Mergulhe nos inúmeros benefícios da natação
A natação é um esporte completo, com muitos benefícios e indicado para todas as idades.
Anúncios
Realizar algum tipo de exercício físico faz bem para diversas áreas do corpo e da mente. Entretanto, existem tantas opções e conseguir escolher a que nos agrada nem sempre é fácil. Para te ajudar, hoje, fizemos um post com vários benefícios da natação.
Mas por que natação? Pelo simples fato de ser uma atividade de baixo impacto e que trabalha com todo o corpo. Além de ser indicado para todo mundo. Então, coloque sua roupa de banho e entre no mar de benefícios da natação.
Breve história da natação como esporte
Inicialmente, a prática da natação consistia em uma habilidade de sobrevivência, seja para fugir de predadores, seja para alimentação. Com o passar dos anos, tornou-se uma atividade de lazer e, posteriormente, foi elevada a um esporte competitivo.
Anúncios
Durante a antiguidade, culturas como a grega valorizavam a natação por razões militares e de condicionamento físico. No entanto, com o declínio do Império Romano, as atividades aquáticas perderam popularidade na Europa medieval.
No século XIX, a natação começou a se organizar como um esporte competitivo. As primeiras competições registradas ocorreram na Inglaterra, e a modalidade ganhou destaque nos Jogos Olímpicos modernos a partir de 1896.
Anúncios
Desde então, a natação passou por constantes avanços técnicos e se tornou um dos esportes mais populares em todo o mundo. Logo, começaram a surgir as federações, a padronização de regras e a introdução de diferentes estilos de nado.
Foi no final do século XIX que a natação chegou ao Brasil, sendo associada principalmente à prática de atividades físicas e recreativas. Tempos depois, as primeiras piscinas foram construídas em clubes e instituições esportivas.
A popularização da natação como esporte competitivo teve início no século XX, com a realização de competições e a formação de clubes especializados. Ao longo das décadas, a natação brasileira cresceu, alcançando destaque em competições internacionais.
Benefícios da natação: 5 motivos para começar a praticar
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a origem do esporte, veja quais são os benefícios da natação e como sua saúde e qualidade de vida podem melhorar bastante. Confira e comece a praticar!
1. Melhora da saúde cardiovascular
A natação consiste em uma atividade que exige esforço contínuo do coração, o que, por sua vez, fortalece esse órgão vital. Assim, o coração se adapta ao aumento da demanda de bombeamento sanguíneo durante a natação, promovendo uma circulação mais eficiente.
Além disso, pode ajudar a reduzir a pressão arterial, sendo benéfica para aqueles que buscam controlar ou prevenir hipertensão. Nesse sentido, o exercício aquático promove uma vasodilatação saudável, melhorando a elasticidade dos vasos sanguíneos.
Uma vez que a natação requer uma respiração controlada e profunda, ela fortalece os músculos respiratórios e aumenta a capacidade pulmonar. Esse fortalecimento pode ser interessante para pessoas com doenças respiratórias, como a asma.
2. Alívio do estresse
A sensação de flutuar na água cria uma atmosfera única de leveza e liberdade. Dessa forma, a experiência reduz a pressão sobre as articulações e músculos, permitindo que o corpo relaxe de maneira mais completa.
Frequentemente, a natação envolve um foco consciente na respiração, semelhante a práticas de meditação. Sendo assim, pode ajudar a acalmar a mente, reduzindo os níveis de estresse e ansiedade. Além disso, nadar oferece um ambiente de isolamento sensorial, onde os estímulos externos são minimizados. Aliás, o som da própria respiração com o barulho da água cria uma espécie de mantra que acalma e relaxa nossa mente.
3. Equilíbrio da qualidade do sono
A natação influencia positivamente a regulação hormonal. A liberação de hormônios, como a melatonina, associada ao ciclo sono-vigília, pode ser beneficiada por uma rotina de exercícios regulares.
Assim como a prática de exercícios aeróbicos, como a natação, tem sido associada à redução dos sintomas de insônia. Dessa forma, a atividade física pode ajudar a diminuir a dificuldade em adormecer e melhorar a continuidade do sono.
Por aliviar o estresse e diminuir a ansiedade, a natação tem impacto positivo no equilíbrio emocional. Este, por sua vez, contribui para um estado mental mais tranquilo antes de dormir.
4. Aumento da flexibilidade
Os movimentos fluidos e contínuos na água proporcionam uma ampla gama de movimentos articulares. Dessa forma, há estímulo à flexibilidade ao permitir que as articulações realizem seus movimentos completos.
Além disso, a resistência da água cria um ambiente propício para o alongamento natural dos músculos. Cada movimento estende suavemente os músculos, auxiliando na redução da rigidez e no aumento da flexibilidade.
Ademais, diferentes estilos de nado e técnicas na natação exigem uma variedade de movimentos e posições corporais. O que contribui para o desenvolvimento de uma flexibilidade abrangente em várias partes do corpo.
5. Resistência muscular
Como dito anteriormente, a natação consiste em uma atividade aeróbica de baixo impacto. Isso significa que oferece benefícios sem causar estresse excessivo nas articulações.
Nesse sentido, ela se torna acessível a várias pessoas, incluindo aquelas com condições que podem limitar a prática de exercícios de alto impacto. Além de ser uma forma eficaz de queimar calorias. Nesse contexto, a resistência natural da água durante a natação impõe um desafio constante aos músculos, promovendo o desenvolvimento da resistência muscular.
É isso! Impossível não começar a nadar hoje mesmo, depois de ler esses benefícios da natação. Entretanto, caso você não goste ou não queira fazer natação, saiba que você pode treinar em casa e conseguir ótimos resultados mesmo sem equipamentos. Aproveite!