Uber com anúncios: entenda o funcionamento das corridas com propagandas
As viagens com propagandas personalizadas podem diminuir os preços das corridas. Saiba Mais!
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Após a Netflix anunciar a possibilidade de planos mais baratos mediante a inclusão de propagandas durante os materiais audiovisuais, a Uber decidiu apostar na mesma estratégia. Isso mesmo, agora as corridas de Uber com anúncios são possibilidades de divulgação, mas ao mesmo tempo de economia aos passageiros.
No entanto, pensar em assistir um filme com cortes publicitários não é nada inusitado. Se lembrarmos que na Sessão da Tarde, da Globo, era exatamente isso que ocorria. Afinal, os filmes eram interrompidos pelos intervalos, os ‘espaços vazios’, que de forma aguçavam a curiosidade do público, compelido a esperar a volta da película.
O próprio Youtube já se muniu com o recurso para melhor divulgar seus parceiros. Quem nunca foi recebido com um anúncio antes de assistir um vídeo? Mas, pedir um Uber com anúncios já é uma novidade, que precisa ser explicada melhor. É o que faremos a seguir!
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No que consiste o Uber com anúncios?
A nova experiência da Uber ainda é só uma ideia pronta para entrar em uma fase experimental. Mas, ao que tudo indica, a ideia é que as marcas que comprarem o espaço publicitário possam estreitar laços com o usuário durante a viagem.
Journey Ads é o nome da iniciativa que promove a inclusão de propagandas dentro do app Uber e Uber Beats. Desse modo, a iniciativa começa a engatinhar, com prospecção de lançamento em São Francisco e Los Angeles.
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Certamente, essa é uma grande ação publicitária, considerando que as empresas que tiverem acesso aos apps poderão se conectar com cerca de 122 milhões de passageiros.
Como funcionarão os anúncios?
A ideia é que, enquanto esperam o motorista chegar ao destino, os passageiros possam assistir aos anunciantes. Aliás, poderão também visualizar as propagandas durante a corrida, estando submersos em uma jornada de consumo.
De acordo com a empresa de mobilidade urbana, nos primeiros testes, bastaram apenas 2 minutos de exposição publicitária para que os anúncios se tornassem 6x mais visíveis do que quando comparados a outros tipos de canais de propagandas.
Aliás, a ideia já está quase consolidada, considerando que 40 marcas já compraram as cotas para ocuparem os espaços publicitários da Uber. Heineken, NBC Universal, United Artists Releasing são algumas delas.
Vale dizer que os anúncios serão personalizados, seguindo o histórico e preferências de viagem dos passageiros. Até para fazerem sentido e atingirem os resultados esperados. Então, a depender do destino do passageiro, a Uber direcionará os anúncios que lhe competem. Assim, aumentará as chances de visibilidade das marcas e de seus estabelecimentos.
Dessa maneira, suponhamos que o passageiro esteja se encaminhando para a Avenida Paulista em SP. De repente, surge um anúncio da Livraria Cultura. Pode ser que o anúncio propulsione o passageiro a passar pela loja e até a fazer compras, gerando assim maior visibilidade e conversão.
O que o passageiro ganha com isso?
Calma, antes que você desinstale o app e busque outro aplicativo, é importante dizer o que você, passageiro, pode ganhar com o Uber com anúncios. Claramente, a Uber sabe que se não proporcionar nada em troca aos usuários, pode perdê-los para a concorrência.
Nesse sentido, a ideia é que os anúncios sejam deduzidos do valor da corrida. Desse modo, quanto mais anúncios o passageiro assistir, menos terá que pagar. Aliás, uma viagem pode ser coberta integralmente pelos anúncios, sem que para isso o passageiro tenha que desembolsar 1 centavo.
No entanto, há uma preocupação muito importante atrelada a essa iniciativa, que diz respeito à privacidade de dados. Afinal, ninguém quer ter as suas informações vazadas, certo? Mas, via de regra, temos que entender que todos os anúncios que vemos na internet levam em consideração as preferências pessoais dos usuários. Logo, a perda de privacidade, mesmo que mínima, é evidente.
Contudo, os usuários precisam habilitar a função de receber anúncios. Além disso, existem certos tipos de privacidades que não poderão ser acessadas pelos anunciantes, como: orientação sexual; raça; alguns destinos. Lembrando ainda que os motoristas não terão os seus ganhos afetados pela Journey Ads, que só trará grandes mudanças aos passageiros.
Curtiu o artigo? Conte-nos aqui nos comentários o que você achou da iniciativa da Uber. Você permitiria os anúncios durante as suas corridas? Acha que vale a exposição de alguns dados para a diminuição do custo da viagem?
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