Videogame esquentando muito: dicas para acabar com o superaquecimento!
O aumento de temperatura pode estar relacionado a obstrução das saídas de ar e problemas com o cooler. Entenda já!
Anúncios
Com o passar do tempo de uso, é comum que você se depare com o seu videogame esquentando muito, um sinal de que, ao menos o cooler, está tendo que trabalhar mais do que o normal para manter a temperatura ideal.
Em casos de aquecimento excessivo, o mais comum é que o console ative uma proteção para que danos sejam evitados. Por exemplo, no Playstation, quando o videogame atinge elevadas temperaturas, uma mensagem de alerta aparece na tela para que o usuário o desligue.
Já o mecanismo de defesa do Xbox é o desligamento automático justificado por superaquecimento quando o equipamento é reiniciado. Por outro lado, o Nintendo Switch utiliza como proteção o modo de repouso.
Anúncios
Mesmo que alguns consoles já possuam medidas de proteção contra superaquecimento, o excesso de temperatura pode causar defeito nos games que estão rodando. Por isso, fizemos este post para te ajudar a evitar o superaquecimento do seu videogame com 7 dicas práticas. Acompanhe-as agora!
1. Nada de lugares fechados
Evite ao máximo colocar o seu videogame em racks, bancadas e estantes, visto que os nichos podem corroborar para o superaquecimento do console. Embora esses móveis sejam interessantes para o suporte de eletrônicos, nem sempre são a melhor alternativa quando falamos em videogame.
Anúncios
Isso se deve ao fato do cooler nem sempre ser o suficiente para fazer a ventilação do videogame. Nesse caso, sem abertura para saída e entrada de ar, o console começará a esquentar, tendo grandes chances de parar de funcionar.
2. Já olhou a pasta térmica?
Depois de um longo tempo de uso, considere trocar a pasta térmica. Primeiramente, perceba se o seu videogame não está esquentando muito devido à falta de ventilação. Se este não for o caso, então considere levar o console para uma manutenção preventiva.
Dessa forma, o técnico poderá observar melhor o estado do seu videogame e trocar a pasta térmica para ajudar a manter a temperatura ideal dentro do console.
3. É importante escutar os sons do videogame com atenção
Quando os coolers começam a rodar mais rápido, é comum que o barulho das ventoinhas seja mais alto. Isso é uma forma do componente sinalizar que está fazendo muita força para dar conta de um aquecimento irregular. Sendo assim, fique atento aos sons que o videogame emite, eles são sinais de que algo não está ocorrendo bem no sistema.
4. A manutenção das saídas de ventilação é fundamental
Se o seu videogame está esquentando muito, então considere fazer a limpeza periódica das saídas de ar. É comum que, ao longo do tempo de uso, sejam geradas sujeiras que podem deixar a ventilação do seu console ainda mais difícil.
E, por falta de ventilação, o mais comum é que o videogame fique cada vez mais quente. Assim, para a remoção da sujeira, utilize um limpador de cachimbo ou pincel para facilitar a limpeza sem danificar a integridade do equipamento.
Aliás, nada de assoprar a sujeira, do contrário ela será empurrada para dentro, o que pode comprometer o funcionamento do console.
5. Uma refrigeração extra às vezes cai bem
Às vezes, o superaquecimento do seu console se deve a um baixo desempenho do cooler. No geral, videogames bastante antigos precisam de um resfriamento extra, que pode ser alcançado a partir da troca ou adição do cooler.
Hoje, temos algumas marcas no mercado de consoles que já vendem coolers mais potentes e personalizados, a Nyko é um exemplo disso.
Além disso, você pode fazer um suporte de refrigeração para o seu videogame, investindo em um cooler externo. O cooler adicional tem como função retirar o ar quente e expeli-lo para fora. Essa pode ser uma baita ajuda para quem vem sofrendo com superaquecimento.
6. Dias quentes pedem jogos mais leves
Jogos muito pesados podem auxiliar o seu videogame a esquentar demais, sobretudo em dias quentes. Games como: Call of Duty: Black Ops Cold War, Cyberpunk 2077 e Gran Turismo 7 são exemplos de jogos que pedem mais do armazenamento e do processamento gráfico do console.
Assim, se possível, em dias de calor intenso, dê um descanso para aquele game que vai exigir muito desempenho, afinal, o sistema terá que trabalhar mais para rodar.
7. Na posição vertical há melhor ventilação
Os consoles mais modernos já estão sendo fabricados em designs que permitem com que fiquem em posições mais favoráveis para a ventilação de ar.
Quando deixamos um videogame na horizontal, a zona de dissipação de calor é menor, o que promove o aquecimento excessivo. Então, o melhor é posicionar o console na vertical para dar vazão às saídas de ar. Assim, a troca de ar com o ambiente será mais efetiva.
Gostou dessas dicas? Então não deixe de compartilhar com seus amigos que também amam uma partida de videogame. Aliás, que tal conferir o nosso post sobre os 5 melhores jogos do Nintendinho? Com certeza você vai se amarrar!