Como proteger o seu WhatsApp e evitar ser hackeado: 5 dicas infalíveis!
Na plataforma, podemos encontrar alguns recursos fundamentais à proteção de seus dados e de sua conta. Saiba mais!
Anúncios
Já se perguntou como proteger o seu WhatsApp? Embora os ataques no app venham se tornando cada vez mais populares, afinal, segundo a Psafe, mais de 400 mil brasileiros já foram vítimas de clonagem de WhatsApp, os usuários ainda andam desprotegidos.
É fato que o mensageiro tem várias ações de segurança e privacidade, mas poucos ainda conhecem estes recursos, que podem criar uma barreira a mais de proteção contra invasões cibernéticas.
Sendo assim, trouxemos neste post 5 dicas para você que quer blindar a sua conta de WhatsApp de possíveis golpes. Confira a seguir!
Anúncios
1. Ative a confirmação em duas etapas
Uma forma de manter o seu WhatsApp protegido é a partir da confirmação em duas etapas. Vamos esclarecer este recurso antes de te mostrar como habilitá-lo.
Quando você ativa a confirmação em duas etapas no seu WhatsApp, todas as vezes que você for habilitar o app em um novo aparelho, a plataforma pedirá um código. Dessa forma, caso você ou um terceiro não possua este código, não haverá formas de utilizar o aplicativo.
Anúncios
Essa é uma ótima maneira de evitar que seu WhatsApp seja clonado ou que outra pessoa tenha acesso a sua conta sem que você saiba.
Para habilitar o recurso, vá em ‘configurações’, em seguida, clique em ‘conta’ e em ‘confirmação em duas etapas’. Siga tocando na opção ‘ativar’ e crie um PIN de 6 dígitos. Você ainda poderá informar um e-mail. Assim, caso esqueça o código, ficará fácil recuperá-lo.
É importante dizer que é perfeitamente normal que, vez ou outra, o WhatsApp peça este código para você durante o uso do app. Esta é uma forma de mantê-lo protegido.
2. Restrinja a privacidade
Agora, se quer outra dica de como proteger o seu WhatsApp, se liga nessa! Medidas de privacidade também são ótimas formas de aumentar a proteção de sua conta. Sendo assim, configure apenas os seus contatos para a visualização de seus dados.
Então, restrinja a foto de perfil, recados e visto por último e online somente à sua lista de amigos. Desse modo, se, porventura, alguém descobrir o seu número e adicioná-lo no celular, não conseguirá ter acesso a nenhuma informação sua.
Afinal, parece banal, mas, se possibilitar que todos que utilizam o app possam ver a sua foto, a probabilidade de alguém copiá-la e utilizá-la em uma conta aleatória se passando por você é grande.
3. Fique de olho no WhatsApp Web
Outro recurso que vale a sua atenção é o WhatsApp Web. Embora a ferramenta seja muito funcional para espelhar a sua conta do WhatsApp no computador a partir da leitura do QR Code, a mesma pode ser perigosa, se o seu dispositivo cair em mãos erradas.
É importante se atentar a este recurso, visto que existem alguns apps de clonagem e espionagem, que permitem ao usuário abrir a conta de WhatsApp de terceiros no próprio celular.
Dessa forma, se o seu celular for sincronizado em um dispositivo de uma pessoa má intencionada, a mesma poderá ler todas as suas mensagens e visualizar as fotos trocadas. E o pior: poderá conversar com a sua lista de contatos como se fosse você.
Sendo assim, nos três pontinhos no canto superior direito da sua conta, clique em ‘aparelhos conectados’ e veja o status do aparelho. Caso não reconheça os aparelhos listados, clique em cima para ‘deslogar’ a sua conta.
4. Tome cuidado para não perder o número do seu celular
Perder o número do seu celular pode soar estranho, mas não estamos dizendo que esta perda se dá por um esquecimento. Na verdade, quando ficamos muito tempo sem colocar crédito no celular, é comum que percamos o nosso número, visto a desativação feita pela operadora.
Mas isso não quer dizer que o número será excluído para sempre. Pelo contrário, ele acaba sendo reciclado e ativado em um novo chip, que muitas vezes é adquirido por um outro cliente.
Nestes casos, quando este cliente ativar o WhatsApp no celular, é comum que tenha acesso a uma conta antiga, podendo checar o histórico de conversas. Além disso, os contatos que não estão avisados sobre o ocorrido podem falar com o novo usuário como se fosse o amigo que perdeu o número. Uma situação, no mínimo, constrangedora.
5. Utilize a opção de ‘visualização única’
Sempre que for mandar uma foto para um contato confidencial ou que não tenha tanta intimidade assim, compartilhe os arquivos a partir do recurso de ‘visualização única’. Isso porque, você compartilha a imagem ou vídeo e, tão logo o usuário visualize, o arquivo é automaticamente excluído, não ficando salvo na pasta do WhatsApp, tampouco no histórico de conversas.
Essa é uma boa opção para aqueles que precisam compartilhar arquivos sigilosos ou ainda um conteúdo muito íntimo. Afinal, em casos de clonagem do WhatsApp, estes conteúdos são os primeiros a vazarem.
Além disso, para o mesmo tipo de contato e conversas, você pode utilizar o ‘modo temporário’. Segundo o recurso, todas as conversas que excederem o período de 24h, 7 dias ou 90 dias são automaticamente excluídas, exceto em casos que já estiverem salvas.
Tá na mão! Agora que aprendeu como proteger o seu WhatsApp, que tal compartilhar estas dicas com seus amigos para que eles também possam se blindar de possíveis golpes? Além disso, confira a seguir os 20 aplicativos falsos que você deve desinstalar ainda hoje.