Como fazer o seu negócio bombar em 2023: 4 dicas práticas!
A automação dos processos internos e uma forte presença no ambiente virtual podem levar a sua empresa ao sucesso.
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Existem diversas dicas que podem te ajudar a fazer o seu negócio bombar em 2023 com consistência. Mas, para isso, é necessário que você esteja atento aos processos internos de sua empresa e ao alcance de seu negócio dentro e fora da internet.
A verdade é que nenhuma empresa cresce de maneira sólida de um dia para outro. Afinal, são necessários alguns investimentos e esforços para que o sucesso seja alcançado gradualmente.
Sendo assim, reunimos aqui 4 dicas práticas para que você possa dominar o mercado e fazer seu negócio bombar neste ano que só está começando.
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Defina um propósito ao invés de lucro
Quando estamos tão focados em obter lucro a todo custo, ficamos passíveis de cometer erros, como vender produtos de baixa qualidade, não ouvir os feedbacks dos clientes ou ainda não padronizar os processos.
Agora, quando passamos a pensar em propósito ao invés de lucro, temos a chance de conectar nossos clientes, colaboradores e processos internos a partir de um único e mesmo propósito.
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Aliás, quando a marca possui um propósito, consegue atingir ainda mais clientes que compartilham dos mesmos valores. Quer um exemplo? A Insecta é uma marca de sapatos, que utiliza roupas de brechó como matéria-prima para a fabricação dos seus produtos.
A marca conquistou muitos brasileiros veganos que também possuem como valores um mundo mais sustentável e livre de crueldade animal.
Dessa forma, na própria página institucional da marca, já encontramos seus propósitos muito bem definidos, o que facilita ainda mais a conexão dos clientes. Como o slogan: ‘calce uma causa’, a empresa fatura cerca de R$ 4 milhões por ano. Ainda acha que ter propósito é conversa fiada?
Troque a hierarquia pela holocracia

Se você quer saber como bombar o seu negócio em 2023, então terá que olhar para a estrutura organizacional de sua empresa com mais atenção. Isso porque o sistema hierárquico, além de ultrapassado, está totalmente ancorado em uma estrutura de poder que não cabe mais no mundo atual.
Por isso, o melhor mesmo é que o seu negócio tenha uma estrutura organizacional, atualmente, chamada de holocracia. Desse modo, na estrutura holocrática não há hierarquias e sobreposição de poder, de modo que todos os colaboradores possuem responsabilidade e autonomia pelas funções que exercem.
Essa é uma forma dos colaboradores possuírem mais liberdade e poderem se conectar espontaneamente, desenvolvendo assim a visão sistêmica em detrimento da visão da parte.
Agora, se você não tem confiança em seu funcionário a ponto de deixá-lo livre, então deveria melhorar o processo de recrutamento e seleção. Afinal, a habilidade de autogestão é essencial a qualquer candidato.
Utilize a tecnologia a seu favor
Quer crescer de forma consistente e sustentável? Que tal investir em tecnologia para levar automação aos processos operacionais? Atualmente, muitas empresas investem em um Sistema integrado de gestão empresarial (ERP) para conectar dados e processos.
A automação é comumente encontrada em supermercados, autopeças, agropecuárias, papelarias, açougues etc. Além disso, pode ser útil desde o controle de estoque até a emissão da nota fiscal. Isso porque o ERP é um software que integra vários módulos responsáveis pela gestão dos processos internos da empresa como: precificação, prestação de contas, estoque, rotina de RH, vendas etc.
Ao tornar os processos operacionais automatizados, os seus colaboradores poderão se manter focados em atividades mais estratégicas, que viabilizem o crescimento da empresa.
Tenha presença no ambiente virtual
Se a sua empresa ainda não está na internet, saiba que você está perdendo tempo e dinheiro. Afinal, nos dias de hoje, é muito difícil que um negócio se sustente apenas com um ponto físico.
Estamos em um mundo de conectados, de modo que o e-commerce tem crescido muito nos últimos anos. Para termos uma noção, em 2022, o comércio brasileiro apresentou o maior crescimento da América Latina. Além disso, a previsão de 2023 é que as compras online ganhem expressividade nas redes sociais. Por essas razões, a sua empresa precisa estar na internet o quanto antes para que você não perca oportunidades de conversão.
Sendo assim, que tal criar um site institucional ou uma loja virtual para comercializar os seus produtos e serviços? Com um bom trabalho de SEO local, é possível fazer com que o seu negócio seja muito reconhecido em sua região. Ademais, apostar em redes sociais como Instagram e Facebook pode te ajudar a ganhar uma maior visibilidade e aumentar a atração de clientes.
Agora que já sabe como fazer o seu negócio bombar, então compartilhe esta publicação com os seus amigos nas redes sociais. E para mais dicas como essa, continue navegando pelas nossas categorias. Até a próxima!