WhatsApp deixou de funcionar em vários dispositivos: entenda!

WhatsApp deixou de funcionar em diversos aparelhos celulares: entenda o motivo!

O app mensageiro deixou de prestar suporte a 50 dispositivos, impulsionando os usuários a buscarem smartphones mais atuais.

Anúncios

WhatsApp deixou de funcionar
Fonte: Pixabay

Não faz muito tempo que o WhatsApp deixou de funcionar em muitos aparelhos celulares. Dessa forma, essa decisão impactou usuários de aparelhos mais antigos, que agora enfrentam desafios para continuar usando o aplicativo.

Isso porque a mudança significativa na política de suporte resultou no encerramento do funcionamento de um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo em centenas de celulares de diversas marcas.

Dessa forma, em 2022 aproximadamente 40 dispositivos de vários fabricantes foram impactados pela decisão da Meta, resultando em uma interrupção do suporte. Além disso, recentemente, em uma nova lista, mais 50 celulares também perderam o acesso e suporte ao app.

Neste post, vamos explorar os detalhes dessa mudança e fornecer orientações sobre como lidar com essa situação. Acompanhe a seguir!

Por que o WhatsApp foi descontinuado em muitos dispositivos?

Em 1º de fevereiro de 2020, o WhatsApp já havia descontinuado o suporte para dispositivos com sistemas operacionais Android 2.3.7 e versões mais antigas. Além disso, iPhones com iOS 8 e versões anteriores também foram afetados por essa mudança.

Anúncios

Essa atualização significa que usuários com smartphones que executam essas versões mais antigas dos sistemas operacionais não podem mais usar o WhatsApp em seus dispositivos.

Como se não bastasse, recentemente, a Meta, empresa proprietária do WhatsApp, divulgou várias listas informando que certos dispositivos (tanto Android quanto iOS) não receberiam mais atualizações do aplicativo de mensagens, chegando até a cessar o funcionamento em alguns casos.

Assim, essa estratégia é adotada pela empresa para concentrar seus recursos em aparelhos com maior longevidade e que continuam recebendo atualizações dos sistemas operacionais.

Lembrando que esses celulares afetados já não são capazes de executar o aplicativo mensageiro. Além disso, o WhatsApp está intensificando suas exigências, alterando os requisitos mínimos dos aparelhos para acessar seu aplicativo.

Desse modo, o mensageiro agora estipula que os smartphones precisam executar, no mínimo, o Android 5.0 Lollipop ou o iOS 12 para serem compatíveis.

Razões para o encerramento do suporte

O WhatsApp tomou essa decisão para concentrar seus esforços no desenvolvimento de recursos e atualizações para sistemas operacionais mais recentes. Dessa forma, ao encerrar o suporte para versões antigas, o aplicativo pode garantir uma experiência mais segura e atualizada para a maioria dos usuários.

Impacto nos usuários

Para os usuários afetados por essa mudança, o WhatsApp não funcionará mais em seus dispositivos. Isso pode ser problemático, já que o mensageiro é uma ferramenta de comunicação essencial para muitas pessoas, tanto em suas vidas pessoais quanto profissionais.

Quais são os celulares em que o WhatsApp foi descontinuado?

Com a nova mudança, cerca de 50 dispositivos de 10 fabricantes distintos perderam o suporte do mensageiro. Sendo assim, acompanhe a seguir a nossa lista com os modelos de celular que foram afetados pela descontinuidade do WhatsApp:

Archos 53 Platina;

iPhone 5;

iPhone 5c;

ZTE Grand X Quádruplo V987;

ZTE Grand S Flex;

ZTE Memorando V956;

HTC Desejo 500;

Huawei Ascend D;

Huawei Ascend D1;

Huawei Ascend D2;

Huawei Ascend D quádruplo XL;

Huawei Ascend P1;

Huawei Ascend Mate;

Huawei Ascend G740;

Lenovo;

Lenovo A820;

LG Lúcido 2;

LG Enact;

LG Optimus L2 II;

LG Optimus L3 II;

LG Optimus L3 II Dual;

LG Optimus L4 II;

LG Optimus L4 II Duplo;

LG Optimus L5;

LG Optimus L5 Dual;

LG Optimus L5 II;

LG Optimus L7;

LG Optimus L7 II;

LG Optimus L7 II Dual;

LG Optimus F3;

LG Optimus F3Q;

LG Optimus F5;

LG Optimus F6;

LG Optimus F7;

LG Optimus 4X HD;

Samsung Galaxy S2;

Samsung Galaxy S3 mini;

Samsung Galaxy Xcover 2;

Samsung Galaxy Núcleo;

Samsung Galaxy Trend Lite;

Samsung Galaxy Tendência II;

Samsung Galaxy Ace 2;

Sony Xperia Arc S;

Sony Xperia Neo L;

Sony Xperia miro |;

Wiko Darknight ZT;

Wiko Cink Cinco.

O que fazer se o WhatsApp deixou de funcionar em seu celular?

Se você é um dos usuários afetados por essa mudança, existem algumas opções para continuar usando o WhatsApp. Acompanhe abaixo:

Atualizar o sistema operacional: verifique se há atualizações disponíveis para o sistema operacional do seu dispositivo. Afinal, em alguns casos, uma atualização pode tornar o WhatsApp compatível novamente.

Adquirir um dispositivo mais recente: se o seu smartphone não suporta as versões mais recentes do sistema operacional, então considerar adquirir um aparelho mais recente é uma alternativa para continuar usando o WhatsApp e outros aplicativos atualizados.

Explorar alternativas: agora, se e a atualização do sistema operacional ou a compra de um novo dispositivo não forem opções viáveis, então considere explorar outros aplicativos de mensagens disponíveis que possam ser compatíveis com o seu dispositivo.

Agora que já sabe que o WhatsApp deixou de funcionar em muitos dispositivos e o que fazer se você foi um usuário afetado, então compartilhe esta publicação nas redes sociais. Além disso, para mais conteúdo sobre o mensageiro, fique com a gente! A propósito, já conferiu o nosso post sobre como proteger o WhatsApp e evitar ser hackeado?

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo