Como criar um aplicativo do zero mesmo sem saber programar?

Guia para iniciantes: como criar um aplicativo do zero?

Até mesmo aqueles que não dominam a área da programação podem criar um app sem escrever um código sequer. Veja como!

Anúncios

criar um aplicativo do zero
Fonte: Freepik

Talvez você já tenha dito por aí: “quem criar um app para resolver este problema com certeza ficará rico!”. Mas, e se fosse você? Isso mesmo! Já imaginou criar um aplicativo do zero e o melhor: sem saber programar?

Isso é possível, mas antes do processo de criação, você precisa de um planejamento e muita pesquisa de campo. Do contrário, seu app não passará de mais um aplicativo no Mercado dentre tantos outros. Sendo assim, confira as dicas que trouxemos abaixo para você criar o seu aplicativo do absoluto zero e lançá-lo nas principais lojas de apps.

3 dicas para quem quer criar um app do zero

Se gostaria de ter um aplicativo para chamar de seu, mas não faz ideia de como e por onde começar, deixe que nós te ajudamos nessa! O primeiro passo é fazer um brainstorm de ideias, mas estas não podem ficar só no papel. Entenda a seguir!

1.  Comece por uma ideia!

O planejamento de um app sempre começará com uma ideia, seja ela inovadora ou não. Nem sempre temos insights inspiradores e revolucionários, mas te garantimos que a experiência cotidiana é um lugar recheado de possibilidades. Isso porque a maior parte dos apps surgem de um problema da vida prática, que precisa ser solucionado. Quer um exemplo?

Existe um app brasileiro chamado Desrotulando, cuja função é a leitura do código dos rótulos de produtos alimentícios, devolvendo aos consumidores informações precisas sobre os valores nutricionais dos produtos. Perceba que a razão de ser deste app pode ser a falta de tempo dos brasileiros, a dificuldade de muitos em entender os termos dos rótulos ou ainda a busca por uma vida mais saudável.

Anúncios

2.  Pesquise o mercado

criar um aplicativo do zero
Fonte: Freepik

O fato é que você não precisa criar algo mirabolante, mas sim um aplicativo que possa sanar uma necessidade do seu cotidiano e daqueles que estão à sua volta.

Se o seu objetivo final é a comercialização deste app, você precisa fazer uma pesquisa de mercado, inclusive dos aplicativos mais baixados. Ao fazê-la, você entenderá se há uma forte demanda para a aplicação que está pensando em criar, qual é o seu público e quem são os seus concorrentes.

Ora, se há baixa demanda, você tem duas opções, voltar para a dica 1 e buscar uma nova ideia dentro do seu brainstorm ou criar a demanda. Obviamente que esta segunda opção irá te exigir mais tempo e recursos.

Conhecer o seu público-alvo é fundamental para a criação do app em si mesmo, de layout a conteúdo, mas também para as ações de marketing futuras.  De posse de segmentações como gênero, faixa etária e classe social fica mais fácil de criar ações mais assertivas e condizentes com o perfil dos seus consumidores potenciais.

Por exemplo, se você pensa em criar um app de entregas, então precisa focar naqueles motoristas que possuem carros particulares e que tenham interesse em trabalhar na plataforma ao menos para uma renda extra.

3.  Avalie os seus recursos

Quando falamos de recursos nos referimos aos financeiros, mas também aqueles que o dinheiro não compra como: o tempo e o conhecimento. Criar um app requer que você tenha tempo para se envolver com o projeto, tanto nas pesquisas quanto na criação.

Além disso, se você não sabe programar, terá três caminhos possíveis. Contratar um programador para tirar o seu projeto do papel; aprender uma linguagem de programação para desenvolver os códigos necessários à aplicação; usar ferramentas que te permitam criar um app sem saber programar.

Se quiser aprender a programar para criar apps para mobile, existem diversos vídeos gratuitos no Youtube e cursos online de programação que podem te ajudar nesta empreitada. Agora, ao usar plataformas de desenvolvimento sem código, você poderá economizar dinheiro e tempo para criar um aplicativo do zero.

AppGyver: crie seu primeiro aplicativo sem escrever uma linha de código!

Entendido as nossas dicas, agora temos uma sugestão maneiríssima para você que não sabe programar, mas tem o sonho de criar um app. Aliás, já ouviu falar do AppGyver?

O AppGyver consiste em um criador de apps desenvolvido pela SAP, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, utilizada por gigantes como a Google e a Amazon. Além disso, para desenvolvedores independentes e organizações com menos de US$ 10 milhões em receita, o AppGyver é 100% gratuito.

A aplicação é no code, ou seja, a ideia é criar um aplicativo sem programar, somente arrastando os componentes necessários para construção do aplicativo.

Como começar?

O primeiro passo é acessar e se cadastrar no AppGyver, ele será a ferramenta base para a criação do seu primeiro app. Com a conta criada, é hora de começar a desenhar o seu aplicativo, basta clicar em ‘create new’. A partir daí serão exibidas as ferramentas de criação, que você pode brincar e deixar rolar a imaginação.

Talvez, o primeiro ponto seja definir o tamanho e resolução de sua tela. Seu app será para Android ou iOS? Defina isto de antemão! Já no lado esquerdo, você encontra os componentes necessários para a construção do aplicativo. Ali você terá acesso a ferramentas de texto; botões; listas de itens, barras de pesquisas; funções lógicas; etc.

Tudo estará ao passo de um clique para você começar a produção do seu app. E caso tenha dúvidas, você pode assistir ao tutorial de criação da própria plataforma. Sendo assim, o AppGyver te ensinará passo a passo a criar seu aplicativo de forma responsiva e funcional.

Lembrando que você não precisa criar códigos e ainda pode utilizar recursos nativos do seu celular como câmera, GPS, acelerômetro etc. Isso tudo para complementar ainda mais o seu app.

E depois de criar o seu aplicativo do zero no AppGyver, a plataforma ainda te auxilia na publicação do mesmo na App Store, Google Play ou ambos. Você decide!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo