Dia Nacional do Futebol: por que é comemorado no dia 19 de julho?
Embora marque o nascimento do Rio Grande, a data é envolta de muitas polêmicas.
Anúncios
No dia 19 de julho comemoramos o Dia Nacional do Futebol, mas você sabe por que? Simplesmente, porque a Confederação Brasileira de Futebol escolheu este dia como uma homenagem à data de fundação do primeiro clube de futebol do Brasil – Sport Rio Clube Rio Grande.
Mas, há quem não concorda com a homenagem, como a Ponte Preta, uma vez que o time alega que o Rio Grande interrompeu as suas atividades em 72, 74 e 76. Assim, a Macaca reivindica o posto de primeiro clube de futebol do país sem interrupção de atividades.
O Rio Grande, por sua vez, afirma que jamais interrompeu as suas atividades e pontua o seu reconhecimento tanto pela FIFA quanto pela CBF.
Anúncios
Segundo a Federação Gaúcha de Futebol, o Rio Grande nunca pediu um desligamento oficial, e a CBF, na falta de provas concretas, aceita a decisão da Federação.
Mas, o Rio Grande foi o primeiro clube brasileiro de fato?
Talvez você esteja confuso, afinal, temos alguns clubes que nasceram antes do Rio Grande, como o Flamengo em 1895 e o Vasco em 1898. Contudo, ambos não surgiram como clubes de futebol, mas antes como Clube de Regatas, portanto, voltados para esportes náuticos.
Anúncios
Dessa forma, o Rio Grande consiste no primeiro clube de futebol brasileiro ainda em atividade. Antes dele, ainda tivemos o Germânia e o Internacional de São Paulo, ambos extintos, o que contribuiu para que o time gaúcho ficasse com o título.
Como o Rio Grande inspirou o Dia Nacional do Futebol?
O Vovô foi fundado no dia 19 de julho de 1900 na cidade de Rio Grande. As cores características do Sport Club Rio Grande são: verde, vermelho e amarelo e prestam referência ao Rio Grande do Sul.
Pela primeira vez, no ano de 1903, o clube gaúcho fez uma excursão pela capital do RS. E assim, em 7 de setembro, no Parque Farroupilha, o time estreou na cidade de Porto Alegre. A aparição do clube foi de suma importância para que no mesmo ano fosse criado o Fussball Club Porto Alegre e Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, os primeiros clubes porto-alegrenses.
No ano de 1904, o Rio Grande adquiriu o seu campo de futebol em Buarque de Macedo. Até então, os treinos eram feitos em espaços fabris. Já em 1906, um dos sócios encomendou distintivos personalizados do clube para comercializar entre os associados, convidando equipes estrangeiras a jogarem.
A ação fez com que o Sport Club Rio Grande recebesse times como o Estudiantes de Buenos Aires e a seleção uruguaia.
Anos mais tarde, a equipe gaúcha alcançaria um grande feito, quando em 1922, conquistou a Taça da Independência. Já em 1936, sagrou-se campeão estadual, levando para casa o título depois de ganhar de Vitoriense, Farroupilha, Novo Hamburgo e Internacional de Porto Alegre.
Em julho de 1975, a falecida CBD, atual CBF, informou que o Rio Grande era o clube de futebol mais antigo do Brasil. Anos mais tarde, o antigo Estádio das Oliveiras foi vendido para que o Estádio Arthur Lawson pudesse ser construído. O nome é uma referência a um de seus cofundadores.
No ano de 2000, o clube recebeu um convite da Federação Gaúcha de Futebol, em comemoração ao seu centenário, para marcar presença na primeira divisão do Gauchão, a Copa Sport Club Rio Grande.
Curiosidades sobre a equipe gaúcha: torcida, rivais e títulos
Por ser um time tão antigo, o Rio Grande conta com uma das maiores torcidas do município. Aliás, em se tratando de números, a sua torcida só fica atrás das torcidas dos seguintes clubes: São Paulo do Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional.
Quanto aos rivais, os arqui-inimigos do Veterano são o São Paulo, cujo clássico ficou apelidado como Rio-Rita, e o Riograndense, de modo que o embate entre ambos times é chamado de Rio-Rio.
Ao lado do Guarani Futebol Clube, o Vovô é um dos únicos clubes a conquistar todos os títulos das divisões estaduais. Assim, o Sport Club Rio Grande esteve presente 15x na primeira divisão, de 1936 a 2000. Além disso, em 1936, foi campeão estadual após vencer o Internacional.
Como se não bastasse, o Ancião prova com ainda mais títulos que sabe jogar um bom futebol. O clube é bicampeão do Campeonato do Interior Gaúcho e foi campeão, em 1962, do Campeonato Gaúcho Série B.
Curtiu saber um pouco mais sobre o Dia Nacional do Futebol? Então compartilhe com os amigos que amam esportes e acompanhe mais sobre o universo futebolístico aqui em nosso site.