4 dicas para treinar em casa mesmo sem ter equipamentos

4 dicas para treinar em casa e conseguir ótimos resultados sem equipamentos

Muito foco, determinação e uma boa dose de criatividade podem te ajudar a se exercitar dentro da sua própria residência.

Anúncios

treinar em casa
Fonte: Freepik

Está sem tempo ou dinheiro para ir à academia, mas gostaria de se exercitar e conseguir equilibrar a sua saúde? E se disséssemos que é possível treinar em casa mesmo sem ter equipamentos para isso, você acreditaria?

É extremamente possível seguir uma rotina de treino em casa e alcançar um corpo saudável. Mas, para isso, você precisará ter comprometimento, foco e muita disciplina para não se distrair. Separamos aqui, 4 dicas fundamentais para quem quer se exercitar em seu próprio lar de maneira eficiente. Acompanhe a seguir!

Afinal, vale a pena treinar em casa sem equipamentos?

A verdade é que nem todas as pessoas possuem equipamentos de academia para treinar em casa. Por isso, o treino em domicílio sem halteres, barras e máquinas é a única opção de muitos que querem se exercitar. Mas, como fazer isso de maneira efetiva, ganhando bons resultados?

Anúncios

Bom, sabemos que o que mantém a massa muscular é a intensidade. Por isso, o grande segredo é manter uma rotina de treino, afinal, o sucesso vem com a consistência.

É claro que quem quer treinar em casa e colher resultados precisa improvisar alguns equipamentos. Contudo, é possível também fazer treinos de calistenia, ou seja, utilizando o peso do próprio corpo para treinar.

Anúncios

Agora, para que o seu treino seja mais eficiente, que tal conferir algumas dicas importantes para se exercitar em casa e conseguir um corpo saudável? 

1.  Prepare um espaço

Devemos lembrar que nossa casa é um espaço de conforto, e é normal que encaremos o nosso lar como um ambiente de simples e puro descanso. No entanto, se está pensando em treinar em casa, precisará separar um lugar especialmente para isso, que não seja o seu quarto, por exemplo. Do contrário, a vontade de ficar deitado falará mais alto do que a vontade de se exercitar.

treinar em casa
Fonte: Freepik

Pense no seguinte, assim como um profissional que trabalha home office precisa de um espaço exclusivo em sua casa para trabalho, quem se predispõe a treinar em casa também. Deixar um espaço próprio para os seus treinos é uma forma de levar a prática de exercício mais a sério e com mais consistência.

Aliás, atente-se em escolher um lugar com pouco barulho e distrações. Afinal, a televisão pode ser convidativa a dar o play naquele filme, e a cama bastante sedutora a um cochilo.

2.  Escolha um horário

Preparou o lugar? Agora está na hora de definir o horário de treino. O ideal é que o horário seja sempre o mesmo, assim você já faz da prática um hábito, acostumando o seu corpo. Aliás, além do horário, é importante definir os dias de treino. Você treinará quantas vezes por semana? Isso é importante porque traz um ar de comprometimento a essa nova atividade.

Com dias e horários agendados, lembre-se de honrar seus compromissos e nada de desmarcá-los, senão os resultados que você tanto espera nunca virão.

3.  Utilize aplicativos

Considerando que o local, data e hora já estão definidos, agora você precisa de uma série de exercícios para começar. E o que mais temos na internet são apps com aulas online para diferentes tipos de finalidade: emagrecimento, ganho de massa muscular, definição etc.

O interessante dos apps para treino em casa é que eles trazem proposta de exercícios simples e com metas a serem cumpridas. O que faz toda a diferença para quem está começando!

Além dos apps, o Youtube também é uma plataforma interessante para quem quer encontrar treinos para fazer em casa sem equipamentos. O ponto importante é saber como encontrar esses conteúdos. Hoje, temos grandes youtubers, que são preparadores físicos, e que podem trazer dicas valiosas para os seus treinos. Victor Lelis, Leandro Twin e Carol Borba são alguns deles.

4.  Improvise equipamentos

Quem treina em casa precisa deixar a criatividade aflorar na hora de criar os equipamentos. Afinal, estamos partindo do pressuposto de que não haverá sequer uma anilha disponível. Sendo assim, você pode utilizar o peso do seu corpo a favor e começar a praticarcalistenia.

Aqui, cadeiras e sofás podem te servir de apoio. Aliás, Calistenia Brasil é um ótimo canal no Youtube com exercícios calistênicos. Vale a pena conferir! Agora, você também pode improvisar os pesos da academia utilizando sacos de alimentos (arroz, feijão, açúcar…) ou ainda garrafas pet. Além disso, as barras podem ser substituídas por um cabo de vassoura resistente.

Até mesmo uma toalha pode ser um equipamento para te auxiliar em exercícios de alta intensidade. O youtuber Sérgio Bertoluci, do canal Xtreme 21, tem um vídeo muito bom com 21 exercícios utilizando apenas uma toalha. Depois dessa, não tem desculpa para não treinar, viu?

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo