Conheça os países com o maior Imposto de Renda do mundo
Embora as altas alíquotas de IR, muitos países devolvem a arrecadação com investimentos em saúde e educação.
Anúncios
O Imposto de Renda surgiu a partir das Guerras Napoleônicas. Desse modo, os ingleses necessitados de financiamento devido à dificuldade de transações comerciais posto o bloqueio continental, chegaram à conclusão de que era preciso uma fonte de receita. Assim, no século XVIII, William Pitt, o Novo, criou um IR temporário de 10% com fins de tributar apenas os mais ricos.
Já o Brasil, bem, até o ano de 1922, o nosso país era um paraíso fiscal, uma vez que não possuía um tributo exclusivo sobre a renda dos trabalhadores. Dessa maneira, o Imposto de Renda foi implementado em 1924. Na época, profissionais com apenas um ano de carteira, jornalistas, escritores e professores eram isentos do tributo.
Já homens solteiros e sem filhos pagavam uma taxa a mais de imposto, uma medida de proteção da família, segundo a lei. Atualmente, o IR no Brasil é progressivo, de modo que a alíquota a ser paga aumenta a depender do aumento dos ganhos.
Anúncios
Mas, vale dizer que no Brasil há menos faixas de renda, e a alíquota limite é de 27,5% para aqueles que recebem mais de R$ 55.976, sendo ainda mais baixa do que a maioria dos países. O problema? Bem, os mais pobres e os mais ricos pagam o mesmo percentual de imposto, o que corrobora a desigualdade social.
A seguir você irá conferir os países com o maior Imposto de Renda do mundo e alguns paraísos fiscais. Fique com a gente!
Anúncios
6 países com o maior Imposto de Renda
Se fôssemos traçar um ranking dos países com os maiores impostos, certamente a Finlândia estaria no topo. O país conta com a maior alíquota de IR do mundo, chegando a 56,95%, como não doer no bolso?
Agora, se existe paraíso fiscal, ele certamente não está na Dinamarca. Embora o país escandinavo tenha um ótimo retorno de seus impostos à população, afinal, todos os cidadãos da Dinamarca possuem saúde e educação de qualidade e gratuitas, o imposto de renda chega a 55,9%.
Abaixo da Dinamarca, certamente, chegaríamos à França. Isso mesmo! Nem só de croissants, bons vinhos e arte se faz o país europeu. Afinal, o Imposto de Renda pessoal tem uma alíquota de até 55,4%. Isso para aqueles que possuem uma renda superior a € 587.700,00.
Outro país com uma alíquota máxima de Imposto de Renda relativamente alta é a Áustria. Embora a sua capital Viena esteja entre as regiões mais ricas do mundo, os austríacos sofrem com a carga tributária de até 55%.
Agora, nenhum chocolate belga compensa a alta tributação sobre a renda dos trabalhadores. Afinal, a Bélgica tem um tributo muito alto, chegando a 52,9% sobre os salários dos solteiros. E quem diria que ter um amor não era caso de finanças?
Contudo, é fundamental entender que o retorno dos impostos pagos na Bélgica segue a proporção das altas alíquotas. Isso porque os belgas contemplam um efetivo sistema de saúde e investimentos governamentais em programas de assistência social.
E para completar a nossa pesquisa dos países com os maiores impostos do mundo, temos a Alemanha. Um país mundialmente conhecido não só pela história bélica, mas também pelosinvestimentos educacionais elevados. Contudo, não podemos deixar de dizer que seu Imposto de Renda vigora entre os maiores do mundo, chegando a 49,4%.
4 regiões totalmente livres de Imposto de Renda
Do extremo oposto, temos também países que não possuem nenhuma alíquota de Imposto de Renda, sendo considerados os verdadeiros paraísos fiscais. Países esses interessantes para aqueles que buscam um processo de internalização.
Na Europa, só temos um único país isento de IR. Conhecido pelos cassinos de luxo, Mônaco tem 0% de tributação sobre a renda dos cidadãos.
Já no Caribe, Bahamas é um verdadeiro paraíso, seja pelas belas paisagens que oferece, seja pela liberdade de Imposto de Renda. Além disso, ainda no Caribe, as Ilhas Cayman também oferecem isenção de IR para pessoas físicas aos seus moradores. A ilha é destino fiscal de gestores de fundos de investimentos e bancos que possuem a holding sediada em solo caribenho.
Por fim, no Oriente Médio temos os Emirados Árabes Unidos. A excelente infraestrutura, as ruas largas e prédios de perder de vista fazem do país um ambiente urbanístico. E por lá, o Imposto de Renda também é inexistente. Mas, vale dizer que o custo de vida é muito alto.
E aí, curtiu nosso conteúdo de hoje e quer ficar por dentro de mais postagens sobre economia? Então, navegue pelo nosso site, aqui temos muitos conteúdos de valor esperando por você.