Boleto falso: 4 dicas para se prevenir de tentativas de golpes
Estar atento aos dados do documento é fundamental para não ser vítima de uma tentativa de estelionato.
Anúncios
Com o comércio online em ascensão, as tentativas de golpes também aumentaram, fazendo novas vítimas. E o boleto falso é uma dessas tentativas. O golpe funciona da seguinte forma: os estelionatários acabam interceptando os boletos e fazem alterações nos códigos de barras, inserindo dados de um novo destinatário da conta.
Como muitas características do boleto são preservadas, o pagador pode ter dificuldades de reconhecer o boleto falso imediatamente. Sendo assim, acaba fazendo o pagamento do documento sem saber que, na verdade, está caindo em um golpe. O dinheiro, por sua vez, não vai para os bancos correspondentes, mas para os golpistas.
Confira a seguir algumas dicas para aprender a reconhecer um boleto falso antes de perder o seu dinheiro em uma tentativa de estelionato.
Anúncios
1. Confira a linha digitável
Todo boleto possui o nome do banco que emitiu o título, um código de barras e uma linha digitável, esta precisa ser observada com atenção.
O logo que se apresenta no boleto tem relação com a série numérica que vem logo a frente. Dessa forma, os três primeiros dígitos dizem respeito ao código do banco. Veja abaixo a lista de códigos dos 5 maiores bancos que temos no Brasil:
Anúncios
- Itaú – 341
- Bradesco – 237
- Caixa – 104
- Banco do Brasil – 001
- Santander – 033
Caso você encontre um código que não condiz com nenhuma instituição bancária, então este é um grande indicativo de que você foi vítima de um golpe.
2. Compare os valores no documento
Outro ponto importante de se analisar é os dígitos finais do boleto, uma vez que estão relacionados com o valor a ser pago. O que está discriminado no campo ‘valor do documento’ precisa ter correspondência com os últimos dígitos da série numérica. Isso porque essas informações podem ser incongruentes em um boleto falso.
Lembrando que, antes do valor, a linha digitável apresentará uma sequência de zeros. O que fica ainda mais fácil de entender o quanto você terá que pagar naquele boleto.
3. Preste atenção no código de barras do boleto falso
Boletos falsos, no geral, apresentam uma falha de leitura no código de barras, isso é um indicativo de que o documento foi adulterado.
Quando fazemos o pagamento do boleto pelo app de nosso banco digital, uma vez impossibilitados da leitura do código de barras, é comum que informemos manualmente a linha digitável.
Mas, quando o pagamento é feito em um banco, ao pegar o boleto falso, o atendente não consegue fazer a leitura do documento. Se for um funcionário atento, certamente saberá que o boleto é na verdade um golpe.
4. Observe o beneficiário final
O valor do boleto é recebido por instituições bancárias, por isso, quando estiver na boca do caixa ou em sua conta digital, verifique quem é o beneficiário final.
Caso perceba que o nome é de uma pessoa física ou até mesmo de uma empresa que não condiz com o banco emissor, então não pague! Aliás, se estiver em uma agência bancária, o melhor mesmo é reportar o ocorrido a um atendente.
Caiu no golpe do boleto falso? Entenda o que fazer!
Se caiu em um golpe do boleto falso, saiba que você tem o direito de reaver o dinheiro perdido, uma vez que a cobrança é irregular. O primeiro ponto é observar se os dados necessários para emissão do boleto estavam sob a responsabilidade do banco.
Por exemplo, é comum que os bancos deixem vazar algumas informações dos clientes como: endereço, CPF, RG, e-mail e até data de pagamento. Isso mostra que os criminosos estão tendo acesso a dados que deveriam ser confidenciais, e que a instituição bancária não tem uma boa proteção de tratamento de dados.
Neste caso, se os dados acessados são aqueles constantes em contrato ou ainda no banco de dados do banco, então a instituição deve se responsabilizar pelo vazamento dos dados. Assim, é possível que você tenha o valor pago ressarcido pela instituição. Para tanto, será necessário contratar um bom advogado para entrar com uma ação judicial.
Mas, antes disso, assim que perceber que pagou um boleto falso, entre em contato com a empresa credora para informar o vazamento de seus dados e o golpe. Aliás, não se esqueça de guardar os e-mails e os números dos protocolos das ligações, eles servirão de prova.
Caso a empresa não concorde em reaver os valores, então entre em contato com o Procon. Assim, a empresa será notificada e precisará apresentar uma resposta em até 48 horas.
Agora, se nada disso tiver solucionado o seu problema, então você poderá mover uma ação judicial, para que, após sentença, a empresa seja responsabilizada pela devolução dos valores pagos indevidamente.
Esperamos que as nossas dicas possam te ajudar a evitar um eventual golpe. Se curtiu o nosso post, então compartilhe com os amigos e familiares e continue acessando as nossas demais dicas. Nos vemos em breve!