História do Vasco da Gama: veja como surgiu o Cruzmaltino!
Com uma trajetória emocionante e munido de grandes craques futebolistas, o Gigante da Colina é, sem dúvidas, um grande time.
Anúncios
A história do Vasco da Gama começa em 1898 na cidade do RJ quando um grupo de emigrantes portugueses decidiu fundar em terras tupiniquins um clube de remo. O nome Clube de Regatas Vasco da Gama foi escolhido como uma homenagem direta ao navegador português Vasco da Gama.
Com uma referência clara à época das navegações, não é de se espantar que a cruzmaltina esteja no escudo vascaíno. Aliás, as cores do uniforme da equipe também carregam uma forte simbologia. Dessa forma, a cor preta remete ao mar desconhecido e a listra branca ao caminho descoberto pelo navegador.
Embora seja um clube de regatas, o Vasco da Gama é constituído por diversas modalidades esportivas, e o futebol é um deles. Vejamos a seguir um pouco mais da história do Gigante da Colina.
Anúncios
Um pouquinho de sua origem
No ano de 1915, o clube de futebol Lusitânia chegou a ser incorporado ao clube vascaíno, gerando assim o departamento de futebol. Mas, foi apenas no ano seguinte que o Vasco fez a sua estreia nos campos na 3ª divisão do futebol carioca. Infelizmente, a estreia não foi tão boa, uma vez que a equipe foi derrotada por 10×1 pelo Paladino.
Já em 1922, o Vasco então chegou a série B do campeonato carioca, mesmo sem grandes recursos e, em 1923, o clube, finalmente, foi campeão estadual. O grande feito dos ‘camisas negras’ como eram chamados os jogadores vascaínos, levou grandes times a fundarem uma nova liga.
Anúncios
Dessa forma, as equipes cariocas Flamengo, Fluminense e Botafogo criaram a Associação Metropolitana de Esportes Atléticos. Assim, o Vasco só seria aceito se dispensasse 12 atletas, dos quais se diziam ter uma carreira duvidosa. Vale dizer que os 12 jogadores eram negros.
Não demorou muito para que o Presidente, José Augusto Prestes, respondesse à Associação por meio de uma carta. Este foi um marco no futebol que ficou conhecido como: ‘Resposta Histórica’.
Prestes se opunha a desistir dos jogadores e a entrar para a Associação, e sua réplica foi fundamental para a luta contra o racismo no esporte. Em 1925, o Vasco combateu as imposições da AMEA e conseguiu voltar à disputa com grandes times cariocas, fundando, em 1927, o Estádio de São Januário.
Títulos memoráveis
Na década de 30, a história vascaína começou a tomar novos rumos. Assim, em 1931, durante uma excursão internacional, a equipe venceu o seu arqui-inimigo Flamengo em uma goleada histórica de 7X0.
Já no ano de 1934, tendo no time grandes craques como: Russinho, Leônidas da Silva e Domingos da Guia, o Vasco foi campeão carioca. E a fartura de vitórias não parou por aí, uma vez que o Almirante conquistou dois grandes títulos em 1936, sendo eles: Campeonato Carioca e a Taça Rio-São Paulo.
Mas, foi na década de 40 que a maior campanha do Vasco foi formada. O Expresso da Vitória, um grande time liderado por Ademir de Menezes, conquistou 5 Campeonatos Carioca e 1 Campeonato Sul Americano. Os anos de glória voltariam na década de 70, quando Roberto Dinamite passou a jogar pela equipe vascaína.
Em 1974, o Gigante da Colina conquistou o seu primeiro Campeonato Brasileiro após vencer o Cruzeiro por 2×1. No ano seguinte, o Vasco fez a sua estreia na Libertadores, mas não conseguiu avançar na fase de grupos. Somente em 1990, voltando para a competição, a equipe fez uma boa campanha avançando até as quartas de finais.
Aliás, a década de 90 ficou conhecida como a década dourada do clube, que conquistou o tricampeonato estadual. Além disso, aumentando a lista de títulos, o Gigante da Colina também levou para casa o Torneio João Havelange em 1993 e o Campeonato Brasileiro em 1997.
Sem contar que no ano de 1998 veio o maior feito da equipe vascaína, a grande conquista da Copa Libertadores da América.
Ídolos que fizeram a diferença
Discorrer sobre a história do Vasco é também discorrer sobre os jogadores que fizeram a diferença no grande clube. Afinal, o que seria de um time de futebol sem os seus ídolos?
Entre os melhores jogadores do Vasco de todos os tempos encontramos o Roberto Dinamite, simplesmente o maior artilheiro com 708 gols, vestindo a camisa do Cruzmaltino em 1.110 jogos.
O garoto dinamite explodiu em campo, batendo marcos que até hoje são muito difíceis de serem quebrados. Afinal, é o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro com 190 gols e também do Campeonato Carioca com 279 gols. E como se não bastasse, ficou para história como o maior artilheiro do São Januário, balançando a rede adversária 184x.
Além de Roberto Dinamite, Romário jamais será esquecido pela equipe vascaína. A lenda do futebol chegou a conquistar 2 Campeonatos Carioca, 1 Copa Mercosul e 1 Campeonato Brasileiro. Além disso, o baixinho levou a Bola de Ouro em 2000 da Revista Placar após ser considerado o grande jogador do Brasileirão.
Conhecido pelos gols bonitos, Edmundo também fez muito pela equipe vascaína. Afinal, em 1991, com a camisa 15 do Vasco em uma partida preliminar, o craque marcou um golaço após driblar 4 jogadores. Tal façanha fez com que Edmundo fosse comparado ao Rei Pelé pelas mídias.
Mas, sua grande estreia no Vasco só veio em 1992 durante o Campeonato Brasileiro. Vestido com a camisa cruzmaltina e com grandes feitos, Edmundo terminou o campeonato como o jogador revelação. No mesmo ano, o craque conquistou o Campeonato Carioca com o Almirante, que terminou o torneio invicto. Não demorou muito para que o jogador fosse cobiçado por outros times.
Prontinho! Agora que já está informado sobre a história do Vasco da Gama, que tal compartilhar este post com os amigos vascaínos? Nos vemos em breve.