Curiosidades sobre games: 5 fatos que você não imaginava!
Jogo em currículo escolar, veículo de propaganda política e astro por trás da trilha sonora de um porco-espinho corredor é o que você acompanha a seguir!
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Após tantos anos de história dos videogames, existem muitas curiosidades sobre os games até aqui lançados, que escapam até mesmo aos gamers mais imersos neste universo.
A verdade é que temos uma comunidade muito grande de gamers e achar que as narrativas dos jogos não impactam a sociedade é uma grande ingenuidade. Atualmente, são mais de 3 bilhões de jogadores no mundo todo, segundo o relatório da Newzoo, impactados por narrativas desafiadoras, emocionantes e, por vezes, curiosas.
Aliás, independentemente das plataformas para as quais foram projetados, os games podem ser apropriados para diferentes fins, sejam estes pedagógicos ou políticos. Como veremos nestes fatos a seguir.
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1. Minecraft faz parte do currículo escolar
Você não leu errado! O jogo de mineração mais popular da história dos videogames faz parte do currículo de mais de 1.000 escolas em mais de 40 países. Aliás, faz mais de 5 anos que o Minecraft entrou para o currículo escolar da Irlanda do Norte. Mas, a pergunta é: por que um jogo como esse está sendo usado como material pedagógico?
Uma das primeiras escolas a adotar o Minecraft como método de ensino foi uma escola de Estocolmo, na Suécia. A decisão veio após o destaque da escola Viktor Rydberg na competição ‘Escola do Futuro’, na qual as escolas deveriam demonstrar formas inovadoras de ensinar.
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Para os professores, o Minecraft se destacava por inserir os jogadores em questões sobre planejamento urbano e ambientalismo. Além disso, mostrava um alto potencial em capacitar os alunos de 13 a 14 anos no planejamento do futuro e no trabalho em equipe, competências essenciais em nossa sociedade atual.
2. O Simlish é um idioma de verdade
Todos os fãs de The Sims já devem ter percebido que em situações comunicacionais os Sims praticam um idioma um tanto quanto diferente. Contudo, o que poucos jogadores sabem é que o Simlish consiste em um idioma artificial, criado pelo designer Will Wright.
O idioma dos Sims é resultante da mistura de diferentes elementos idiomáticos do latim, inglês, francês, finlandês, finjiano, tagalo e cebuano. Algo muito parecido no que temos no Minionese, o idioma dos Minions.
Isso se deve ao fato de que a criação de uma língua própria para o jogo daria menos trabalho do que utilizar o inglês e ter que contratar atores para dublagem em inglês e para os idiomas de cada região que o jogo seria lançado.
3. Campanha política de Obama esteve presente em jogos da Electronic Arts
E se disséssemos que os games já serviram como espaço publicitário, você acreditaria? Em 2012, ao se recandidatar à presidência dos EUA, Barack Obama aproveitou games populares da EA para veicular as suas campanhas publicitárias, repetindo o feito de 2008.
Desse modo, a campanha dinâmica esteve estampada em diversos outdoors de games para diferentes dispositivos, de consoles a mobile. Desse modo, games como Skate, Nascar, e Burnout Paradise receberam o seguinte slogan: ‘vote pela mudança’.
O interessante é que o grande objetivo era atrair os eleitores mais novos, incentivando desde cedo a participação política. Lembrando que de acordo com a Constituição dos EUA, os estadunidenses podem votar a partir dos 18 anos.
Já os comerciais também estiveram presentes em diferentes plataformas, como o Madden NFL 13 e os títulos populares para mobile: Scrabble, Tetris e Battleship.
4. Mario já foi Jumpman
Antes do famoso game da Nintendo receber o nome de Mario era conhecido por Jumpman (O homem do salto). Mas, para entender uma das maiores curiosidades sobre games devemos relembrar um clássico do Nintendinho: Donkey Kong.
Em 1981, tivemos a primeira aparição do encanador mais famoso do mundo quando o personagem conhecido por Jumpman roubou a cena do game com a finalidade de salvar a sua namorada das garras do gorila. Assim, o nome em questão fazia alusão a habilidade do personagem de saltar os barris de pólvora que eram lançados pelo vilão, uma homenagem ao filme Donkey Kong.
Jumpman só mudou de nome quando o primeiro título de Mario foi lançado, e o nome em questão foi escolhido como uma homenagem a Mário Segale, o dono do depósito alugado pela Nintendo.
5. Michael Jackson criou a trilha sonora de Sonic 3
Depois de muitos anos, a hipótese foi confirmada: Michael Jackson compôs algumas músicas de Sonic. Segundo o criador de Sonic 3, Yuji Naka, o astro do Pop teria trabalhado em parte da trilha sonora do jogo lançado em 1994.
Há quem diga que a falta de crédito de Michael Jackson em Sonic 3 se deveu ao fato de o próprio cantor não gostar da sonoridade das músicas que saía do console. No entanto, muito se especula que o verdadeiro motivo se deve ao fato de na época em questão a Sega não querer ser associada ao cantor devido as acusações de pedofilia em que ele se envolveu no final de 1993.