História do São Paulo: entenda como tudo começou!
Grandes fusões, títulos solenes e jogadores excepcionais marcam a trajetória futebolística do Tricolor.
Anúncios
A história do São Paulo Futebol Clube é feita de superações. O time foi criado em 1930 na capital de SP, sendo assim uma das equipes de futebol mais tradicionais que temos.
A sua fundação veio a partir de uma fusão entre a Associação Atlética das Palmeiras e o Clube Atlético Paulistano. Dessa forma, as cores vermelha e preto tão característica do São Paulo Futebol Clube são referências diretas aos dois clubes fundadores.
O dia da fusão foi minuciosamente escolhido, uma vez que também é o aniversário da capital paulista. E assim temos o começo de uma história marcada por grandes conquistas e importantes jogadores. Vejamos a seguir algumas curiosidades sobre a história do Tricolor.
Anúncios
Dias de luta e dias de glória
Durante os primeiros anos de sua fundação, o São Paulo experimentou dias gloriosos. Afinal, conquistou o Campeonato Paulista de 1931, sendo ainda vice-campeão 4 vezes. Já era de se esperar que a equipe paulistana se consagrasse como uma equipe dominante na década de 30.
Aliás, foram nesses anos gloriosos que o São Paulo recebeu a alcunha de o São Paulo da Floresta, uma vez que o seu campo era a Chácara da Floresta. No ano de 1935, a equipe adquiriu um novo ‘estádio’, o Trocadeiro, por 190 contos de réis, o equivalente a R$ 23 milhões nos dias atuais.
Anúncios
A compra fez com que o São Paulo contraísse uma grande dívida, o que levou a uma fusão do Tricolor com o Tietê em 1935. Contudo, devido a um descontentamento do departamento de futebol com a união, o mesmo foi desligado pela diretoria.
Não demorou muito para que a equipe de futebol fosse recriada pelos antigos sócios com o nome de Clube Atlético São Paulo. Mas, somente em dezembro, o Clube da Fé passaria ao nome que conhecemos hoje: São Paulo Futebol Clube.
Alguns jogadores fundamentais para a história do São Paulo
Em 1942, o São Paulo Futebol Clube viu a sua história mudar os rumos depois da contratação de Leônidas da Silva por 200 contos de réis. Sua transição do Flamengo para o São Paulo ficou marcada como a transição mais cara da história até então.
O jogador, também chamado de Diamante Negro, ficou conhecido pela sua técnica e elasticidade, o que gerou a alcunha de ‘homem borracha’. Aliás, Leônidas Silva foi considerado por muitos como o grande inventor da bicicleta.
Jogando como centroavante no São Paulo, sua aparição de maior importância foi na 3ª partida que disputou com a camisa do time. Embora tenha balançado a rede uma única vez, o seu gol de bicicleta entrou para história. Vale dizer ainda que o Diamante Negro é o 8º maior artilheiro do clube, com um total de 144 gols.
Agora, o título de maior artilheiro do clube vai para Sérgio Bernardino, o famoso Serginho Chulapa. O ex-atacante tem na conta 242 gols pelo São Paulo. O apelido veio do narrador e comentarista Silvio Luiz, uma menção ao tamanho 44 da chuteira do jogador.
Goleiro, líder e artilheiro, Rogério Ceni também entrou para a história do São Paulo. E não poderia ser diferente, Ceni é o jogador que mais vestiu a camisa do time. No total, são 1.212 jogos e 130 gols. Aliás, em 2005, no Tri Mundial, Rogério Ceni foi coroado como artilheiro do time.
Títulos importantes do Tricolor
Na década de 42, os grandes times, Corinthians e Palmeiras, não consideravam o São Paulo como um grande clube. Aliás, caçoavam do clube, dizendo que “seria mais fácil que uma moeda caísse de pé, do que o São Paulo vencer o Campeonato Paulista”.
A moeda, finalmente, caiu de pé em 1943. Desse modo, o São Paulo segurou o empate de 0x0 na final contra o Palmeiras, levando o título de Campeão Paulista. Na década de 40, a equipe levou mais 4 títulos desse.
A partir daí, a torcida começou a pressionar a diretoria para a inauguração de um estádio próprio. Dessa forma, o Morumbi foi inaugurado parcialmente em 1960, trazendo uma seca de 10 anos sem vitórias oficiais para o São Paulo. Foi só com a inauguração oficial do Morumbi em 1970, que o Clube da Fé voltou aos dias de glória.
Na década de 70, o Soberano alcançou uma série de títulos importantes, como: 3 Campeonatos Paulistas; 1 Vice Campeonato Libertadores; 1 Campeonato Brasileiro. O sucesso seguiu em 80, mas os melhores anos do São Paulo foram na década de 90.
Sob o comando de Telê Santana, o clube foi tricampeão brasileiro e ganhou 2 Copas Libertadores em 1992 e 1993. Além disso, o São Paulo levou para casa o título de vencedor em 2 copas intercontinentais.
A fartura de troféus seguiu o Tricolor no século seguinte, uma vez que o time conquistou o título de tricampeão da Libertadores e o Mundial da Fifa. Ademais, até hoje, o São Paulo é o único time a vencer o Brasileirão 3x seguidas nos pontos corridos.
Curtiu este post? Então compartilhe com os seus amigos são paulinos e acompanhe mais sobre o universo do futebol em nosso site.