4 tendências do e-commerce: o que esperar em 2023?

4 tendências do e-commerce que vão explodir em 2023

Com um faturamento na casa do bilhão, o mercado de e-commerce tende a apostar em inovações na logística e nos canais de compra.

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Fonte: Freepik

O relatório Webshoppers 46 diz respeito a um dos principais relatórios de lojas virtuais, o qual consegue verificar as tendências do e-commerce, bem como as ações em prática que não estão gerando tantos resultados.

Nesta edição, o relatório nos revelou que o mercado de e-commerce continua em crescimento, independentemente dos contextos socioeconômicos globais. Ou seja, independentemente das crises e da economia, esse mercado continua em ascensão.

A verdade é que estamos caminhando para uma automação do varejo e do atacado, o que propulsiona o aquecimento do e-commerce. Desse modo, faz sentido o apontamento do relatório, que ainda sinalizou que, no primeiro semestre de 2022, o e-commerce faturou R$ 181,600 bilhões. Um número 6% maior do que o alcançado no mesmo período de 2021.

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Vejamos a seguir quais são as tendências que prometem maiores crescimentos para o mercado de e-commerce em 2023.

1.  Aos finais de semana descansamos e às terças compramos!

Segundo o Webshoppers 46, os principais meses de venda deste ano foram janeiro, fevereiro e março. Já quanto aos dias de compras, temos uma baixa de vendas nos finais de semana. Isso vai ao encontro do comportamento do consumidor, que tende a estar com a família aos sábados e domingos.

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Assim, os principais dias de vendas consistem na terça, quarta e quinta-feira, dando destaque a terça-feira, dia que os consumidores compram mais online. Então, sabendo que o usuário tende a ficar mais conectado neste dia da semana, que tal se valer dessa informação para pensar em estratégias de vendas?

Você pode, inclusive, aumentar o orçamento de suas campanhas no Google Ads e Facebook Ads durante o meio da semana. Afinal, agora você tem ciência de que o consumidor estará online e mais propenso à compra.

2. Frete grátis e menor prazo de entrega garantem altas conversões

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Fonte: Freepik

Um dado revelador do relatório Webshoppers e que está entre as tendências do e-commerce de 2023 consiste no fato dos consumidores preferirem frete grátis. Afinal, 50% dos pedidos feitos em 2022 foram feitos com frete grátis.

É certo que o frete grátis chama muito a atenção dos consumidores, que acreditam estar economizando na hora das compras. Mas, vale dizer que o frete nunca é grátis na prática, afinal, alguém terá que arcar com o valor.

E existem muitas formas de diluir o valor do frete na precificação do produto, vale a pena explorá-las. Aliás, da mesma forma que o frete alto é uma das maiores causas de abandono de carrinho, o frete grátis é uma das maiores causas da conversão.

Ainda sobre logística, um levantamento feito pelo Capterra mostrou que 95% dos consumidores esperam pela redução do prazo de entrega.

Dessa maneira, a grande maioria entrevistada gostaria que o prazo de envio fosse reduzido a 1 ou 2 dias úteis. Aliás, muitos dos consumidores acreditam que o prazo reduzido é mais importante do que o preço.

Por isso, optar por parcerias com transportadoras que prezam pela agilidade das entregas pode ser um diferencial em meio a empresas que deixam o serviço de logística nas mãos do Correio. Além disso, dar prioridade para o serviço de rastreamento, de modo que o cliente tenha uma visualização transparente do envio, pode ser um ponto positivo.

3.  O celular é o canal de compras queridinho dos consumidores

Os smartphones já têm mostrado a sua força nas transações comerciais e as compras via mobile se tornaram uma das tendências do e-commerce em 2023. Isso porque, segundo pesquisas, mais de 60% dos consumidores utilizam o celular como canal de compras online.

Sempre nas mãos dos usuários, os celulares facilitam o processo de compra, que pode ser feito em qualquer lugar do globo terrestre.

Mas, para alavancar as vendas por mobile, é essencial a criação de sites responsivos e otimizados para facilitar todo o processo de checkout. Além disso, investir em segurança das plataformas online é fundamental, considerando os inúmeros ataques cibernéticos.

Sendo assim, em 2023, aposte em um layout interativo e em uma categorização otimizada, além de um serviço mais arrojado de segurança de dados, sobretudo em apps e super apps.

4.  O setor de serviços por assinatura é um diferencial que você precisa ter

Em 2021, o número de empresas que abriram serviço por assinatura cresceu em 18%, sendo o setor de livros o líder de vendas. Dessa forma, o mercado de e-commerce ganhou mais 2.000 empresas de serviços de assinatura de diferentes categorias como: livros, comidas e bebidas, pets e cuidados pessoais.

Assim, o mercado de serviços por assinatura foi uma forma das empresas conseguirem se reinventar, mantendo as vendas durante a pandemia.

O serviço é bastante simples, o usuário assina um plano mensal, semestral ou anual e ganha o produto/serviço pelo tempo de contrato. Em outras palavras, é um serviço recorrente e pode funcionar muito bem no setor da tecnologia, vide a Netflix, Amazon Prime e Spotify.

O mais interessante é que, a depender do produto/serviço, o consumidor tem acesso a uma experiência única. No setor de livros, por exemplo, no geral, os clientes ganham caixas com um livro em uma edição inédita, camisas e canecas personalizadas e posters.

É isso! Acompanhando e colocando em prática essas tendências do e-commerce em 2023, você tende a alavancar as suas conversões. Para mais dicas como essa, confira o nosso site e acompanhe as nossas publicações.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

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