TOP 7 melhores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos
Ayrton Senna lidera o ranking, embora seja seguido por automobilistas de peso na cena mundial.
Anúncios
Elencar os melhores pilotos de Fórmula 1 não é tão simples quando se pensa. Isso porque a cada geração de automobilistas temos diversos destaques, que deixaram os seus legados na modalidade esportiva.
Há quem acredite que Ayrton Senna é o melhor de todos os tempos, enquanto outros não têm dúvidas de que a Schumacher se deve este título. Mas, o que dizer ainda de Lewis Hamilton, que também se destaca com 7 títulos mundiais?
Hoje, fizemos um ranking dos 7 melhores pilotos de Fórmula 1, mesmo sabendo que este é um desafio e tanto. Confira a seguir!
Anúncios
1. Ayrton Senna
Ayrton Senna já foi eleito o melhor piloto de todos os tempos pela Revista Autosport e condecorado tricampeão mundial em 88, 90 e 91. O gigante da Fórmula 1 pilotou pela Toleman, Lotus, McLaren e Williams.
Pela sua brilhante trajetória na F1, Ayrton Senna influenciou muitos pilotos das gerações mais novas, como Lewis Hamilton.
Anúncios
O piloto, infelizmente, teve a sua carreira interrompida após um acidente que o levou a óbito no GP de San Marino em 1994. Na época, ao entrar em sua última volta, Senna perdeu o controle do seu carro na curva Tamburello, de modo que o veículo a 200 km/h bateu no muro de concreto.
2. Michael Schumacher
Heptacampeão, Michael Schumacher é considerado o automobilista com mais títulos da Fórmula 1. Sua carreira começou em 1991 quando o alemão apareceu com a Mercedes. Mas, a sua primeira vitória mundial só veio em 1994.
O piloto alemão, 7 vezes campeão mundial, possui uma série de títulos, que vão desde as voltas mais rápidas até o maior número de corridas ganhas em uma única temporada. Aliás, só em 2004, o piloto conseguiu ganhar 13 corridas das 19 que participou.
Fora das pistas, Schumacher também é muito respeitado, já tendo sido eleito embaixador da Unesco, além de se envolver com causas humanitárias. Aliás, o piloto já fez doações milionárias para a caridade.
3. Lewis Hamilton
Piloto britânico, Lewis Hamilton é, ao lado de Schumacher, o único que possui 7 títulos mundiais. Aliás, Hamilton é um piloto jovem que ainda não se aposentou, o que não nos surpreende o fato de que logo mais será considerado o maior piloto de todos os tempos.
Entre 2014 e 2020, o automobilista conquistou 6 títulos, batendo recordes de pole position, superando Schumacher, inclusive, na quantidade de pódios.
4. Juan Manuel Fangio
O maior percentual de vitórias da Fórmula 1 é uma conquista de Juan Manuel Fangio, um piloto argentino da década de 30. Segundo a história da modalidade, Fangio fez a sua estreia na categoria Turismo Carretera em 1938 com um Ford V8.
De todas as corridas que participou, o automobilista venceu 46,15% das vezes. Além disso, na década de 50, Fangio foi pentacampeão, acumulando 5 títulos mundiais. Tal recorde só foi batido 47 anos mais tarde por Michael Schumacher.
Vale dizer ainda que o piloto argentino, ao longo de toda a sua brilhante carreira, conquistou 29 pole positions e 35 pódios.
5. Jim Clark
Pilotando a sua carreira automobilística inteira pela Lótus, Jim Clark obteve uma breve passagem pela categoria esportiva. No entanto, a pouca duração de sua carreira foi o suficiente para colocá-lo entre os melhores pilotos de Fórmula 1.
O piloto britânico foi bicampeão mundial nas temporadas de 1963 e 1965. Ao todo, pilotou em 73 corridas com um percentual de 34,24% vitórias.
Clark ficou conhecido como um piloto bastante versátil, uma vez que competia em diversas categorias, como NASCAR, carros de turismo e corridas de resistência. O automobilista escocês morreu aos 32 anos quando o seu carro colidiu com uma árvore numa corrida de Fórmula 2 na Alemanha.
6. Alain Prost
O grande rival de Senna, Alain Prost, foi um tetracampeão mundial da Fórmula 1. Em toda a sua carreira, o francês conquistou 51 prêmios, chegando a receber, em 1999, o título World Sports Award of the Century.
A sua primeira corrida foi em 1980 GP da Argentina, e sua última em 1993 no GP da Austrália. Durante os anos de atividade, o automobilista francês obteve 33 pole positions e 106 pódios.
7. Niki Lauda
Tricampeão nos anos de 1975, 1977 e 1984, Niki Lauda é sem dúvidas um dos melhores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos. Em 1976, o piloto austríaco sofreu um grave acidente na Alemanha, que deixou diversas queimaduras em seu corpo como sequelas.
Contradizendo toda opinião médica da época, Lauda retornou na mesma temporada, perdendo o título mundial para James Hunt, o seu grande rival. Aliás, esta rivalidade entre os automobilistas foi muito bem representada no filme Rush – No Limite da Emoção.
Ao longo de toda a sua carreira, Niki Lauda conquistou 24 pole positions e 25 vitórias. A lenda morreu aos 70 anos com problemas renais.
E aí, qual seria o seu TOP 7 de melhores pilotos de Fórmula 1? Tem algum automobilista que você acha que merecia estar nesta lista? Se você curtiu este conteúdo, então o compartilhe com os amigos nas redes e até a próxima.