não poderia deixar de entrar em nossa lista das maiores esportistas brasileiras. A futebolista já foi nomeada 6x a melhor do mundo, sendo 5 delas consecutivas. Aliás, um recorde histórico dentro da modalidade.

Em 2015, nossa jogadora se tornou a maior artilheira da história de todas as Copas do Mundo de futebol feminino, atingindo a marca de 15 gols. Além disso, se tornou a maior artilheira da seleção brasileira, superando até mesmo o Rei Pelé com 101 gols.

Como se não bastasse, foi considerada pela Época, em 2019, como 1 dos 100 brasileiros mais influentes do ano. Um orgulho e tanto, não acha?

3.  Hortência

Hortência, atual consultora de esporte, já fez muito pelo basquete brasileiro. Aliás, desde 2005 a atleta está no rol da fama do basquete internacional ao lado do imbatível Michael Jordan.

A esportista é tão grande em carreira, que ao longo dos anos se mostrou a maior pontuadora da história da seleção de basquete feminina. Isso porque coleciona 3.160 pontos em jogos oficiais, uma faixa média de aproximadamente 24 pontos por partida.

4.  Maria Lenk

Fonte: Hall da Fama da Natação Brasileira

Primeira nadadora sul-americana a disputar os Jogos Olímpicos, Maria Lenk precisou de um uniforme emprestado e vendeu sacas de café para competir em um momento da Grande Depressão em 1932.

Além disso, a nadadora foi à disputa nos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936, mas foi em sua preparação para os Jogos de Tóquio que quebrou o recorde mundial nos 200 metros e nos 400 m nado peito. Sendo assim, a única esportista brasileira a manter esses dois recordes.

Ao fim de sua carreira, Maria Lenk conseguiu um espólio de 54 medalhas, sendo 37 delas de ouro. Aliás, recentemente a nadadora foi nomeada como Patrona da Natação Brasileira.

5.  Fabiana Murer

A campeã mundial e recordista brasileira, Fabiana Murer, tem seu legado no salto com vara. Ademais, a esportista é também bicampeã mundial, sendo em 2004 a primeira do ranking da IAAF.

O que surpreende é que em durante a sua seletiva para o Rio 2016, Murer quebrou os seus recordes, tanto os brasileiros quanto os Sul-Americanos. Isso ao saltar 4,87 metros em uma disputa do Troféu Brasil.

Vale dizer que a esportista era praticante da ginástica artística antes de seguir carreira no atletismo. A desistência da modalidade veio devido à sua altura, que dificultava a execução das barras assimétricas.

6.  Rafaela Silva

A judoca Rafaela Silva teve uma infância muito difícil na favela, e o judô foi uma ocupação que os pais da atleta encontraram para passar o tempo. Mas, mal sabiam eles que a garota fincaria os pés no tatame para nunca mais deixá-lo.

Em 2011, a judoca conquistou uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Já nos Jogos do Rio 2017, a atleta conseguiu a sua tão sonhada medalha de ouro. Esta foi a 1ª medalha de ouro brasileira em um jogo disputado em casa. Rafa é mais um exemplo de uma mulher no esporte com garra e persistência.

7.  Maya Gabeira

E para terminar a nossa lista com as maiores esportistas brasileiras temos a surfista Maya Gabeira. A esportista está no Guinness Book por surfar simplesmente a maior onda do mundo.

Não é de se espantar que Gabeira seja especialista em ondas grandes. Aliás, a esportista tem outro título igualmente importante: surfar a maior onda ilimitada entre as mulheres.  O que fez com que a carioca fosse a primeira surfista a entrar para o livro dos recordes.

O grande feito de Gabeira foi surfar uma onda de aproximadamente 20 metros do vale até a crista em uma praia extremamente perigosa – a Praia do Norte em Nazaré.

Tá na mão! Gostou de conhecer as maiores esportistas brasileiras de todos os tempos? Se achou este conteúdo útil, então não perca a oportunidade de compartilhar nas redes sociais. Até mais!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo