Tabela da Copa do Mundo: conheça a classificação dos grupos

Tabela da Copa do Mundo 2022: conheça os grupos, as seleções e os destaques

Após as eliminatórias, as seleções aqui presentes carimbaram a presença no maior torneio de futebol do mundo.

Anúncios

tabela da Copa do Mundo
Fonte: Freepik

A Copa Catar 2022 está aí, e com ela a tabela da Copa do Mundo também se faz completa. Desse modo, são 32 seleções distribuídas em 8 grandes grupos, que conseguiram carimbar a presença no torneio depois de longas eliminatórias.

Cada uma delas trazendo seu grande elenco e com ao menos um jogador estrela, que é também a grande expectativa de seus torcedores.

Hoje, você ficará por dentro da divisão dos grupos e conhecerá um pouquinho da trajetória de cada seleção. Assim, terá o conhecimento básico e essencial para acompanhar essa Copa do Mundo, que já está prometendo muito.

Grupo A

Para começar com o Grupo A, vamos partir da seleção que está sediando a Copa do Mundo – Catar. Cabeça de chave do grupo, antes mesmo das eliminatórias o Catar já possuía a sua vaga garantida. Isso porque é o país sede.

Aliás, essa será a primeira vez que a seleção do Catar irá jogar em uma Copa do Mundo. Fiquemos de olho em Almoez Ali, a promessa de destaque do time e centroavante do Al-Duhail SC.

Anúncios

Com uma população de cerca de 17 milhões de pessoas, o Equador também está no Grupo A, uma vez que se classificou nas eliminatórias da Sul-Americana. A seleção equatoriana já está indo para a sua 4ª Copa do Mundo. O jogador da seleção do Equador que está dando o que falar é Pervis Estupiñan. O lateral esquerdo é extremamente rápido e marca a sua presença no Villarreal.

Temos ainda no Grupo A outra seleção africana. Senegal conta com 36 milhões de habitantes. E pode apostar que grande parte de sua população está vibrando pela Taça.

Nas fases de grupo, Senegal se classificou em 1º lugar, com o dobro de pontos de Togo. Com a sua 3ª Copa do Mundo, o país venceu a Copa Africana das Nações em 2022 contra o Egito. Embora a seleção colecione craques, Mané, o jogador do Bayern München, chama a atenção dentro de campo.

Fechando o grupo A chegamos a seleção da Holanda. Com mais de 17 milhões de habitantes, a Holanda conseguiu passe livre para a Copa após conquistar o 1º lugar do Grupo G das eliminatórias. Aliás, esta será a sua 11ª Copa do Mundo e sabemos bem que o atacante Depay, jogador do Barcelona, está bem preparado para atuar.

Grupo B

A cabeça de chave do Grupo B é a Inglaterra, um país com mais de 68 milhões de habitantes. Vale salientar que a seleção da Inglaterra se classificou em 1º lugar do Grupo I nas eliminatórias, sem perder nenhuma partida. Conhecida por ter a melhor liga do futebol mundial, a Inglaterra possui jogadores muito bons. Harry Kane, atacante do Tottenham é o seu destaque.

Assim como a Inglaterra, o Irã também está no Grupo B e seus 83 milhões de habitantes estão ávidos pelo título. Nas eliminatórias da Ásia, a seleção ficou em primeiríssimo lugar e já acumula 6 participações em Copas do Mundo. Com um time formado por jogadores novos, o destaque da seleção vai para Alireza Jahanbakhsh, o atacante do Feyenoord.

Ainda no Grupo B, encontramos os EUA. O país norte americano possui mais de 300 milhões de habitantes e se classificou em 3º lugar no Octogonal Final. Dessa forma, esta será a sua 11ª participação em uma Copa do Mundo com o destaque em Pulisic, o atacante do Chelsea.

Fechando o Grupo B temos a seleção do País de Gales, uma seleção que penou para conseguir o passe para a Copa 2022. Sem tradição em Copas, a Copa do Catar será a 2ª Copa disputada pela seleção, que traz como grande promessa aos campos o capitão Gareth Bale.

Grupo C

Abrindo o Grupo C, temos os nossos grandes rivais, a Argentina. A cabeça de chave do Grupo C se classificou para a Copa em 2º lugar, perdendo apenas para o Brasil. Aliás, esta será a 18ª participação da seleção argentina na Copa, sendo que os nossos vizinhos já foram 2x campeões. Damos destaque em seu elenco para Lionel Messi.

Seguindo ainda no Grupo C, temos a Arábia Saudita, a qual se classificou em 1º lugar em seu grupo nas eliminatórias asiáticas. Desse modo, esta será a 6ª participação da seleção na Copa do Mundo e sua grande esperança está em Salem Al-Dawsari.

Agora, temos a seleção do México, a qual ficou em 2ª lugar nas eliminatórias da Concacaf. A seleção já possui longa tradição em Copas, considerando que a Copa Catar será a sua 18ª disputa. Aliás, seu destaque é Luis Romo.

Por fim, mas não menos importante, temos a seleção polonesa que conseguiu passe para a Copa na repescagem. Essa será a sua 9ª participação na Copa e suas expectativas estão no capitão e jogador do Barcelona – Lewandowski.

Grupo D

Na tabela da Copa do Mundo, ainda encontramos o Grupo D, com a França como cabeça de chave. Aliás, a França é a atual campeã da Copa, e seus jogadores não medirão esforços para defender o título. Invencível, a seleção se classificou com sossego nas eliminatórias européias. Segue assim, que esta será a 16ª participação da França na Copa do Mundo e sua grande estrela é Mbappe, o jovem craque do PSG.

Seguindo no Grupo D, chegamos na seleção da Austrália, que disputou as eliminatórias da Ásia, embora esteja na Oceania. A Copa Catar corresponde a 6ª participação do time, que tem como atração Fran Karacic.

Ao lado da Austrália, temos a Dinamarca constituindo o Grupo D, a seleção que se classificou diretamente para a Copa, ficando em 1º colocado de seu grupo nas eliminatórias europeias. Assim, participando pela 6x na Copa, o destaque vai para o seu goleiro Schmeichel.

Para fechar com chave de ouro o Grupo D, temos enfim a Tunísia, que também se classificou em 1º lugar nas fases de grupo das eliminatórias africanas. Embora o seu elenco tenha muita experiência, os jogadores não estão acostumados a jogarem juntos. Aqui destacamos, Ellyes Skhiri.

tabela da Copa do Mundo
Fonte: Freepik

Grupo E

Abrimos a nossa lista de seleções, com a Espanha que se classificou em primeiríssimo lugar no Grupo B das eliminatórias europeias. Aliás, vale dizer que a seleção espanhola terá a sua 6ª participação no evento. Seu destaque vai para Pedri.

Já o segundo time do Grupo E está na América do Norte com 5 milhões de habitantes. Estamos falando da Costa Rica, que conseguiu o seu lugar na Copa em um jogo de repescagem contra a Nova Zelândia. Atualmente, a estrela do time é o experiente Bryan Jafet Ruiz González.

Agora, temos a seleção responsável pelo famoso 7×1. A Alemanha se classificou com sossego para a Copa, sendo a primeira de seu grupo. Aliás, tendo a Copa do Catar com a sua 20ª participação, a sua grande atração é Thomas Müller.

Ainda no Grupo E, temos o Japão, com a maior torcida do grupo. Aliás, a seleção japonesa se classificou com folga nas eliminatórias asiáticas com invencibilidade. Embora a sua pouca experiência, visto que esta será a 6ª Copa do Mundo, a seleção do Japão tem por destaque o veloz Takumi Minamino.

Grupo F

A seleção da Bélgica é cabeça de chave do Grupo F e fez uma ótima classificação, considerando que ficou em 1º lugar de seu grupo. Dessa maneira, esta será a sua 14ª presença na Copa do Mundo, trazendo como a estrela do time Kevin De Bruyne.

Mais uma seleção do Grupo F, temos o Canadá, seleção esta que ficou em 1º lugar nas eliminatórias com 100% de aproveitamento. Hoje, a seleção terá a sua 2ª participação na Copa do Mundo, depositando muita expectativa em Alphonso Boyle Davies.

Seguindo no grupo F, o Marrocos teve boa classificação nas eliminatórias africanas com 20 gols em 6 jogos. Aliás, esta será a 6x que a seleção participará de uma Copa do Mundo, e Zakaria Aboukhlal é o seu jogador destaque.

Por fim, fechando o Grupo F, temos a Croácia, que está a todo vapor nesta Copa. Com apenas 1 derrota, a seleção croata ficou em 1º lugar no Grupo H. A vice campeã da última Copa conta com um bom elenco, mas seu destaque vai para Luka Modrić.

Grupo G

Para abrir o Grupo G, temos o Brasil, a nossa seleção certamente é uma das favoritas, devido ao alto desempenho no esporte. A seleção carimbou presença na Copa Catar ao ficar em 1º lugar nas eliminatórias da Sul-Americana. Agora, com a 20ª participação na Copa, o país busca o Hexa, tendo como destaque o menino Ney.

Ainda no Grupo G temos Camarões, que se classificou depois de derrotar a Argélia nas eliminatórias africanas. O país, que terá a sua 8ª participação na Copa do Mundo, tem como grande esperança Choupo-Moting.

Já a Sérvia, também constitui o Grupo G e teve uma campanha invicta com 6 vitórias. Assim, a seleção conquistou a sua vaga na Copa Catar com 12 participações até agora. Aliás, a seleção da Sérvia traz como destaque Sergej Milinkovic-Savic.

Para fechar o Grupo G da tabela da Copa do Mundo temos a Suíça, que se garantiu para esta Copa com o primeiro lugar do grupo C nas eliminatórias. Contando com a Copa Catar, esta será a 12ª aparição da seleção no torneio, com as expectativas altas em Xherdan Shaqiri.

Grupo H

Por último, para finalizar a tabela da Copa do Mundo temos Gana, que desbancou a favorita Nigéria nas eliminações africanas e garantiu o passaporte na Copa. Atualmente, terá a sua 4ª participação na Copa do Mundo, levando para campo a estrela Iñaki Williams.

Seguindo, temos a Coreia do Sul, que venceu a Síria e conquistou a sua 9ª participação na Copa do Mundo. Nos campos, a grande esperança da seleção está depositada em Son Heung-min.

Além disso, também temos a seleção de Portugal no Grupo H que, após vencer a Macedônia do Norte nas eliminatórias, conseguiu garantir a 8ª participação na Copa do Mundo. Damos destaque para Cristiano Ronaldo, o favorito.

Por fim, e para finalizar não só a tabela da Copa do Mundo, mas também o nosso post, temos o Uruguai. A seleção do Uruguai conseguiu se classificar nas eliminatórias, ficando em 3º lugar. Agora, seguindo para a 14ª aparição no torneio, a seleção traz em campo Luís Suárez, a grande estrela da vez.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo