Veja as maiores contratações do futebol brasileiro

Maiores contratações do futebol brasileiro: descubra os top 5 jogadores 

Não dá para negar: alguns milhões de euros foram gastos nas maiores contratações do futebol brasileiro.

Anúncios

maiores contratações do futebol brasileiro
Fonte: Freepik

O futebol brasileiro sempre foi o palco para muitos brasileiros mostrarem seus talentos, exportando craques para os maiores clubes do mundo. No entanto, nos últimos anos, o cenário tem mudado: os clubes do Brasil passaram a investir pesado para trazer nomes de peso de volta aos gramados nacionais. E você, tem alguma ideia de quais são as maiores contratações do futebol brasileiro?

Com grandes cifras envolvidas, as contratações milionárias têm movimentado o mercado e empolgado torcedores. Algumas dessas negociações se destacam não apenas pelo valor, mas também pelo impacto esportivo e simbólico. Ficou curioso para descobrir? Então, continue com a gente, pois vamos relembrar as cinco maiores contratações do futebol brasileiro. 

1. Vitor Roque

Em primeiro lugar, temos uma contratação feita neste ano: a de Vitor Roque. O jogador, que o Barcelona havia emprestado, foi comprado pelo Palmeiras em janeiro por 25,5 milhões de euros, ou seja, R$ 154 milhões. O contrato tem duração de cinco anos.

Anúncios

Vitor Roque tem 20 anos e começou sua trajetória no futebol nas categorias de base do América-MG, onde se destacou em 2018. Em seguida, o Cruzeiro o revelou, após seu bom desempenho no sub-17, e o fez estrear profissionalmente em 2021. No ano seguinte, o Athletico-PR o contratou, e ele viveu uma rápida ascensão, chegando à final da Libertadores em 2022. 

Então, como consequência, seu desempenho chamou a atenção do futebol europeu, e o Barcelona o comprou. Depois de chegar ao clube espanhol, ele foi emprestado ao Betis, onde marcou sete gols em 33 partidas.

Anúncios

2. Wendel 

O segundo lugar também vai para um contrato fechado neste ano, o do volante Wendel com o Botafogo. O clube negociou o jogador com o Zenit, da Rússia, que chegará ao clube em junho. Isso porque, uma das exigências do clube russo foi que o volante terminasse a temporada.

O contrato do jogador foi de 20 milhões de euros e o vínculo vai até o final de 2029, com multa rescisória superior a R$ 1 bilhão.

O jogador de 27 anos nasceu no Rio de Janeiro e iniciou sua trajetória no futebol mais tarde do que o habitual e, aos 17 anos, participou de testes no Benfica, mas acabou não sendo aprovado. De volta ao Brasil, passou pelas categorias de base do Tigres do Brasil, onde despertou o interesse de olheiros do Fluminense.

3. Thiago Almada

Outra contratação do Botafogo, que atualmente ocupa a terceira posição, é a de Thiago Almada. No ano passado, o time investiu 19,5 milhões de euros e trouxe o meio-campista para o Brasil.

O jovem argentino de 23 anos começou sua carreira cedo — com apenas quatro anos, já jogava futebol, no mesmo time que o ex-jogador Carlos Tévez: Santa Clara. Além disso, com apenas cinco anos, ingressou nas categorias de base do Vélez Sarsfield, onde iniciou sua formação como jogador.

Em agosto de 2018, faltando quatro meses para completar 17 anos, Almada fez sua estreia como profissional pelo clube. Em 2022, ele se transferiu para o Atlanta United e, no ano seguinte, o Botafogo o comprou. Atualmente, ele joga emprestado ao Lyon.

4. Carlos Alcaraz

Na quarta posição do ranking está o meio-campista argentino Carlos Alcaraz, uma das grandes promessas da nova geração. No ano passado, o Flamengo realizou um investimento significativo ao adquirir o jogador junto ao Southampton, desembolsando 18 milhões de euros para contar com seu talento no elenco rubro-negro.

Alcaraz iniciou sua trajetória no futebol atuando pelo Deportes Infantiles de Villa Elisa, antes de ingressar nas divisões de base do Racing em 2017. Em janeiro de 2023, assinou um vínculo de quatro anos e meio com o Southampton. No dia 31 de janeiro de 2024, foi emprestado à Juventus até o fim da temporada. 

Na sequência, Alcaraz assinou contrato com o Flamengo, com vínculo estabelecido até agosto de 2029, reforçando o elenco rubro-negro com grandes expectativas. No entanto, em 31 de janeiro de 2025, o clube carioca anunciou sua saída temporária, ao confirmar o empréstimo do jogador ao Everton até o fim da temporada.

5. Paulinho

E então, o quinto nome deste top 5 é o atacante Paulinho, reforço de peso adquirido pelo Palmeiras junto ao Atlético Mineiro, também neste ano, em uma negociação avaliada em 18 milhões de euros.

O atacante de 24 anos deu os primeiros passos no futebol nas categorias de base do Vasco da Gama, onde ingressou em 2010 e rapidamente se destacou pelo talento e potencial. Além disso, anos depois, em 20 de dezembro de 2016, ele oficializou sua transição para o futebol profissional ao assinar seu primeiro contrato com o clube carioca.

Por fim, foram alguns milhões de euros investidos, não é mesmo? Essa foi a nossa lista com as maiores contratações do futebol brasileiro. Você imaginava que esse era o top cinco e que esses jogadores tinham um valor tão alto? E se você gosta de acompanhar cada lance desse esporte, recomendamos também conteúdos sobre os times mais antigos do Brasil.

Estéfani Oliveira

Escritora, graduada em Jornalismo e com especialização em Neuromarketing. Sou apaixonada pela escrita, SEO e pela criação de conteúdos que agreguem valor real às pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo