Desastres do universo gamer: descubra os 4 piores jogos de todos os tempos
Falta de jogabilidade, gráficos travando, diálogos sem sentido,... Esses são alguns dos motivos que fizeram esses jogos serem os piores já criados.
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Quem nunca se interessou por algum game e quando foi, de fato, jogar não teve uma experiência tão boa? Embora a qualidade seja subjetiva e possa variar de acordo com as preferências individuais, alguns jogos receberam críticas generalizadas por seus problemas de design, mecânicas frustrantes e falhas técnicas. E, assim, foram considerados os piores jogos já feitos.
Ficou curioso? Nesse post, iremos falar um pouco sobre alguns dos games mais desastrosos de todos os tempos. Acompanhe a seguir!
1. E.T. the Extra-Terrestrial
Na história da indústria dos videogames, poucos nomes evocam um fracasso épico quanto E.T. the Extra-Terrestrial. Lançado em 1982 para o Atari 2600, este jogo está frequentemente entre os primeiros nomes na lista de piores jogos de todos os tempos.
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A ânsia de capitalizar o sucesso do filme, de mesmo nome, levou a Atari a adotar uma abordagem apressada no desenvolvimento do jogo. Isso resultou em prazos apertados e expectativas irrealistas, o que minou a integridade do projeto.
Por conta disso, os jogadores frequentemente se viam caindo em buracos sem fim, além de muitas vezes serem incapazes de entender como progredir no jogo.
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Sem contar ainda que, embora o jogo seja baseado no filme amado pelo público, a falta de coesão entre a narrativa do filme era clara. Dessa forma, os jogadores não conseguiam sentir a conexão emocional com a trama do filme, o que contribuiu para a falta de imersão e engajamento.
2. Superman 64
Achou E.T. the Extra-Terrestrial ruim, deixe-nos te lembrar de outro episódio vergonhoso: o lançamento de Superman 64. Lançado em 1999 para o Nintendo 64, esse jogo ficou amplamente reconhecido como um dos piores fracassos na indústria.
Superman 64 foi projetado para capitalizar a popularidade do icônico super-herói. No entanto, as ambições iniciais para o jogo excederam as capacidades técnicas do Nintendo 64 e os prazos de desenvolvimento.
Mas, o grande descontentamento em torno de Superman 64 residia na dificuldade de controlar o personagem. Assim, os controles imprecisos e pouco responsivos tornaram a jogabilidade uma experiência angustiante. Quem seria capaz de voar através de anéis flutuantes com os controles imprecisos?
Além disso, o design dos níveis também contribuiu para sua má recepção. Os níveis eram frequentemente monótonos e repetitivos, com tarefas semelhantes sendo sempre executadas. Isso certamente corroborou para que o jogo estivesse na lista de piores jogos da história.
3. Ride to Hell: Retribution
Outro exemplo de jogo mal desenvolvido, que entrou para a seleção de piores jogos, consiste em Ride to Hell: Retribution. Chegando aos consoles em 2013, o título rapidamente conquistou uma reputação de fracasso sem precedentes.
Ride to Hell começou como uma tentativa ambiciosa de criar um jogo de ação de mundo aberto ambientado no submundo das gangues de motociclistas. No entanto, o que poderia ter sido uma aventura épica rapidamente se transformou em um pesadelo.
A jogabilidade era bugada, os combates eram monótonos e os diálogos eram frequentemente risíveis de tão mal escritos. Aliás, a falta de atenção ao projeto era evidente, com gráficos datados e mecânicas de jogo chatas e repetitivas.
Consequentemente, a reação crítica foi avassaladora. Desse modo, tanto a imprensa especializada quanto os jogadores expressaram uma imensa frustração e desapontamento em relação ao jogo.
4. Big Rigs: Over the Road Racing
Para fechar a lista de piores jogos, relembramos Big Rigs: Over the Road Racing. Lançado em 2003, o game foi concebido com o objetivo de criar uma experiência interessante de corrida de caminhões. No entanto, não demorou para ser reconhecido como um completo desastre.
E não era para menos. O game foi lançado sem muitos dos elementos essenciais de jogabilidade. Assim, carecia de obstáculos reais e os caminhões poderiam acelerar infinitamente para trás, ignorando os limites da lógica. Sem nos esquecer ainda do fato inacreditável de que os jogadores podiam atravessar objetos sólidos.
Big Rigs é a prova de que não se pode negligenciar a importância de uma jogabilidade inteligente, gráficos bem trabalhados e mecânicas de jogo que envolvam os players.
E você, já teve experiências desagradáveis com jogos eletrônicos? Tem vontade de se tornar desenvolvedor e criar seu próprio game? Então, não perca tempo e confira essas dicas para criar jogos!