Como evitar lesões no CrossFit: 5 dicas para se prevenir durante os treinos
Entender os seus limites e respeitá-los é um passo importante para não se expor a contusões durante as práticas de CrossFit. Saiba mais!
Anúncios
Todo crossfiteiro já deve ter passado pelo inconveniente de se lesionar durante a prática de CrossFit. Se este não é o seu caso, certamente, deve conhecer algum amigo que tenha passado por este inconveniente.
Ombro, coluna, lombar e joelho são as partes com maior incidência de lesões durante as práticas e, por isso, precisam de uma atenção especial. Mas, como evitar lesões no CrossFit sem comprometer a consistência dos treinos? A resposta para essa questão você confere com as nossas dicas a seguir!
1. Preste atenção na execução dos exercícios
A taxa de lesão no CrossFit é muito alta nos primeiros 6 meses de treino. E isso se justifica por uma série de fatores: excesso de carga, movimentos repetitivos e execução errada do exercício.
Anúncios
A verdade é que muitos iniciantes, na ânsia de conseguirem suportar cargas elevadas e alta intensidade de treino, não dão a mínima para execução correta dos exercícios. O problema é que a falta de atenção a uma boa execução pode garantir sérias lesões musculares, que podem te deixar afastado por dias, senão por meses, do CrossFit.
Desse modo, foque na execução correta de cada movimento e, se preciso, chame o professor para te auxiliar em cada exercício. No início, o ideal é menos carga e maior qualidade.
Anúncios
2. Aumente a frequência nas aulas
Já é fato que o índice de lesões do CrossFit é bem menor do que outras modalidades esportivas. Mas, isso não quer dizer que as chances dos atletas se lesionarem são nulas. Elas existem e merecem atenção.
Estudos apontam que quanto mais aulas o aluno frequentar por semana, menores são as chances de se lesionar. Isso porque o que se constatou é que a maioria das lesões ocorreram em atletas que praticavam a modalidade de 1 a 2x na semana apenas. Já na prática acima de 3x na semana, o número de lesões constatado foi menor.
Por isso, para o seu corpo se acostumar com os treinos, aumente a frequência nas aulas de CrossFit, isso pode te ajudar a evitar se machucar.
3. Pratique em um Box de CrossFit oficial
Poucos sabem, mas o CrossFit diz respeito a uma marca, criada no ano de 2000 por Greg Glassman e Lauren Jenai. Dessa forma, não é qualquer profissional que pode oferecer os treinos da modalidade.
Muito pelo contrário, é essencial que o profissional possua especializações oficiais com certificados, que comprovem que está apto a oferecer treinos de CrossFit. Sendo assim, antes de se matricular a uma academia, vale a pena averiguar se o Box é oficial e se os treinadores estão devidamente qualificados para supervisionarem os treinos.
Aliás, o perfil dos profissionais também conta muito. Afinal, um professor qualificado e atencioso estará apto a corrigir a postura dos seus alunos durante a execução dos exercícios, evitando assim que se lesionem durante os treinos.
4. Reconheça os seus limites
Lembre-se que a comparação com os outros nunca é uma boa forma de mensurar seus resultados. Vá devagar, no seu tempo, e saiba que aqueles que estão suportando maiores cargas já tiveram que passar pelo mesmo processo que você. Não queime etapas!
Reconhecer os seus limites e não os ultrapassar custe o que custar é um sinal de respeito com o seu próprio corpo. Embora o CrossFit seja um treino de alta intensidade, quem a determina é você, e quanto mais você extrapola os seus limites mais risco você tem de se machucar.
5. Não desconsidere as suas dores
Não é normal sentir dor, muito pelo contrário, a dor é um forte indicativo de que algo está errado. É comum sentir cansaço e até exaustão após um treino intenso, mas sentir dor localizada todas as vezes que praticar um exercício físico é um sinal a se atentar.
Assim, todas as vezes que estiver em seu treino de CrossFit e começar a sentir dor em alguma parte do seu corpo, pare imediatamente o movimento para não forçar ainda mais a parte lesionada. Se a dor persistir, procure um profissional especializado para investigar o ocorrido.
A maior parte das lesões pode ser tratada com descanso e suspensão do movimento. Já lesões mais graves podem necessitar de tratamento medicamentoso e até mesmo de cirurgia. Sendo assim, consulte um médico tão logo sinta dor.
Curtiu conhecer essas 5 dicas de como evitar lesões no CrossFit? Então não perca tempo e já compartilhe nas redes sociais com seus colegas de treino para que eles também possam colocá-las em prática. Até mais!