O que é Roblox: tudo o que você precisa saber sobre a plataforma de games
A plataforma conta com uma infinidade de usuários, mas seu sucesso se deve muito a interação do público infantil.
Anúncios
Se você tem o costume de jogar jogos online, já deve ter se deparado com a pergunta: “o que é Roblox?” em algum momento de sua vida. Ou ainda, já deve ter assistido a uma gameplay no Youtube sobre algum jogo que faz referência a este nome.
A plataforma vem conquistando anualmente uma grande parcela do público infantil, que desde a mais tenra idade já sabe navegar na internet em busca de seus games prediletos. E pasme: sem a necessidade da ajuda dos pais.
Aliás, se é pai ou mãe de uma criança, certamente já deve ter ouvido o termo ‘Roblox’ escapar da boca do seu filho. Mas, afinal, o que é esse tal de Roblox? É isso que vamos descobrir a seguir!
Anúncios
O que é o Roblox e qual a sua origem?
A história do Roblox começa no ano de 2004, quando David Baszucki e Erik Cassel se juntaram para desenvolver um jogo infantil muito parecido com os bloquinhos de Lego. Durante o desenvolvimento, o game recebeu dois nomes: GoBlocks e DynaBlocks até chegar ao nome que conhecemos hoje – Roblox.
Já em 2006, o game foi lançado para PC, sendo uma plataforma de jogos infantil. Aos poucos, a plataforma começou a se desenvolver, batendo a marca de 100 mil jogadores em 2007 e, em 2010, Roblox alcançou 10 milhões de players. No entanto, sua ascensão só chegou em 2012, ano em que a versão para mobile foi lançada no Mercado.
Anúncios
Em resumo, podemos definir o Roblox como uma plataforma de jogos em que qualquer desenvolvedor pode criar e publicar games para pessoas do mundo todo jogarem. O mais interessante é que a plataforma é baseada no conceito de mundo aberto, permitindo que diversos jogadores interajam entre si.
Dessa forma, para serem publicados, os jogos precisam ser desenvolvidos no Roblox Studio. Além dos jogos, a comunidade cria ainda diversos itens para a personalização dos avatares.
Roblox Studio: conheça a ferramenta de construção de games
Como vimos, o Roblox se sustenta pela comunidade de usuários desenvolvedores de games e de jogadores. Mas, para que um game possa ir ao ar na plataforma, é preciso que seja criado na ferramenta de construção oficial, também conhecida como Roblox Studio.
Dessa forma, no Roblox Studio, os usuários podem criar seus games de forma dinâmica. A plataforma precisa ser baixada no site oficial e é bastante intuitiva, sendo uma ferramenta interessante para aqueles que querem criar seu primeiro jogo e aprender a desenvolver narrativas envolventes.
Robux: a moeda virtual do Roblox
A monetização da plataforma vem a partir do Robux, uma espécie de crédito do jogo comprado com dinheiro real. Aqueles usuários que assinam o Roblox Premium recebem Robux mensalmente e, inclusive, podem vender para outros jogadores itens como skins em troca de mais Robux.
Agora, aqueles usuários que desenvolvem games populares na plataforma também recebem a moeda Robux, se os players assinantes jogarem os seus jogos. Além disso, para descolarem mais moedas, podem vender “Game Pass”, possibilitando que acessem conteúdos exclusivos em seus games.
Benefícios do Roblox na vida dos pequenos
Com diversos jogos de gêneros variados, o Roblox pode ser uma grande oportunidade de estímulo à criatividade e socialização. Estamos falando de quase um metaverso voltado para crianças em fases distintas do desenvolvimento infantil.
Dentro do ambiente virtual, os jogadores podem construir personagens, criar roupas, montar suas casas e interagir com outros avatares, estabelecendo vínculos e relações. Aliás, podem ter um contato, mesmo que limitado, com as profissões que querem seguir no futuro.
Ambiente de diversão, mas também de aprendizados, o Roblox permite que os pequenos conheçam profissões e carreiras do futuro. Serão eles os próximos programadores, designers digitais, engenheiros da computação e cientistas da tecnologia.
No mais, a plataforma fomenta a sociabilidade entre os usuários, que interagem constantemente por meio do ambiente virtual. Contudo, em se tratando de interação com pessoas desconhecidas do mundo todo, é sempre importante que os pais monitorem esta experiência.
A plataforma de games para baixinhos é segura?
É fato que o Roblox é mais do que uma plataforma de games infantis, mas não podemos negar que a maioria do seu público é composta por crianças. E sabendo disso, a plataforma possui algumas medidas de segurança para evitar possíveis problemas.
Assim, a manutenção de um ambiente seguro, acolhedor e receptivo se dá a partir de algumas limitações ao público infantil. Desse modo, quando um novo usuário se registra na plataforma e informa sua idade, algumas restrições de jogabilidade ficam ativas.
Sem contar que os pais também possuem acesso a ferramentas de controle parental que aumentam o escopo de proteção dos pequenos. Por exemplo, é possível fazer uma varredura na plataforma, limitando alguns tipos de jogos e se mantendo a par do histórico de mensagens trocadas.
Lembrando que os jogos são online, portanto, há muita interação contínua entre os players. Por isso, é fundamental que os pais se mantenham atentos às condutas dos filhos no Roblox.
Agora que você já sabe o que é Roblox, que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais para que mais pessoas conheçam este universo? Além disso, continue com a gente e confira a nossa lista de jogos fofos e antiestresse para passar o tempo.