7 maiores medalhistas olímpicos de todos os tempos

Dia do Atleta Olímpico: 7 maiores medalhistas olímpicos da história

Com tantas medalhas que não cabem no pescoço, esses atletas são destaque dentro das Olimpíadas.

Anúncios

maiores medalhistas olímpicos
Fonte: Reprodução/Twitter

Subir no pódio e ganhar uma medalha olímpica é um dos maiores sonhos dos atletas. Contudo, há quem esteja há anos lutando por ao menos uma medalha de bronze enquanto outros têm uma coleção de medalhas de ouro.

Assim, em homenagem ao Dia do Atleta Olímpico (23/06) reunimos aqui 7 dos maiores medalhistas olímpicos da história. Essa é uma forma de lembrarmos dos atletas que passaram anos de suas vidas se dedicando a representarem os seus países em suas respectivas modalidades esportivas.

Lembrando ainda que na data em questão também celebramos o Dia Olímpico, o qual faz alusão ao dia 23 de junho de 1894, data da fundação do Comitê Olímpico Internacional, o famoso COI.

1.   Michael Phelps

O nadador norte-americano é de longe o atleta com mais medalhas nos Jogos Olímpicos. Isso porque Phelps possui 23 medalhas de ouro, o que o coloca na primeira posição com certa folga, visto as 14 medalhas a mais do que Larisa Latynina.

O nadador fez 5 participações nas Olimpíadas, de modo que a sua estreia foi em Sidney no ano de 2.000. Mas, foi em Atenas que o grande atleta conseguiu os seus primeiros títulos na competição, 6 medalhas de ouro e 2 de bronze.

Anúncios

Em 2008, o nadador fez história, conquistando 8 medalhas de ouro em uma única competição. No Brasil, em 2016, o campeão levou para casa 5 medalhas de ouro e 1 de prata.

2.  Larisa Latynina

maiores medalhistas olímpicos
Facebook/Larisa Latynina

Em 2º lugar, temos uma mulher no esporte, Larisa Latynina foi uma atleta da União Soviética, especialista em ginástica artística.

Em apenas três participações nos Jogos Olímpicos, a atleta conquistou 9 medalhas de ouro. Feito este que levou Latynina a ser a maior medalhista olímpica de todos os tempos por décadas. Mas, em 2012, Michael Phelps quebrou o seu recorde.

De 1955 a 1965, a ex-ginasta nunca participou de uma competição de peso sem levar uma medalha para casa. Feito para poucos! Ao todo, a atleta soma em sua carreira 18 medalhas olímpicas.

3.  Paavo Nurmi

Em 3º lugar temos um dos maiores medalhistas olímpicos que o mundo já conheceu. O finlandês Paavo Nurmi ficou consagrado como um grande atleta dos Jogos Olímpicos, com 9 títulos de ouro e 3 de prata.

Conhecido como o Homem Relógio, o dono de 12 medalhas olímpicas obteve muitas conquistas no atletismo enquanto membro dos Finlandeses Voadores. O grupo ficou conhecido na década de 20 pelas vitórias nas provas de meio-fundo.

Nos Jogos Olímpicos de 1962, em Helsinque, Paavo Nurmi causou comoção ao entrar carregando a tocha olímpica em sua pátria.

4.  Mark Spitz

Com apenas 2 participações em Olimpíadas, o norte-americano Mark Spitz fez disso mais do que o suficiente para conquistar 11 medalhas na competição. Destas, 9 foram de ouro.

Nas Olimpíadas de Munique, em 1972, Spitz deixou seu legado, subindo nada mais nada menos do que 7 vezes no pódio. Isto fez com que o nadador se tornasse o maior medalhista de uma única edição. Contudo, o mais interessante é que Mark Spitz conquistou todos os seus títulos em apenas 5 anos de carreira, aposentando-se bem jovem, aos 22 anos.

5.  Carl Lewis

Foram 10 medalhas olímpicas ganhas pela lenda do atletismo, Carl Lewis, sendo 9 de ouro em quatro edições das Olimpíadas. Assim, o atleta conquistou ao longo de sua carreira 65 títulos no salto em distância, tornando-se invencível no atletismo mundial por 10 anos seguidos.

As inúmeras conquistas de Lewis acabaram por lhe conceder muitos prêmios, entre os maiores estão: o título de Esportista do Século e a nomeação de Olympian of the Century pela Sports Illustrated.

6.  Birgit Fischer

A alemã Birgit Fischer também não poderia ficar de fora da nossa lista de maiores medalhistas olímpicos. A ex-canoísta é conhecida pelos 12 títulos olímpicos, dos quais se destacam as 8 medalhas de ouro.

Fischer foi a mais jovem mulher a receber o título de campeã olímpica da modalidade de canoagem quando conquistou o título em Moscou no ano de 1980. Como se não bastasse os feitos da atleta, a multicampeã olímpica foi 27 vezes campeã mundial de sua modalidade.

7.  Sawao Kato e Jenny Thompson

Na 7ª posição, temos um empate entre Sawao Kato e Jenny Thompson. Isso porque ambos atletas possuem 8 medalhas de ouro, 3 de prata e 1 de bronze.

Sawao Kato é um ex-ginasta japonês consagrado como o atleta mais bem sucedido da modernidade, e a sua primeira participação foi em 1968 nas Olimpíadas no México. Mas, o seu maior desempenho foi nos Jogos Olímpicos de Munique, onde subiu 5 vezes no pódio.

Já Jenny Thompson também apresenta um histórico de atleta brilhante. A nadadora dos EUA é a mulher mais vitoriosa da modalidade esportiva. A atleta estreou nos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992, competindo até os jogos de Atenas em 2004.

Com apenas 14 anos, Thompson conquistou os 50m livres e recebeu muitas condecorações nas Olimpíadas devido às suas vitórias nos revezamentos. Só em Sydney 2.000, foram 3 ouros. Um grande legado, não acha?!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo