Ferramentas de IA Generativa e seus impactos na produção de conteúdo
A IA Generativa tem sido aplicada em diversas plataformas, revolucionando a produção textual, imagética e audiovisual.
Anúncios
Quando falamos de inteligência artificial, estamos falando daquelas máquinas que interpretam dados externos e vão se aprimorando até conseguirem simular a inteligência humana. Sendo assim, a IA é uma área da computação em que o foco é a criação de sistemas capazes de aprender e agir de forma autônoma.
Partindo disso, é possível utilizar a IA para diversos fins, dentre eles a construção de ferramentas que podem facilitar a geração de textos, imagens e vídeos. Aliás, quando o assunto é produção de conteúdo, não é de se espantar que a IA Generativa já esteja se desenvolvendo a passos largos.
Em termos simples, a IA Generativa consegue aprender os conteúdos já existentes e gerar resultados originais e com muita realidade. Isso permite a produção de uma multiplicidade de conteúdos com diferentes propriedades, estamos falando de arquivos textuais, vídeos e imagens.
Anúncios
O grande ponto é que IA Generativa, embora aprenda com dados pré-existentes, não replica conteúdos, o que mostra que precisa ter criatividade em suas criações. Dessa forma, é uma tecnologia muito promissora em áreas de marketing e design, cuja demanda por conteúdos originais é alta.
Para entendermos melhor como as ferramentas de IA Generativa podem mudar a produção de conteúdos, veremos a sua aplicação em diferentes áreas. Confira já!
Anúncios
Conteúdos textuais
Quando falamos em conteúdo textual, encontramos duas ferramentas de IA Generativa de empresas renomadas nesse mercado, são elas: Automated Insights e OpenAI.
O laboratório de pesquisa de inteligência artificial teve por último desenvolvimento o GPT-4, um modelo de linguagem criativo capaz de criar e editar textos, seja para compor músicas, escrever roteiros ou até mesmo aprender um estilo de escrita.
Aliás, o GPT-4 já está sendo utilizado em diversos aplicativos, como por exemplo, o Duolingo. Desse modo, talvez um dos recursos de inteligência artificial mais interessantes do app seja o Explain my Answer, em que o GPT-4 traz explicações mais precisas sobre as respostas dos usuários às lições, o que corrobora a um aprendizado mais eficaz.
Conteúdos imagéticos
Agora, quando pensamos em produção de imagens pela IA Generativa encontramos a Nvidia, uma empresa cuja uma das maiores produções é a tecnologia StyleGAN. A rede é capaz de produzir imagens de objetos e rostos, sendo bastante popular entre designers no processo de criação de arte digital.
E não se engane, a rede adversária generativa (estrutura de rede neural em que duas redes são colocadas uma contra a outra) é uma arquitetura bastante utilizada em deep learning. E sabe por quê? Simplesmente porque esta tecnologia é a base da criação de vídeos falsos.
Mas não só isso! Em 2019, Philip Wang, o engenheiro da Uber e idealizador do StyleGAN, utilizou a tecnologia para criar um site de geração de rostos em que os internautas podem escolher o sexo, idade e etnia do personagem e o site devolve um rosto criado por IA. Lembrando que estes rostos não existem!
Essa tecnologia pode ser muito interessante para criadores de conteúdo, que precisam de um rosto humano para colocar em algum material.
Além da Nvidia, temos a DALL-E, da OpenAI, que produz imagens, tomando por base descrições textuais, de modo que o usuário não precisa dominar grandes habilidades de desenho. E vá por nós, os resultados são ótimos!
A tecnologia funciona da seguinte forma: o usuário escreve um texto com tudo o que quer que a imagem contenha. Inclusive, é possível escolher o estilo artístico e utilizar em seus conteúdos o estilo de pintores renomados, como Picasso e Da Vinci.
E é aí que vem a novidade, como a DALL-E é uma inteligência artificial generativa, as criações são originais. Em outras palavras, a ferramenta cria seus próprios conteúdos sem fazer uma justaposição de imagens.
Conteúdos audiovisuais
Quando o assunto são vídeos, com certeza a grande empresa que domina o cenário da produção audiovisual com inteligência artificial é a Synthesia. A empresa dispõe de um aplicativo que permite a criação de vídeos para diferentes públicos e em múltiplos idiomas. Aliás, esta é uma plataforma bastante utilizada pela BBC.
Para utilizar o aplicativo, o usuário digita o roteiro na plataforma e a mesma devolve um vídeo personalizado. É possível escolher entre 120 idiomas e sotaques e mais de 125 avatares. Aliás, a criação requer apenas 15 minutos, sem que seja preciso ter habilidades de edição e qualquer tipo de material para gravação.
O app pode trazer grandes resultados quando utilizado por equipes de marketing e de vendas. Isso porque permite a construção de vídeos de capacitação de vendas (tutoriais e treinamentos) e de gerenciamento de projetos.
Seja para a criação de textos, imagens ou vídeos, as ferramentas de IA Generativa podem ser bastante atrativas, produzindo conteúdos de alta qualidade e bastante criativos. Considerando a grande demanda por aplicativos que possam facilitar o acesso de criação de conteúdo, a IA Generativa, certamente, tem um solo fértil para desenvolvimento nos próximos anos.
Se curtiu este post, compartilhe nas redes sociais com seus amigos. E, se quer saber mais sobre os progressos da tecnologia em diferentes áreas, confira as inovações tecnológicas do futebol.