Livros para ouvir: 4 melhores apps de audiobook

4 apps de audiobook que tornam a leitura uma experiência sonora

A praticidade e a acessibilidade são, com certeza, os pontos fortes dos apps de audiobook.

Anúncios

apps de audiobook
Fonte: Pixabay

Os audiolivros, também conhecidos como audiobooks, são formas de literatura em que a narrativa de um livro é gravada e disponibilizada em formato de áudio. Para facilitar a leitura digital, existem apps de audiobook disponíveis para Android e iOS.

Vale dizer que essa alternativa de consumo literário tem ganhado popularidade devido à sua praticidade você pode ouvir enquanto faz outras coisas, e acessibilidade, ideal para quem tem alguma deficiência visual ou problemas de leitura. Confira os melhores apps a seguir!

1.  Audible

O Audible consiste em uma plataforma de audiolivros pertencente à Amazon. Inclusive, é uma das mais abrangentes bibliotecas de audiolivros disponíveis online.

Desenvolvido com o objetivo de proporcionar uma experiência única aos amantes da literatura, os títulos disponíveis em seu catálogo abrangem desde best-sellers até obras de autores independentes e clássicos da literatura. Dessa forma, a plataforma apresenta uma ampla gama de gêneros, atendendo a diferentes preferências de leitura.

Além disso, os narradores profissionais são uma parte essencial da identidade do Audible. Logo, muitos audiolivros são narrados por artistas renomados e até mesmo pelos próprios autores, proporcionando uma experiência auditiva sem precedentes.

Anúncios

Outra característica está na flexibilidade do Audible, com recursos como a capacidade de sincronização entre dispositivos. Sendo assim, os usuários podem começar a ouvir em um dispositivo e continuar de onde pararam em outro, sem perder o progresso.

Vale ressaltar que o app oferece assinaturas mensais que proporcionam créditos para aquisição de audiolivros. Fora isso, a plataforma também inclui podcasts, séries originais e outros conteúdos exclusivos.

2.  Librivox

Librivox é uma plataforma colaborativa que se dedica a criar audiobooks de obras que estão em domínio público. Assim, o projeto foi criado com o objetivo de disponibilizar gratuitamente uma variedade de livros clássicos, permitindo que qualquer um possa ouvir.

Além disso, os audiolivros são produzidos por voluntários, que dedicam seu tempo para narrar e gravar livros que já não estão sujeitos a direitos autorais. Dessa forma, essa colaboração resulta em uma biblioteca rica e diversificada de títulos.

Outra característica está na singularidade de vozes que contribuem para o projeto. Ou seja, narradores de diferentes origens e habilidades, os quais oferecem interpretações distintas. Desse modo, há uma autenticidade peculiar a cada gravação.

Sendo assim, o app Librivox é de acesso gratuito, o que o torna acessível a uma audiência global que busca explorar obras literárias clássicas sem custos. Sem contar que os audiolivros podem ser baixados, tornando-os facilmente disponíveis para ouvir offline.

3.  Storytel

Já o Storytel também oferece aos usuários acesso a vários conteúdos narrativos. Diferenciando-se pelo foco na experiência do usuário e na diversidade de idiomas. Assim, o app tem se destacado como uma escolha popular para pessoas em vários países.

Fora uma biblioteca extensa e diversificada, desde best-sellers internacionais até obras de autores locais e independentes, a plataforma também oferece obras de ficção e não ficção. Inclua também ao acervo títulos de literatura clássica e obras infantis.

Além disso, a narrativa dos audiobooks é realizada por profissionais renomados, o que contribui para a alta qualidade das gravações. Assim, conta com uma variedade de vozes e estilos de narração, o que enriquece a experiência auditiva e proporciona uma imersão nas histórias.

Aliás, o app inclui podcasts e séries originais em sua plataforma, expandindo as opções de conteúdo para os assinantes. E claro, a flexibilidade permite aos usuários baixar os conteúdos para ouvir offline, para desfrutar de suas histórias favoritas em qualquer lugar.

No mais, o modelo de assinatura do Storytel oferece aos usuários a capacidade de acessar um número ilimitado de audiobooks por uma taxa mensal. Portanto, apresenta-se como uma opção econômica para aqueles que amam ouvir um bom livro.

4.  12min

O 12min consiste em um app que se destaca por oferecer resumos rápidos de livros, permitindo aos usuários absorverem o essencial de uma obra em apenas 12 minutos. Logo, essa abordagem condensada visa atender aqueles que querem economizar tempo.

Dessa forma, a proposta está em transformar livros em resumos concisos, mantendo a essência das ideias e conceitos apresentados pelo autor. Sendo assim, os usuários absorvem o conteúdo de uma variedade de obras em um curto espaço de tempo.

Além disso, os resumos no app 12min são apresentados em formatos acessíveis, incluindo texto e áudio. Desse modo, o app proporciona flexibilidade aos usuários quanto à forma como desejam consumir o conteúdo. Além disso, o modelo de assinatura do app disponibiliza aos usuários acesso ilimitado à sua biblioteca de resumos, permitindo que explorem diversos títulos por meio de uma única assinatura mensal.

Além dos resumos, o app também inclui uma seção chamada Microbooks, que consiste em resumos ainda mais curtos e diretos. Assim, são ótimos para fornecer uma visão rápida sobre tópicos específicos.

Prontinho! Se você gosta de ler, mas não tem tempo ou dinheiro para comprar livros físicos, você vai amar esses apps de audiobook. Aproveite a visita para conhecer os aplicativos de inteligência artificial que você deveria baixar hoje mesmo. Até mais!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo