Jogar no celular enquanto carrega é perigoso ou não?

É perigoso jogar no celular enquanto carrega? Descubra a seguir!

Entenda os riscos e principais acidentes que podem ser gerados ao jogar no celular conectado à tomada.

Anúncios

jogar no celular enquanto carrega
Fonte: Pixabay

Embora não sejam tão comuns, os acidentes gerados, ao se jogar no celular enquanto carrega, podem levar a óbito. De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, o primeiro semestre de 2021 apresentou 10 casos de choque elétrico decorrentes da manipulação de celulares em carregamento. Dentre estes casos, 6 acabaram em óbito. Além disso, foram registrados 3 incêndios devido à sobrecarga dos aparelhos.

Ora, se os riscos existem, o melhor é evitar jogar com o celular na tomada. Afinal, além das possibilidades de choque elétrico, há ainda os riscos de curto circuito e explosões.

Riscos que você corre ao utilizar o celular em carregamento

Quando o celular está conectado na tomada, a corrente elétrica passa para a bateria do celular. Simultaneamente, o jogo em execução vai consumindo a bateria, o que resulta em oscilações de entrada e saída energética.

Desse modo, uma vez que a bateria não possa suportar a carga, há grandes chances do smartphone sobrecarregar. Em outras palavras, a bateria será superaquecida, o que pode culminar em um curto-circuito e, no limite, em uma explosão.

Segue daí que é fundamental que a temperatura no interior do aparelho seja equilibrada pelo BMS, o sistema que faz a gestão da performance da bateria. Em caso de mau funcionamento do sistema, a temperatura pode se elevar, comprometendo a integridade do dispositivo.

Anúncios

E é justamente por isso que você deve preferir baterias e carregadores originais, para assegurar que o seu aparelho estará protegido. Aliás, é fundamental que os componentes estejam em um ótimo estado de conservação.

Outra causa de superaquecimento do aparelho diz respeito ao alto consumo energético do processador. Jogos muito pesados, no geral, requerem um desempenho grande do processador, o que pode fazer com que o aparelho seja aquecido mais do que é capaz de suportar.

Agora, atenção quanto a cabos e fontes de carregamento piratas ou danificados. Embora pequenas, as chances de choque são grandes. Em 2022, uma jovem morreu depois de receber um choque elétrico enquanto usava o seu celular que carregava. E este é só um dos diversos casos que encontramos por aí.

Dito isso, caso sinta um choque, mesmo que leve, quando estiver utilizando seu celular, seja para jogar ou mexer nas redes, pare de usá-lo imediatamente.

Como cuidar da bateria do seu celular para que ela dure mais?

jogar no celular enquanto carrega
Fonte: Pixabay

Já percebemos que jogar no celular enquanto carrega não é uma boa opção, no entanto, como aumentar a vida útil deste componente, fazendo com que o seu celular dure por mais tempo ao longo dos anos? É isso que veremos a seguir!

O primeiro ponto que precisamos entender é que aquela ideia de que as baterias viciam ao longo do tempo já não se aplica nos componentes de hoje.

Atualmente, as baterias disponíveis são de íons de lítio e não possuem mais o efeito de memória de carga. Então, se você carregar o aparelho em até 30%, pode ficar despreocupado que na próxima vez a capacidade de carga não será comprometida.

O calor em excesso é o grande vilão

Agora, com certeza o arqui-inimigo das baterias é o calor. Situações extremas de aquecimento podem diminuir a capacidade da bateria e gerar o risco de explosões, como vimos anteriormente.

Então, a dica é não deixar o celular dentro do carro em dias quentes, visto que o componente pode não ser capaz de suportar um nível alto de temperatura. Além disso, evite carregar o celular em cima da cama, visto que o tecido pode contribuir para o superaquecimento do aparelho.

No mais, evite levar o seu celular com você quando for tomar banho. Isso porque banhos quentes podem superaquecer o celular. Sem contar que a umidade é uma vilã, uma vez que baterias de lítio-íon podem entrar em combustão espontânea quando em contato com água.

Componentes originais e otimização da saúde da bateria podem ajudar

Dê prioridade também para carregadores originais, aqueles que vem dentro da caixa de seu aparelho. Afinal, estes possuem as especificações necessárias para o seu celular, tais como amperagem e voltagem. Aliás, nada de deixar o carregador na tomada, desconectado do celular, viu?!

Uma opção muito bacana para carregar o seu celular de forma equilibrada é utilizar o carregamento inteligente. Dessa forma, o sistema do smartphone é capaz de aprender a sua rotina diária de carregamento, carregando-o apenas até 80%. Essa é uma espécie de carregamento agendado.

Curtiu este conteúdo? Então já compartilhe nas redes com seus amigos e aproveite a visita para acompanhar o nosso post sobre os novos recursos do Android 14.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo