Short Friday: o que é, benefícios e como implementar?

Short Friday: aumente a produtividade e a qualidade de vida dos seus colaboradores

Além de aumentar o engajamento e a produtividade, esse modelo de trabalho pode elevar a satisfação profissional.

Anúncios

Short Friday
Fonte: Freepik

A diminuição da carga horária de trabalho tem sido adotada com certa frequência por empresas modernas. Isso porque os empregadores entendem que jornadas de trabalho flexíveis podem gerar maior engajamento e produtividade. Nesse sentido, rotinas como o Short Friday já fazem parte de muitas empresas.

Se cada vez mais os funcionários estão à procura de flexibilidade, liberdade e autonomia, as empresas estão buscando formas de proporcionar tais benefícios sem quebrar a rotina de produção. E é aí que o Short Friday entra!

Com a proposta de tornar a jornada de trabalho mais flexível, proporcionando mais tempo livre aos colaboradores, a ‘Sexta-feira Curta’ tem sido vista com bons olhos pelos empregadores. Vejamos a seguir como isso funciona!

Anúncios

Short Friday: o que é, afinal?

Chamamos de Short Friday a rotina profissional em que os colaboradores são dispensados mais cedo. Dessa forma, o objetivo da ‘Sexta-feira Curta’ é que os funcionários possuam mais tempo livre para descanso e lazer.

Vale dizer que muitas startups do mundo inteiro já adotam uma outra medida flexível de jornada de trabalho – a semana de 4 dias de trabalho. A Islândia, por exemplo, foi o primeiro país a testar o projeto com apenas 4 dias de trabalho sem redução salarial.

Anúncios

Ao final, a empresa que adotou a semana flexível, a Perpetual Guardian, percebeu que os funcionários ficaram 40% mais engajados e o estresse foi reduzido em 15%.

Mas, uma forma das empresas se valerem dos benefícios da redução da carga horária de trabalho é diminuindo as horas trabalhadas na sexta. O que também pode gerar grandes benefícios assim como a semana de 4 dias de trabalho.

Qual é a importância de uma jornada de trabalho flexível?

Short Friday
Fonte: Freepik

Para entendermos a importância da adoção de uma redução da jornada de trabalho antes devemos entender os malefícios do excesso de horas trabalhadas. Um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde e pela Organização Internacional do Trabalho demonstrou que o trabalho excessivo pode aumentar o risco de morte.

Ainda segundo a pesquisa, jornadas de trabalho de 55h podem aumentar em 17% as chances de morte por doenças cardiovasculares e em 35% os riscos de derrame. Segue ainda que o excesso de trabalho pode levar o funcionário a um Burnout, um estado de estafa mental. Percebemos que jornadas de trabalho intensas podem colocar em risco a saúde dos funcionários.

Sendo assim, uma jornada de trabalho flexível pode corroborar com a qualidade de vida dos empregados. Além disso, tendo mais tempo livre, os funcionários se sentirão mais felizes e satisfeitos com o ambiente de trabalho.

Entenda os benefícios da Short Friday

Como vimos anteriormente, um dos maiores benefícios de uma jornada de trabalho reduzida está na melhoria da qualidade de vida do colaborador. Assim, a Short Friday, ao permitir que os funcionários saiam mais cedo do ambiente de trabalho, propicia aos mesmos a possibilidade de descansarem e se ocuparem consigo mesmos.

Devemos entender que os colaboradores são seres humanos antes de mais nada e precisam de tempo para focar em autocuidado, seja ele mental ou físico.

Além disso, um encurtamento do trabalho na sexta-feira pode trazer uma diminuição nos níveis de estresse e ansiedade. Aliás, o aumento do estresse, em geral, é proporcional à insatisfação do profissional com o ambiente de trabalho.

E se acha que a produtividade dos colaboradores tende a reduzir, você se engana! Isso porque estudos já apontam que quanto menor a rotina de trabalho maior a produtividade. E não é difícil de entender a razão disso.

Quanto mais descansados e satisfeitos mais produtivos serão os profissionais. Foi isso o que apontou um teste na Islândia ao colocar 2.500 colaboradores em uma jornada de trabalho de 35h. O teste revelou que jornadas de trabalho reduzidas aumentam a produtividade dos trabalhadores.

Por fim, vale dizer que os jovens de hoje estão cada vez mais focados em liberdade. Não é de se espantar que as vagas de home office estejam crescendo. Por isso, a Short Friday pode ser uma forma de suprir a necessidade de liberdade dos colaboradores para os quais a autonomia é inegociável.

Como implementar a Short Friday em sua empresa?

Agora que já tem razões o suficiente para adotar a Short Friday, é hora de entender como implementar este benefício opcional. No geral, é comum que as empresas reduzam a carga horária de trabalho na sexta-feira sem desconto salarial. Essa é a forma mais fácil de implementar a ‘Sexta-feira Curta’ e colher seus benefícios.

Mas, uma outra forma de fazer essa implementação é adotando a Short Friday apenas uma vez por mês, dispensando os funcionários logo após o almoço. Aqui, é possível colocá-los em regime home office durante a sexta para que cumpram a jornada flexível em casa. 

Dessa forma, os funcionários aproveitam ao máximo o tempo livre sem terem que gastar tempo em engarrafamentos ao voltarem do trabalho, por exemplo.

Curtiu este post? Então compartilhe nas redes com a galera e continue acessando conteúdos como esse pelo nosso site. Até logo!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo