Esporte: definição e modalidades mais praticadas
Um dos componentes centrais do esporte é a competição, a qual possui 4 fundamentos, segundo Lev Pavlovich Matveev.
Anúncios
Quando perguntamos ‘o que é esporte?’ para uma pessoa leiga, é comum que ela nos responda com uma série de exemplos de modalidade esportivas, como: futebol, natação, vôlei, basquete etc. Mas, o que faz de uma modalidade um esporte?
Em outras palavras, por que o futebol pode ser chamado de esporte e não de um simples jogo? Por que a prática de musculação não pode ser considerada um esporte? Ou ainda, por que a corrida é uma modalidade esportiva e a caminhada não?
No post de hoje, faremos uma reflexão sobre o conceito de esporte e conheceremos mais de perto alguns exemplos de modalidades esportivas. Vem com a gente!
Anúncios
O que é esporte, afinal de contas?
O esporte consiste em uma atividade competitiva, segundo o professor russo Lev Pavlovich Matveev. Ou seja, a competição é peça central para a classificação de uma atividade como esportiva. E dentro da ideia de competição temos 4 fundamentos, a saber:
- Sistema de estímulos especiais: os estímulos especiais se referem aquilo que pode motivar o atleta, seja uma premiação em dinheiro, as medalhas e troféus, um ranking etc.
- Unificação do conteúdo das ações: toda as atividades competitivas seguem um regulamento criado por uma Federação Internacional específica
- Respeito às normas éticas do esporte: em termos simples, o comportamento moral do atleta frente à Carta Olímpica e ao Manifesto Internacional do Esporte.
- Acesso às competições: em outras palavras, o atleta precisa ter condições de acessar as competições necessárias, como índices olímpicos, divisões superiores etc.
Desse modo, podemos dizer que uma competição esportiva possui um calendário oficial, sendo organizada por uma Federação, além de seguir os fundamentos indicados.
Anúncios
Por outro lado, o esporte também pode se diferenciar de outras atividades físicas por possuir 4 componentes elementares: esforço, obstáculo, realização e competição. Dessa maneira, o esforço seria o ato de treinar e buscar autoaperfeiçoamento.
Já o obstáculo diz respeito às dificuldades encontradas nas modalidades, as quais requerem superação. Aqui pode entrar tempo de execução de prova, estatísticas de passe, efetividade e densidade das ações etc.
A realização, por sua vez, indica o resultado da performance esportiva. Mas, esses resultados são os superiores, os grandes feitos esportivos. Por fim, temos a competição, que consiste na concorrência sadia, e não antagônica, entre os participantes, seguindo um regulamento específico em condições de igualdade.
Conheça os 6 grupos de modalidades esportivas
Na literatura desportiva encontramos diversas classificações de modalidades esportivas. No entanto, destacaremos aqui a classificação de Matveev. O professor russo divide as modalidades esportivas em 6 grupos genéricos.
O primeiro grupo compreende atividades esportivas que exigem a máxima manifestação das habilidades físicas e psíquicas. Ou seja, todos os esportes que estão inseridos nas Olimpíadas. Já o segundo grupo corresponde a modalidades, cujas as ações são resumidas ao controle de meios técnicos e especiais de deslocamento, tal qual o automobilismo e kart.
O terceiro grande grupo tem por atividades aquelas modalidades que visam o acerto ao alvo com armas específicas. São elas: arco e flecha, tiro com carabina, tiro com pistola de ar etc. Já no quarto grupo temos os esportes em que o foco é a construção e modelagem, como o aeromodelismo.
No quinto grupo, Matveev destaca aquelas modalidades que consideram uma lógica abstrata para vencer o adversário, exemplo disso é o xadrez. Por último, o sexto grupo é constituído de esportes que utilizam ações esportivas híbridas para a constituição de um novo esporte, como o triatlo, que reúne três modalidades: natação, corrida e ciclismo.
3 esportes mais praticados no mundo!
Agora que já entendemos o que é esporte e quais são as modalidades esportivas, confira a seguir alguns dos esportes mais difundidos no planeta.
1. Futebol
O futebol abre a nossa lista dos esportes mais praticados do mundo, uma vez que é popular não só no Brasil, mas em diferentes países. E o interessante é que o esporte caiu no gosto não só de adultos, mas também de crianças que sonham em crescer e se tornarem grandes atletas.
Atualmente, segundo dados da Federação Internacional das Associações de Futebol (FIFA) há aproximadamente 270 milhões de jogadores de futebol no mundo todo. Isso equivale a dizer que 4% da população mundial tem participação ativa na atividade esportiva.
2. Críquete
Embora não muito conhecido em solo brasileiro, o críquete também é um dos esportes mais praticados no mundo inteiro. A modalidade nasceu na Inglaterra e está diretamente ligada às classes altas da sociedade. Além disso, é muito difundido pelas colônias inglesas.
O esporte conta com 3 bilhões de fãs no mundo inteiro. O que já era de se esperar, visto a sua popularidade em países com alta densidade demográfica como a Índia.
3. Tênis
Por fim, temos o tênis, um esporte individual e bastante difundido pelo mundo, que exige bastante preparo físico do atleta antes que busque adentrar no universo das competições. As partidas podem durar horas a fio debaixo do sol, o que requer grande condicionamento físico.
Estima-se que o tênis profissional tenha 1 bilhão de espectadores, o que o coloca no TOP 5 dos esportes com maior popularidade do planeta.
Gostou de aprender o que é esporte? Então não deixe de aproveitar os nossos demais artigos no Rei da Cocada Preta. Nos vemos logo mais!