Tecnologias no futebol: 6 inovações que modernizaram o esporte
Com propostas de melhorias nas análises em campo e fora dele, as inovações tecnológicas têm revolucionado o futebol.
Anúncios
As tecnologias no futebol são constantemente associadas a facilitação do trabalho dos árbitros e promoção de decisões mais precisas sobre os lances. E não é para menos, uma vez que muitas delas mudaram completamente o esporte.
Mas, para além da tomada de decisão dos juízes, as tecnologias têm entrado em campo para auxiliar até mesmo os técnicos em análises de desempenho dos jogadores. Assim, portando informações mais precisas sobre os atletas, os grandes líderes conseguem determinar com melhor perspicaz os titulares e aprimorar as jogadas.
Considerando os grandes benefícios que podemos encontrar no desenvolvimento tecnológico dentro de campo, hoje vamos listar 6 tecnologias no futebol que aprimoraram o esporte.
Anúncios
1. VAR
Uma das tecnologias bastante recentes utilizadas no futebol é o VAR, o Árbitro Assistente de Vídeo. A ferramenta fica disposta em uma sala com diversas telas, que reúnem lances do jogo em diferentes ângulos.
O objetivo do VAR é prestar assistência ao juiz em suas decisões. Assim, quando o juiz principal do jogo recorre ao árbitro de vídeo, o equipamento mostra o lance por diferentes perspectivas. Assim, o juiz consegue tomar decisões mais justas e assertivas quando se trata de lances polêmicos.
Anúncios
Dessa maneira, o árbitro pode fazer a conferência facilmente na tela disposta no gramado. Aliás, o indício de consulta do VAR é o sinal de um retângulo com os dedos indicadores. Vale dizer que a primeira Copa do Mundo a se valer dessa tecnologia no futebol foi a Copa de 2018 na Rússia.
2. LGT
A Tecnologia da Linha do Gol (LGT) talvez tenha sido uma das primeiras tecnologias no futebol para correções. A LGT estreou nos gramados em 2012 no mundial de clubes no Japão.
A tecnologia envolve diversas câmeras alocadas em diferentes partes dos estádios em um sistema denominado de ‘olho de águia’. Além disso, a bola da partida possui um chip com um campo magnético.
Dessa forma, se um jogador chuta em direção ao gol e a bola passa da linha completamente, então o árbitro recebe um sinal no seu relógio. Assim, consegue uma confirmação mais ágil do lance.
3. Análise de desempenho
Não pense você que os técnicos utilizam apenas a boa e velha prancheta para averiguar o desempenho dos jogadores. Hoje, a tecnologia no futebol pode ser utilizada até mesmo para análises de desempenho mais aprimoradas.
Isso se deve ao fato de a equipe técnica possuir ferramentas digitais com uma base extensa de dados que demonstram o desempenho em campo de cada jogador. Tais análises são fundamentais para entender o que precisa melhorar e definir quais serão os jogadores titulares.
As tecnologias podem ser vistas nos uniformes e chuteiras dos jogadores. Além disso, as câmeras espalhadas pelo campo e os softwares de dados auxiliam nas análises.
4. Equipamentos avançados
Além dos benefícios para árbitros e técnicos, a tecnologia no futebol também tem se mostrado benéfica para os jogadores. Isso porque os materiais esportivos estão alcançando qualidade jamais vista.
As camisetas são feitas de um material moldável ao corpo do atleta e de fácil transpiração. Já as camisas térmicas auxiliam na estabilidade da temperatura do corpo.
E o que falar das chuteiras? Se antes apresentavam bicos de aço, atualmente, são mais leves e pensadas na performance do atleta em campo, desde a pisada até o chute. Algumas já possuem até colarinho que se molda ao tornozelo do jogador.
5. Tira-teima
O Tira-teima já diz respeito a uma tecnologia utilizada para facilitar o trabalho dos comentaristas. A ferramenta tem como função digitalizar um lance feito para uma análise mais assertiva dos comentaristas esportivos.
Assim, partindo da filmagem de diferentes perspectivas do estádio e de uma base de dados com as medidas do campo, o Tira-Teima pode colocar uma régua branca naqueles lances de impedimento ou ainda confirmar se a bola realmente passou da linha do gol. O recurso ainda pode ser utilizado para análises táticas.
A ferramenta de suporte é bastante antiga, sendo utilizada, inicialmente, em corridas de cavalo para averiguar qual dos competidores havia vencido.
6. Tecnologia semi automatizada de impedimento
Esta é uma tecnologia no futebol que tem origem na Copa Catar, sendo talvez uma das maiores inovações desta edição.
A tecnologia semi automatizada de impedimento ofereceu aos arbítrios um suporte maior para o Arbítrio Assistente de Vídeos. Isso porque o recurso foi feito de 12 câmeras espalhadas pelo estádio com fins de rastreio e inteligência artificial.
Assim, a proposta é que o recurso conseguisse acompanhar os movimentos dos atletas durante as partidas e fazer 29 marcações em seus corpos. Dessa forma, o registro de um impedimento seria mais claro e as decisões mais precisas.
Curtiu este post? Então já compartilha com seus amigos que amam futebol. Enquanto eles aproveitam o conteúdo, você pode continuar navegando pelo nosso site e conferindo as nossas demais publicações sobre o esporte.