Cidade de Trojena abrigará os Jogos de Inverno

Cidade de Trojena será sede dos Jogos de Inverno da Ásia

Com regiões montanhosas cobertas por neve no inverno, Trojena será berço de uma estação de esqui.

Anúncios

cidade de Trojena
Fonte: Neom

Com um plano ambicioso, a Arábia Saudita está se mobilizando para a construção de uma cidade totalmente do zero no meio do deserto. O projeto Neom será o berço de Trojena, uma cidade tecnológica que abrigará uma estação de esqui com neve artificial.

O projeto futurista também terá como elementos uma lua artificial e um parque de dinossauros robôs em tamanho real. Além disso, espera-se que a cidade Trojena, em especial, ofereça mais de 100 atividades de lazer ao longo do ano.

Com conclusão prevista para 2026, prospecta-se que Trojena atraia moradores e turistas, abrigando-os em suas 2 mil mansões.

Projeto Neom e suas cidades luxuosas

Em 2017, o projeto de construção do projeto Neom foi anunciado como uma parte do plano Visão 2030. O grande objetivo do plano é o desenvolvimento de áreas econômicas do país e redução da dependência da comercialização do petróleo. Isso porque a matéria-prima é responsável por 40% do PIB da Arábia Saudita.

Para a construção da maior cidade do mundo com o tamanho do estado de Alagoas, os responsáveis escolheram a região Noroeste da Arábia Saudita. A região é oposta a Sharm El Sheikh, a principal zona turística do Egito. Assim, espera-se que a zona impulsione o comércio de Neom.

Anúncios

Próxima ao canal de Suez, Neom ainda tirará vantagem de sua posição geográfica privilegiada para se fixar como o maior centro logístico saudita.

Cidade Oxagon

cidade de Trojena
Fonte: Neom

Segundo o príncipe herdeiro, Mohammad bin Salman, uma cidade comercial será construída sobre o Mar Vermelho. Dessa forma, a cidade será uma grande estrutura flutuante, quiçá, a maior do mundo. A cidade se chamará Oxagon e será uma zona portuária.

Aliás, a região buscará refinar o que há de melhor do mundo da tecnologia para receber as grandes indústrias, inclusive de água para a execução do projeto Neom.

Além de Oxagon, o projeto também contempla Trojena, sendo esta uma região com destino de turistas. Tal cidade será construída em uma zona montanhosa, com temperaturas negativas no inverno, o que possibilitará a prática de um esporte que até então achávamos impossível no deserto – o esqui.

Cidade de Trojena

Recentemente, a Arábia Saudita foi anunciada como sede dos Jogos de Inverno da Ásia de 2029. Quando pensamos neste país, não podemos deixar de lembrar dos verões escaldantes com temperaturas acima dos 50º C.

Porém, Trojena quebra todo este estereótipo, uma vez que será uma cidade construída do zero com um resort e estação de esqui para abrigar os Jogos de Inverno. Trojena está entre as 9 mega regiões incluídas no projeto Neom.

Dessa forma, espera-se que a cidade consiga trazer turistas no inverno e diversificar a economia do país tão dependente de petróleo. Assim, lago artificial, estação de esqui, vila vertical e um resort luxuoso serão os grandes atrativos da cidade.

Trojena será erguida a 50 km de distância do Golfo de Acaba, ponto este que possui regiões montanhosas propícias para nevar. Aliás, em alguns dias invernais, nos topos das montanhas, é possível encontrar temperaturas abaixo de 0º C.

A ideia é que, dentro da vila, o clima possa ser controlado, e o lago de água doce seja desenvolvido a fim de possibilitar a prática de esportes náuticos.

Além disso, Trojena terá como objetivo a realização de conferências, competições e shows. Além é claro de receber turistas para que possam se divertir com a família. Por isso, em cada época do ano, a cidade oferecerá atividades variadas.

Alguns desafios no meio do percurso

Mas, o grande desafio é construir a cidade em tão pouco tempo. Afinal, como dissemos anteriormente, Trojena será a sede dos Jogos de Inverno Asiáticos. Dessa forma, as autoridades prometeram entregar a cidade pronta em até 2026. O problema é que nenhuma infraestrutura foi construída ainda na região.

Além disso, embora as montanhas sejam mais geladas do que outros pontos do país, a ocorrência de neve não é algo tão frequente. Aliás, nos últimos 5 anos, somente em dois momentos a quantidade de neve foi de fato consistente.

É justamente por isso que cerca de 70% da neve será artificial. O que não nos surpreende considerando que as Olimpíadas de Pequim, em 2022, só foram possíveis porque 100% da neve era artificial.

Cidade The Line

Além de Oxagon e Trojena, o projeto ainda contempla The Line, uma cidade ousada e linear com aproximadamente 170 km de comprimento. A cidade funcionará à base de inteligência artificial e grande parte dos serviços serão feitos por robôs.

O projeto prospecta a construção de núcleos urbanos eficientes e autosuficientes, que estarão interconectados a fim de que os moradores não se locomovam em grandes distâncias. Em The Line, não poderá haver carros circulando pelas ruas e a mobilidade se dará por trens de alta velocidade.

E aí, o que achou do projeto Neom? Extravagância ou não de Mohammad bin Salman, o projeto pode ser promissor e auxiliar no desenvolvimento econômico do país. Agora, será que Trojena estará pronta para receber os Jogos de Inverno da Ásia até 2029?

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo