Conheça todas as mascotes das Olimpíadas desde 1972
Peças fundamentais dos Jogos Olímpicos, as mascotes representam os valores de cada edição.
Anúncios
A mascote das Olimpíadas da França de 2024 tem nome. Phryge representa um barrete frígio, o qual remete à Revolução Francesa. A tradição de mascotes das Olimpíadas, que começou em 1972, já possui 14 personagens emblemáticos, contando com a mascote francesa.
Assim, hoje, decidimos puxar pela memória as embaixadoras dos Jogos Olímpicos tão importantes na recepção dos atletas e grande público. Confira a seguir!
1. Waldi
A primeira mascote dos Jogos Olímpicos data de 1972, quando a cidade de Munique sediou o evento. A mascote em questão recebeu o apelido de Waldi, um cão basset colorido. Aliás, o cãozinho também foi representado na vida real pelo Cherie von Birkenhof, o qual simbolizava resistência e agilidade.
Anúncios
2. Amik
Já nos jogos de Montreal de 1976, quem deu o ar da graça foi o castor Amik, personagem que também representa a capital canadense. Além disso, a escolha desta mascote se deve ao fato do animal ser símbolo do trabalho duro e paciência dos atletas.
3. Misha
A Moscou de 1980 foi a grande sede das Olimpíadas, trazendo como mascote o urso Misha, um grande ídolo russo. Aliás, o ursinho foi tão carismático que entrou para a história do evento como a mascote mais querida de todos os tempos.
Anúncios
Aliás, na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos da até então União Soviética, Misha ‘caiu aos prantos’ de emoção.
4. Águia Sam
Em 1984, foi a vez de Los Angeles sediar a competição. Desse modo, a águia Sam chegou com todo o seu otimismo para levantar os jogos.
A representação de Sam foi recheada de simbolismos, visto que a mascote fazia referência a águia (símbolo caro aos EUA) e ao Tio Sam – a personificação dos EUA. Além disso, a águia Sam foi desenvolvida pelos estúdios da Disney, ganhando até mesmo um desenho animado.
5. Hodori
A mascote dos Jogos Olímpicos de Seul foi o tigre Hodori, cujo significado é tigrinho. Hodori também é associado na Coreia do Sul às ideias de nobreza e bravura. Aliás, embora não seja tão popular quanto o Hodori, existe uma versão feminina da mascote chamada de Hosuni.
Além das Olimpíadas, o ícone sul-coreana fez sucesso ao ganhar um gibi próprio, o “Venha, Hodori”, premiado em um concurso coreano em 1988.
6. Cobi
Mais um cão foi passou a ser mascote das Olimpíadas, agora com sede em Barcelona em 1972. Cobi, o pastor catalão de terno e gravata, foi símbolo da competição e fez tanto sucesso que conseguiu até mesmo um desenho animado.
Aliás, vale dizer que o nome Cobi alude a COOB’92, uma abreviação do Comitê Organizador Olímpico de Barcelona ’92.
7. Izzy
A primeira mascote abstrata da história das Olimpíadas surgiu em 1996 em Atlanta. Gerada por computador, Izzy representava o futuro, recebendo diversas aparências físicas para representar diferentes categorias esportivas.
Seu nome faz referência a expressão ‘what’s it’, visto que a sua personalidade era desconhecida até mesmo pelos criadores.
8. Olly, Syd e Millie
As Olimpíadas de Sidney de 2.000 receberam 3 mascotes, todos eles animais nativos da Austrália. Assim, Olly, uma Kookaburra, representou o ar e a generosidade enquanto o ornitorrinco Syd a água e o meio ambiente. Já a Millie, uma equidna, representou a terra e o início de um novo milênio.
9. Athena e Phevos
Como um bom filho à casa torna, em 2004, as Olimpíadas foram disputadas em Atenas. Os jogos da Grécia utilizaram como mascotes duas figuras humanas, Athena e Phevos.
A mascote Athena fez homenagem à deusa Atenas, a divindade da sabedoria, enquanto Phevos seria outro modo de nomear Apollo, o deus da música. Ambas mascotes representaram uma conexão entre os jogos da Antiguidade e os da Modernidade.
10. Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini
Em Pequim, o número de mascotes chamou a atenção. No total de 5, os integrantes do grupo olímpico receberam o nome de Fuwa, as bonecas da sorte. São elas: o fogo olímpico Huanhuan, o peixe Beibei, a andorinha Nini, o panda Jingjing e o antílope Yingying.
Os nomes das mascotes, uma vez unidos, formam a seguinte frase: Beijing Huan Ying Ni – Bem-vindo a Pequim. O grupo ganhou também um desenho animado, que foi sucesso no Japão.
11. Wenlock e Mandeville
Já a Londres de 2012 elegeu dois mascotes: o Wenlock e o Mandeville. Segundo a história, estas mascotes das Olimpíadas teriam sido feitas a partir das sobras de aço, utilizadas na construção do estádio olímpico.
Wenlock tomou por inspiração a cidade Much Wenlock, e Mandeville o Hospital Stoke Mandeville, a instituição pioneira de jogos paralímpicos.
12. Vinícius
Homenagem ao poeta e compositor Vinícius de Moraes, a mascote Vinícius foi a representante da vez nas olimpíadas do Rio 2016. Assim, a ideia era que o personagem pudesse demonstrar a diversidade brasileira. Por isso, Vinicius foi uma composição de diferentes animais brasileiros, além de sua inspiração ser os games e a cultura pop.
13. Miraitowa
Em 2020, nas Olimpíadas de Tóquio, foi a vez de Miraitowa brilhar como estrela dos jogos. Seu nome derivado das palavras ‘futuro’ e ‘eternidade’ foi escolhido com objetivo de incitar a crença em um futuro esperançoso.
Com seu tema futurista, cuja a maior inspiração foram os animes, Miraitowa veio representar a inovação da sede das Olimpíadas.
Gostou das mascotes das Olimpíadas? Se curte esportes, então não deixe de conferir as nossas demais publicações sobre as diferentes modalidades esportivas aqui no site. Até mais!