Descubra 5 curiosidades sobre esportes bastante inusitadas
Mensageiros bombados, urina no acostamento e bolas de basquete alaranjadas são alguns fatos que você encontra aqui.
Anúncios
Existem muitas modalidades esportivas, todas elas recheadas de histórias, que corroboram para o surgimento de diversas curiosidades sobre esportes.
Embora exista um público amplo quando o assunto é atividades esportivas, poucos sabem que os esportes mais populares do mundo reservam alguns fatos interessantes e, no mínimo, peculiares.
Hoje, trouxemos uma lista com 5 curiosidades sobre diferentes modalidades de esporte que vão te surpreender. Segue a leitura!
Anúncios
1. A maratona remonta à Grécia Antiga
Sabemos que os antigos gregos tinham um físico invejável e isso era consequência das práticas esportivas a que estavam submetidos. Os mensageiros, por exemplo, eram escolhidos pelo porte físico, uma vez que tinham que percorrer longas distâncias para informar povos de cidades vizinhas.
Em 400 a.C., Fidípides foi o mensageiro que ficou encarregado de correr 200 km de Atenas até Esparta para pedir aos espartanos que entrassem na guerra contra os Persas. Mas, além de correr até a cidade, o mensageiro precisou ainda voltar para lutar na 1ª Guerra Médica, na qual os gregos estavam ameaçados de perder a cidade de Maratona.
Anúncios
Esse feito só foi possível, porque naquela época os gregos faziam muitas atividades físicas. Levantamento de peso e atletismo faziam parte da educação grega, visto que os cidadãos precisavam ficar prontos para percorrerem grandes distâncias, sobretudo os guerreiros. Não é à toa que Aquiles foi chamado de “pés velozes” na Ilíada.
Devido ao mensageiro Fidípides, a cidade de Maratona deu o nome para a corrida mais longa do atletismo, um trajeto de 42 km. Distância esta percorrida pelo mensageiro de Maratona até Atenas para avisar a vitória e uma possível investida persa.
2. Ciclistas urinam durante as provas
Uma das maiores competições do ciclismo é conhecida como Tour de France, competição esta que os ciclistas passam dias em cima da bike, viajando por alguns países. Em 2022, por exemplo, foram 3.328 km percorridos.
Como passam muitas horas da viagem sentados na bike e bebendo muita água para se hidratarem, alguns ciclistas param no acostamento para urinar. Contudo, quando estão muito apertados e não conseguem esperar a diminuição da velocidade, alguns dos competidores fazem xixi na própria roupa.
3. Jogadores de futebol usam top
Talvez você já tenha se perguntado ‘por que os jogadores usam top?’. E por mais inusitado que isso seja, a verdade é que esta espécie de sutiã é uma ferramenta para gerenciar o desempenho dos jogadores em campo.
Estes tops possuem rastreadores, utilizados para fazer o monitoramento do metabolismo, frequência cardíaca, potencial de arranque e o tipo de impacto sofrido. Essa coleta de dados tem por finalidade otimizar o trabalho técnico e tático.
Assim, o técnico pode fazer um trabalho físico mais alinhado aos resultados de desempenho de cada jogador. Inclusive, cada líder pode aumentar ou diminuir a intensidade dos treinos, considerando os dados coletados.
4. A bola de basquete sempre foi alaranjada
O basquete é um dos esportes mais populares do mundo e também o mais tradicional. Isso porque, por mais que o esporte tenha passado por modificações desde sua criação, algumas regras ainda perduram, como a cor alaranjada da bola.
Em 1891, quando James Naismith idealizou o jogo, o professor de educação física pensou em usar uma bola grande, mas até então só tinha duas opções: a bola de rugby e a bola de futebol. A bola de rugby, pelo seu formato peculiar, não seria capaz de continuar quicando em quadra, sendo a bola de futebol mais recomendada.
No final, o que foi realmente utilizado foram as câmaras de ar das bolas de futebol, as quais, por serem fabricadas em couro, tinham o aspecto alaranjado. Desse modo, a cor passou a ser conservada na fabricação das primeiras bolas de basquete, resistindo até hoje.
Inclusive, as listras pretas fazem referência às marcas das costuras das câmaras de ar utilizadas para a confecção das bolas.
5. Jogadores de tênis escolhem as melhores bolas
Em um post sobre curiosidades sobre esportes, não poderíamos deixar de esclarecer algo que deixa muitos telespectadores intrigados. Você já deve ter notado que, em partidas de tênis, os jogadores escolhem as bolas, apresentando uma predileção por umas em detrimento de outras.
Antes de sacar, os tenistas rapidamente escolhem as bolas como uma espécie de ritual em quadra. A ideia é fazer uma diferenciação entre as bolas peludas e lisas. Isso porque as bolas novas são ótimas para o primeiro saque, posto mais velozes. Já as desgastadas, uma vez macias, são boas para o segundo saque, visto que não são rápidas e de fácil controle.
É claro que, conforme a partida se desenrola e as bolas são rebatidas, elas vão se desgastando pouco a pouco até não fazer sentido escolher. Mas, mesmo assim, os tenistas entram no ritual e continuam escolhendo. Inclusive, há profissionais que optam pela bola utilizada no ponto anterior como um amuleto da sorte.
Tá na mão! Curtiu conhecer essas 5 curiosidades sobre esportes? Então, saiba que em nosso site você encontra diversos conteúdos sobre diferentes modalidades esportivas, de esportes de inverno a de verão. Confira já!