O que significam os números dos cartões de crédito e como evitar um cartão clonado?
Cada número do cartão de crédito tem a sua razão de ser e ao cair em mãos erradas pode gerar muitas dores de cabeça.
Anúncios
Você já deve ter percebido que todo cartão de crédito possui uma sequência numérica separada por alguns espaços. Mas, você sabe o que significam os números dos cartões de crédito?
Embora a sequência pareça aleatória e non sense, os números dos cartões de crédito seguem regras pré-estabelecidas, de modo que são capazes de transmitir uma série de informações quando você efetua uma compra. A verdade é que cada ‘numerozinho’ no plástico possui uma função de ser. E essa função é justamente o que você descobrirá a seguir.
O que os números do cartão querem dizer?
Quando um novo cartão é emitido por uma instituição financeira, os números que vão marcados no plástico são criados de acordo com as regras da ISO, pela lei 7.812 de 1989. Desse modo, os 6 primeiros dígitos referem-se a bandeira e a instituição emissora. A bandeira, no caso, é representada pelo primeiro dígito, sendo elas:
Anúncios
- Mastercard: 5
- Visa: 4
- Elo: 5 ou 6
- American Express: 3
Eles são de fácil identificação até mesmo virtualmente. Você já deve ter notado que ao ter que inserir o número de seu cartão em uma loja online, logo no início da digitação, a bandeira é automaticamente reconhecida com ícone logo à frente.
Já do 2º ao 6º dígito temos a representação da instituição emissora, sendo ela: Caixa, Santander, BB, Bradesco, Itaú etc. Quanto aos próximos 9 dígitos seguintes, temos a conta e o cliente respectivo ao qual o cartão de crédito pertence.
Anúncios
Por fim, mas não menos importante, o último dígito respeita uma fórmula construída, em 1954, por Hans Peter Luhn, um renomado engenheiro. O dígito corresponde a um número de verificação.
O dígito verificador seria então um número construído a partir dos demais números. Desse modo, se um número do seu cartão de crédito fosse diferente do que é, o último dígito também seria. Portanto, quando um número é digitado errado para uma compra, o dígito verificador não é validado.
O que é o código de verificação?
É importante não confundir dígito verificador com código de verificação. Como dissemos anteriormente, o dígito verificador é o último número da sequência numérica de 16 dígitos. Antigamente, ficava na parte da frente do cartão, mas por uma questão de segurança, nos cartões mais modernos, encontramos atrás.
Já o código de verificação fica na parte traseira do plástico, sendo constituído de 3 dígitos. Também é conhecido como CVC ou valor de verificação.
Vale salientar que o código de verificação nunca se encontra em alto relevo na parte frontal. Isso porque a sua função é ser uma barreira de segurança extra. Mas, como você bem sabe, em compras físicas o dígito não é requerido, mas só em compras online. A requisição é importante porque valida o ato de ter o cartão em mãos.
Atualmente, muitas tecnologias estão sendo desenvolvidas para aumentar a segurança na hora das compras com o cartão de crédito. Isso porque muitos criminosos estão conseguindo clonar cartões de crédito ou ainda conseguem efetuar compras com o cartão roubado antes mesmo do cancelamento.
Como evitar que o cartão seja clonado?
Não precisamos nem dizer o transtorno que é possuir um cartão de crédito clonado, não é mesmo? Além do limite de crédito e fatura comprometidos, a busca por estorno das compras indevidas pode gerar dores de cabeça. Para evitar isso, você pode seguir algumas precauções básicas. Primeiro, evite compartilhar o seu cartão com terceiros. Afinal, você nunca sabe as verdadeiras intenções de uso.
Além disso, evite tirar fotos do cartão e compartilhar no WhatsApp. Pense no seguinte: as fotos enviadas pela rede social ficam armazenadas. Então, caso o seu celular seja roubado, qualquer pessoa poderá ter acesso ao número do seu cartão. Portanto, evite.
Outra dica, é proteger a série numérica do seu cartão de crédito com uma fita crepe e remover com um extrator de grampo o código de verificação do plástico. Mas, lembre-se de anotá-lo antes da remoção.
E, por último, todas as vezes que pensar em fazer uma compra online, certifique-se de que o site é confiável e se há segurança de dados. Além disso, jamais salve o número de seu cartão no computador no decorrer da compra.
Prontinho! Agora você já sabe o que significam os números dos cartões de crédito e quais as formas de se proteger de um possível golpe. Compartilhe essa publicação com outros amigos, porque assim levamos mais informações úteis a um maior número de pessoas