Celular roubado? Confira dicas importantes para proteger os seus dados!
Com o IMEI do aparelho roubado em mãos, é possível bloqueá-lo, tornando-o inapto para uso. Veja como!
Anúncios
Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil tem aproximadamente 2,7 mil celulares bloqueados diariamente devido a roubos e furtos. Para termos uma noção, as operadoras bloquearam mais de 14,7 milhões de aparelhos nas últimas duas décadas.
Não precisamos nem dizer que um celular roubado pode trazer diversas consequências negativas aos usuários, de atentado contra a privacidade a roubos de dados financeiros, certo?
Esperamos que você nunca precise utilizar essas dicas, contudo, se já estiver passando pelo inconveniente de um celular roubado, aí vão algumas dicas essenciais a serem executadas antes e após o roubo.
Anúncios
1. Dobre a segurança do aparelho
Se está buscando apenas medidas de precaução contra um roubo de celular, então a nossa dica de ouro é proteger melhor o seu aparelho com senhas de segurança. Por exemplo, senhas numéricas, biometria e reconhecimento facial podem deixar o seu smartphone ainda mais protegido, evitando o acesso dos ladrões.
Mas, claro, evite padrões fáceis de adivinhar como um ‘X’ e sequências previsíveis como ‘1,2,3,4’. Afinal, assim você só estará facilitando o acesso aos ladrões.
Anúncios
Além disso, uma forma de proteger os seus dados armazenados no celular é anotando em um papel o número de IMEI do seu celular. Isso porque essa numeração funciona como uma espécie de chassi do aparelho, o que permite que você o bloqueie ao ligar para a operadora, tornando-o inutilizável.
E como identificar o IMEI do seu smartphone? O processo é bem simples, basta abrir o teclado do seu celular e digitar: *#06#. Logo em seguida, aparecerá na tela do seu aparelho informações sobre o dispositivo, incluindo o número de IMEI. Anote-o em um lugar de fácil acesso apenas a você!
2. Utilize aplicativos para apagar os dados do dispositivo
Se o seu celular foi roubado, é fundamental que você apague todos os dados do aparelho, como fotos e mensagens, para que o ladrão não tenha acesso a sua vida privada. Para tanto, utilize os aplicativos nativos dos sistemas operacionais Android e iOS. Dessa forma, você pode abrir pelo navegador o Buscar, da Apple e o Encontre o Meu Dispositivo, do Google.
Lembrando ainda que celulares da Xiaomi e aqueles que contam com o sistema operacional iOS 15 podem ser rastreados, mesmo depois que os dados forem deletados. Contudo, a ação é irreversível e, ao fazê-la, o aparelho será restaurado para as configurações de fábrica.
Por isso, é sempre importante manter os backups em dia. Aliás, já temos diversas ferramentas e serviços para armazenamento de fotos e arquivos na nuvem, como o Google Fotos, o iCloud etc.
Assim, o armazenamento em nuvem pode te dar a chance de reaver seus arquivos mesmo em casos de celular roubado. Aliás, nunca se sabe se em situações como essas iremos reaver o celular e como ele retornará até nós.
3. Bloqueie o IMEI imediatamente
Como vimos a numeração do IMEI pode ser a porta de acesso para o bloqueio do dispositivo, tornando-o inapto para suas funções. Por isso, após o roubo do celular, bloqueie o IMEI ligando para a operadora.
Dessa forma, você impedirá que o ladrão conecte o dispositivo à rede da operadora do seu celular, seja TIM, Claro ou Vivo. Embora o ladrão possa utilizar o Wi-Fi, não conseguirá fazer ligações, tampouco acessar a rede de dados móveis.
Mas, atenção, só faça o bloqueio do IMEI após apagar todos os dados do seu celular, visto que, para remover todas as informações do dispositivo, é necessário que o mesmo esteja conectado à internet.
4. Faça um boletim de ocorrência
Se o seu celular foi roubado ou furtado, uma medida muito importante é fazer um boletim de ocorrência para oficializar a ação. De fato, um B.O. não pode garantir que seu smartphone será restituído, contudo, se o seu celular for utilizado para fins ilegais, o boletim de ocorrência te dará ainda mais proteção diante da ação.
Por exemplo, se os golpistas conseguirem acessar as suas contas bancárias para fazer saques ou, até mesmo, se conseguirem acesso aos seus métodos de pagamento, como cartão de crédito, para fazerem compras, é fundamental que você tenha o boletim de ocorrência para comprovar o roubo e conseguir o estorno.
E, claro, se os apps dos bancos estiverem abertos no ato do roubo, bloqueie o quanto antes seus cartões, inclusive os virtuais, e entre em contato com todas as instituições bancárias, se for o caso.
Vale lembrar que é possível fazer um boletim de ocorrência online, de modo que você não precise sair de casa. Basta acessar o site da delegacia de polícia do seu estado e preencher os dados necessários.
Curtiu essas dicas para proteger seus dados pessoais, caso tenha o seu celular roubado? Então, com certeza você irá gostar do nosso post de dicas de apps para rastrear um celular. Afinal, esses aplicativos podem te ajudar a conseguir recuperar o seu dispositivo. Acompanhe já!