IPVA 2023: descubra as alíquotas, o calendário e como fazer o pagamento
O não pagamento do IPVA pode gerar multas, processo de protesto e apreensão do veículo.
Anúncios
Certamente, um dos impostos que mais doem no bolso dos brasileiros é o IPVA. E o IPVA 2023 não poderia ser diferente, ainda mais com a valorização dos veículos.
Segundo a FIPE, neste ano, a valorização média dos veículos automotores foi de 10,77%. Lembrando que em 2021, essa valorização foi acima de 22%. Mas, mesmo assim, o IPVA 2023 tem assustado os brasileiros e seu não pagamento pode acarretar condutas severas dos estados.
Aliás, muitos deles já divulgaram as respectivas tabelas e calendário de pagamento do imposto. Já quanto às alíquotas, estas podem variar a depender do veículo. Vejamos a seguir!
Anúncios
Por que o IPVA 2023 aumentou?
O aumento do IPVA 2023 corresponde à valorização dos automóveis. Você talvez já tenha feito todo o seu orçamento de janeiro e não imaginava que o imposto sairia caro. Mas, embora a alíquota seja a mesma, a valorização dos carros usados faz com que o valor do imposto vá às alturas, pensando no bolso dos brasileiros.
A lógica é simples, a alíquota continua a mesma, mas o seu carro usado valorizou, portanto o IPVA 2023 será mais alto.
Anúncios
Uma forma de desafogar o bolso com o imposto é pagar à vista, uma vez que a maioria dos estados disponibilizam um desconto de 3 a 15%. Além disso, o imposto pode ser parcelado sem juros de acordo com o regulamento de alguns estados.
Como vimos, o valor a ser pago no IPVA 2023 pode variar a depender do automóvel e, claro, do valor de mercado do mesmo disposto na FIPE. Assim, ano de fabricação e o modelo são importantes para definir o valor do imposto.
Quais os valores das alíquotas?
Os valores das alíquotas diferem a partir do estado e da tipagem do veículo. Na maioria dos estados como RJ, SP e PR os valores das alíquotas são os mesmos. Dessa maneira, automóveis de passeio movidos por gasolina ou flex pagam 4,0% de taxa.
Camionetes, motocicletas e ônibus possuem um valor de 2,0% de alíquota, enquanto caminhões 1,5%. Já na Bahia, veículos a óleo diesel devem pagar 3,0% de alíquota e os demais 2,5%. No mesmo estado, os ônibus pagam apenas 1%. Vejamos que a Bahia é um dos estados com as menores taxas de IPVA 2023.
Não se esqueça que, além de se inteirar sobre as alíquotas, é necessário descobrir o valor venal do seu automóvel. O que pode ser descoberto a partir do site da Sefaz do seu estado. Todas as alíquotas incidem sobre o valor venal do veículo, esteja atento a isso.
Como fazer o pagamento do IPVA 2023?
Lembrando que os calendários do pagamento do IPVA já foram divulgados pelo site da Sefaz de cada estado, basta acessar para conferência. Em SP, o pagamento do imposto já começou desde o dia 11 de janeiro.
Cada estado define as formas de pagamento bem como o valor dos descontos e das parcelas do IPVA. Além disso, a Sefaz de cada estado é responsável por definir a data de vencimento do tributo. Agora, para fazer o pagamento do IPVA 2023, é necessário acessar o site oficial da Secretaria de Fazenda do estado em que você reside.
Em seguida, basta selecionar a opção ‘Cidadão/Contribuinte’, ‘IPVA’ e ‘Pagamento/Emissão de boleto’. Certifique-se de preencher corretamente o Renavam do seu veículo e a placa. Prontinho! O boleto será gerado e você poderá pagá-lo em:
- Qualquer casa lotérica;
- Internet Banking;
- Correios;
- Agências e instituições financeiras autorizadas.
Por que pagar o IPVA é tão importante?
O IPVA diz respeito a um tributo recolhido pela Secretaria de Estado da Fazenda e tem como destino alguns setores públicos, como educação, saúde e o transporte. Dessa forma, 50% do imposto recolhido ficam nos cofres estaduais e os outros 50% nos cofres municipais.
Mas para além da conversão do imposto em serviços públicos, o pagamento do IPVA é um dever a falta dele pode gerar multas. A multa por atraso começa em 0,33%, mas, ao chegar a 60 dias de atraso, o valor aumenta para 20%
Nesse caso, para um IPVA de R$ 500,00 a multa seria de R$ 100,00. Caso o motorista não arque com a multa, então será negativado e poderá sofrer uma ação de protesto do Estado. Sem contar ainda que o carro tem grandes chances de ser apreendido e o motorista de tomar 7 pontos na carteira.
Tá na mão! Agora você já tem todas as informações que precisa para cumprir com o pagamento do IPVA. Se curtiu, compartilhe com os amigos para que eles também recebam as informações necessárias para o cumprimento desse dever.