WhatsApp clonado: descubra se sua conta foi hackeada!

WhatsApp clonado: descubra se sua conta foi hackeada e aprenda a protegê-la?

Atividades estranhas, código de verificação fora de hora e app suspeito são indícios de que seu WhatsApp foi invadido.

Anúncios

WhatsApp clonado
Fonte: Pixabay

Temos acompanhado nos últimos tempos uma onda de golpes no WhatsApp que tem preocupado muitos usuários. Afinal, ninguém quer passar pelo inconveniente de ter o WhatsApp clonado e ter que avisar a lista de amigos sobre o hack.

Contudo, o que muitos não sabem é que descobrir se a sua conta foi hackeada é bem simples. E mais simples ainda é tomar algumas medidas de segurança para não cair nesta cilada.

Sendo assim, compilamos 4 das ações que sinalizam que o seu WhatsApp tem grandes chances de ter sido clonado. Além disso, apresentaremos dicas bônus para você evitar que isso ocorra. Acompanhe já!

1.  Movimentações suspeitas

A forma mais simples de saber se o seu WhatsApp foi clonado é a partir da verificação de movimentações suspeitas em sua conta.

Então, suponhamos que você abriu o seu WhatsApp e se deu conta de que algumas mensagens que foram enviadas não partiram de você. Ou ainda, que aquela mensagem que você nem abriu foi visualizada. Esses são fortes indícios de que o seu WhatsApp foi clonado.

Anúncios

Mas, como se o seu celular está com você? Neste caso, é bem possível que a pessoa tenha ou esteja acessando a sua conta do WhatsApp Web. Assim, você precisa se certificar de deslogar a sua conta de todos os dispositivos desconhecidos.

Para fazer isso, abra o app e na página inicial da sua conta e clique nos três pontinhos, localizados no canto superior direito. Em seguida, toque em ‘aparelhos conectados’. Aqui, será preciso que você confira atentamente o status do seu aparelho. Se porventura não reconhecer nenhum dos dispositivos, então clique neles para que a sessão se encerre.

2.  Recebimento de SMS com código de verificação

Todas as vezes que você receber um SMS com um código de verificação para ativação do seu WhatsApp, pode ficar em alerta, porque este é um sinal de tentativa de clonagem. Afinal, é o código de verificação que dá acesso a conta.

Então, de duas uma, ou alguém acabou digitando o número de telefone errado ou alguém está tentando roubar a sua conta. Contudo, não se preocupe, se você não compartilhar o código, então não haverá meios de controle da sua conta.

3.  Mensagens de desconhecidos

WhatsApp clonado
Fonte: Reprodução/Kaspersky Lab

Como dissemos anteriormente, a forma oficial de acessar uma conta do WhatsApp ainda é pelo código de verificação. E este código é enviado via SMS. O golpe mais comum que pode resultar em um WhatsApp clonado são pessoas se passando por funcionários bancários e de plataformas de vendas.

Sendo assim, enviam uma mensagem pelo WhatsApp do usuário, pedindo confirmação do telefone a partir do envio de um PIN por SMS. O problema é que, na verdade, tentam o acesso à conta do WhatsApp do usuário, o que faz com que o mesmo receba o código de verificação da própria plataforma.

Sem saber do golpe, o usuário informa o código de 6 dígitos ao golpista e voilà: WhatsApp clonado. Uma vez tendo o livre acesso ao WhatsApp da vítima, os invasores começam a disparar mensagens para a lista de contatos da conta para aplicar golpes, como por exemplo o golpe do Pix.

4.  Aplicativo suspeito

A clonagem de um WhatsApp também pode se dar mediante um aplicativo espião. E isso pode acontecer se você deixar o seu celular na mão de terceiros. Afinal, de pessoas má intencionadas o mundo está cheio, não é mesmo?

Aplicativos espiões possibilitam que o invasor monitore as atividades da conta assim como as demais atividades feitas no aparelho. Contudo, o download só é feito quando alguém tiver acesso ao seu aparelho desbloqueado. Por isso, esteja atento a quem permite o acesso do seu smartphone e, sempre que possível, faça uma vistoria nos aplicativos que você tem salvo. Em caso de suspeita, exclua imediatamente o app.

Dicas para evitar um WhatsApp clonado

Agora que já sabe quais são os principais indícios de que sua conta no WhatsApp foi clonada, vejamos algumas medidas de segurança. A primeira delas é habilitar a confirmação por duas etapas.

Assim, quando o aplicativo for habilitado em um outro aparelho, o WhatsApp pedirá que você informe um PIN pré-configurado. Caso o golpista não tenha este código, então não terá o acesso. Sendo assim, você pode ativar o código a partir do menu ‘conta’ dentro de ‘configurações’.

Outra forma de deixar o seu WhatsApp blindado contra invasões é restringir a privacidade apenas a sua lista de contatos. Isso porque quando você permite que todos vejam sua foto, as chances de se apropriarem dela e passarem por você são altas.

Por fim, mas não menos importante, é não fazer o download de versões não oficiais do WhatsApp. Atualmente, encontramos diversas versões que disponibilizam recursos não encontrados no app original. Mas, por mais tentador que isso possa parecer, ao instalá-las você estará deixando a sua conta vulnerável a golpistas e ataques de vírus.

Aplicando essas dicas, o WhatsApp clonado não será um inconveniente que você terá que lidar tão cedo. Se curtiu este post, compartilhe com os amigos nas redes. Além disso, já está sabendo do novo recurso do WhatsApp?

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo