Como encontrar registros da sua família utilizando o aplicativo FamilySearch?
Encontre seus antepassados e reconstrua a história da sua família a partir de um arcabouço de bilhões de registros históricos.
Anúncios
Se você está na busca dos registros dos seus antepassados, mas não sabe por onde começar, o aplicativo FamilySearch pode te ajudar. A ferramenta conecta pessoas do mundo todo com o objetivo de criação, compartilhamento e preservação de registros genealógicos.
O serviço é gratuito, sendo criado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e pode ser utilizado por qualquer um, independentemente do credo religioso. Além do app, o FamilySearch está disponível no site e nos centros de história da família do Brasil.
No post a seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre este app e quais os passos para descobrir a origem de sua família. Vem com a gente!
Anúncios
O que é a FamilySearch?
A sociedade genealógica nasceu em 1894 em Utah com o intuito de ajudar os membros da Igreja a encontrarem seus antepassados. Já em 1964, ocorreu a inauguração do primeiro centro de história do FamilySearch, oferecendo a assistência à pesquisa.
No ano de 1999, com as transformações tecnológicas em alta, o site FamilySearch foi ao ar tornando- se bastante popular. Segundo a instituição, a média de visitas por dia é de 400 mil acessos.
Anúncios
O aplicativo FamilySearch preserva os registros familiares e os torna acessíveis aos internautas de forma gratuita. O trabalho é feito a nível mundial com base em 10.000 arquivos de consulta. São diversas cópias de arquivos como microfichas, registros digitais e microfilmes, compilados e armazenados no banco de dados do app, com origem em mais de 100 países.
Como funciona o aplicativo FamilySearch?
O FamilySearch conta com diversos recursos para te ajudar nesta empreitada de busca pela genealogia e história da sua família. A começar pelo fato de que é possível construir uma árvore familiar, acrescentado membros e reunindo dados para traçar históricos genealógicos mais precisos.
Pelo app, você também pode pesquisar registros, imagens, genealogias e catálogos. E isso é possível devido ao trabalho de cooperação entre as instituições arquivísticas, como cartórios, que digitalizam diversos arquivos, que ficam disponibilizados para pesquisa.
Aliás, o FamilySearch detém em seus domínios o maior acervo genealógico do mundo, e cada arquivo é transcrito por voluntários a fim de torná-los pesquisáveis. Para termos uma noção, a indexação do FamilySearch desde 2006 tem resultado em mais de 1 bilhão de registros passíveis de pesquisa.
Por fim, mas não menos importante, temos o recurso ‘recordações’, pelo qual pode compartilhar fotos, áudios e documentos dos seus familiares, podendo até marcá-los.
Existem outros recursos que fazem com que a pesquisa de seus ancestrais fique ainda mais dinâmica. Como a experiência ‘sobrenomes’, pela qual você fica por dentro das regiões em que o seu sobrenome é mais popular.
Em ‘tudo sobre mim’, você pode contar sobre a história da sua vida, categorizando-a em áreas diferentes, tais como: amigos, família e vida espiritual. Já em ‘compare os rostos’, você pode comparar o seu perfil com o de seus antepassados a fim de descobrir o percentual de semelhança.
E se ainda restar alguma dúvida sobre qualquer processo, você pode encontrar respostas nas abas de perguntas frequentes, comunidade, central de ajuda e tutoriais.
FamilySearch: como criar a sua árvore genealógica?
Para começar a montar a sua árvore genealógica, será preciso coletar algumas informações com seus familiares para reunir o máximo de informações possíveis sobre eles. De posse dessas informações, fica fácil traçar uma origem familiar.
Basta entrar no app e se cadastrar, criando um login e senha. Dentro do aplicativo, clique em ‘Árvore familiar’, seguido de ‘árvore’. Logo após, será a hora de criar uma espécie de perfil para cada um dos seus familiares e antepassados, acrescentado os dados colhidos como: nome, sobrenome, idade, data de nascimento (e falecimento se houver), local etc.
Agora, se quer encontrar os seus antepassados, vá para a aba ‘pesquisar’, nela você utilizará duas ferramentas principais. Primeiro, o recurso ‘registros’, pelo qual você conseguirá pesquisar dados históricos dos seus ascendentes. Você pode utilizar os filtros para refinar a busca, tornando-a ainda mais exata.
Outro recurso muito interessante é o ‘catálogo’. Pelo buscador deste recurso, você pode pesquisar uma cidade de qualquer país do mundo a fim de chegar nos livros da Igreja e nos registros da cidade em questão.
Estes documentos podem conter os nomes dos seus antepassados, assim como outros detalhes, como o lugar onde habitavam. No geral, você irá encontrar registros de batismo, matrimônio e óbito. Aliás, estes registros tendem a estar em um ótimo estado de conservação.
Todas essas informações podem ser decisivas na hora de montar a sua árvore genealógica pelo aplicativo FamilySearch. Por isso, leia todas elas com bastante atenção para não perder nenhum dado. Quanto mais informações você tiver, mais chances de montar uma árvore genealógica assertiva.
Vale lembrar que em casos de adição de parente falecido, a plataforma, automaticamente, puxará todos os dados que possui sobre este antepassado em seu banco de dados. Dessa forma, você terá mais tempo para a pesquisa de novos familiares.