Cartão de crédito clonado? Veja o que fazer para se proteger e contestar as compras indevidas
Neste golpe financeiro, os dados do cartão são duplicados e utilizados em outra ferramenta para compras em nome da vítima.
Anúncios
Acabou de ver a fatura do seu cartão e percebeu que há diversas compras, as quais você não reconhece? Esse é um grande indício de que você caiu no golpe do cartão de crédito clonado. E, claro, esse tipo de golpe gera ações imediatas, afinal, seu dinheiro está em jogo, e caso você fique de braços cruzados, continuará levando prejuízo.
E não se engane, a clonagem de um cartão de crédito pode se dar tanto virtualmente quanto fisicamente, afinal, os golpistas são extremamente criativos em suas ações.
De todo modo, a clonagem de um cartão acontece quando os ladrões transferem os dados da ferramenta de crédito para outra sem consentimento do portador. Dessa forma, conseguem efetuar diversas compras indevidas no nome da vítima.
Anúncios
A clonagem de um cartão de crédito pode ser feita a partir de sites falsos, maquininhas adulteradas e até por um hack manual. Aliás, esse golpe financeiro pode ser feito até mesmo em cartão de crédito sem chip a partir de leitores adulterados.
No post de hoje, vamos entender como descobrir se o seu cartão foi clonado e te guiaremos em como agir depois dessa infeliz descoberta. Segue a leitura!
Anúncios
Como descobrir se o seu cartão foi clonado?
É muito comum o reconhecimento de uma compra indevida no cartão muito depois da clonagem da ferramenta. Geralmente, há quem suspeite das transações somente quando a fatura do mês fecha com um alto valor de gasto. Contudo, há quem consiga identificar a transação fraudulenta no ato, sobretudo se acompanhar todas as notificações da conta digital.
Por essas e outras, a melhor forma de saber se o seu cartão de crédito foi clonado é conferindo com frequência o seu extrato bancário e acompanhando em tempo real os gastos da sua fatura. Afinal, existem diversas formas de se clonar um cartão, inclusive por meio de maquininhas adulteradas em que o valor pago é diferente do cobrado.
Além disso, ao acompanhar as notificações de transações pelo app do seu banco, é bem mais rápido e eficaz contestar a compra indevida e bloquear o método de pagamento antes que o golpista faça mais transações.
O que fazer ao ter o cartão de crédito clonado? Descubra já!
Está passando pelo inconveniente de um cartão de crédito clonado? Confira a seguir as nossas dicas práticas de como agir para manter a segurança dos seus dados e conseguir a restituição do seu dinheiro.
1. Bloqueie o cartão de crédito
Independentemente do momento de sua percepção da fraude, o importante é bloquear o cartão de crédito o mais rápido possível. Isso evitará que o golpista continue utilizando a ferramenta para fazer compras em seu nome. Aliás, você pode efetuar o bloqueio da ferramenta, geralmente, pelo próprio app.
Agora, se o seu cartão não estiver vinculado a uma conta digital ou internet banking, então a melhor forma de bloqueá-lo é ligando na central de atendimento do seu banco.
2. Faça um boletim de ocorrência
Em alguns casos é comum que as instituições bancárias peçam fotos do boletim de ocorrência como uma documentação comprobatória do golpe sofrido. Por isso, após bloquear o seu cartão e proteger os seus dados financeiros, a melhor ação é fazer um boletim de ocorrência.
E sabe o que é melhor? Você não precisa ir até a delegacia para a abertura do B.O., uma vez que todo o processo está disponível online. Para tanto, é necessário entrar no site da polícia civil do seu estado, preencher o seu cadastro e baixar o comprovante.
3. Anote as compras indevidas
Ao entrar em comunicação com o banco com a finalidade de pedir o estorno, é comum que o atendente peça a você informações sobre as compras não reconhecidas, como: horário e valores. Por isso, antes do contato, abra a fatura do seu cartão de crédito e anote cada uma das transações que não reconhece.
4. Peça o estorno
Embora o bloqueio do cartão de crédito esteja disponível 100% online pela plataforma do seu banco ou financeira, para o estorno das compras, no geral, é necessário entrar em contato com a instituição bancária a partir de um canal oficial de atendimento.
Em casos de bancos digitais, como Nubank, PicPay e Inter, o contato de contestação pode ser feito pelo app via chat disponível 24h. Se não possuir internet banking, tampouco uma conta digital, ligar para o banco ou ir até a agência mais próxima é uma saída.
Em casos em que a identificação das compras indevidas é feita prontamente, é comum que o estorno seja aprovado ainda mais rápido. Lembrando ainda que é de competência da administradora fazer o estorno do seu crédito e retirar as cobranças da fatura.
Agora que você já sabe o que fazer após ter o seu cartão de crédito clonado, que tal compartilhar esta publicação com seus amigos para orientá-los em caso de um inconveniente como esse? Além disso, entenda agora como se proteger do golpe do boleto falso.