Melhores apps para digitalizar documentos em poucos cliques!

Transformando papéis em arquivos digitais: os melhores apps para digitalizar documentos

A facilidade e a praticidade são os pontos fortes desses apps para digitalizar documentos. Confira!

Anúncios

apps para digitalizar documentos
Fonte: Google Play

Muitas vezes temos que enviar algum documento para alguém, mas não temos meios de fazer isso e uma impressora custa caro. Por sorte, existem apps para digitalizar documentos, que facilitam nossa vida.

Isso mesmo! Agora você não precisa mais ficar tirando foto e tendo que editá-la para que fique legível ou convertendo para PDF. Com esses apps, você vai ter a tranquilidade de digitalizar qualquer documento com praticidade. E sabe qual a melhor parte? São gratuitos e estão disponíveis para Android e iOS. Vem conhecer!

1.   Microsoft Lens

O Microsoft Lens oferece uma digitalização rápida. Além da simplificação ao digitalizar documentos, quadros de comunicação, recibos e até mesmo cartões de visita. Por ser um serviço Microsoft, ele se integra com todos os produtos da empresa, caso você use.

Além disso, há diferentes modos de digitalização, como branco e preto, colorido ou até mesmo de destaque, para melhor atender às suas necessidades.

Outro ponto positivo da ferramenta está na capacidade de extrair texto de documentos, permitindo a edição do conteúdo. Desse modo, o app automaticamente ajusta a perspectiva da imagem para proporcionar uma digitalização mais nítida e alinhada.

Anúncios

E claro, ao escolher o Microsoft Lens, você obtém uma solução prática para suas digitalizações, com a confiança associada à marca Microsoft.

2.   Notes

Notes ficou conhecido por sua interface simples e fácil de usar. Ele se integra perfeitamente ao ecossistema Apple, sincronizando automaticamente suas notas em todos os seus dispositivos vinculados à mesma conta iCloud. Logo, esse app é exclusivo iOS.

Uma de suas funcionalidades consiste em digitalizar documentos diretamente no aplicativo. Dessa forma, permite capturar e armazenar facilmente imagens de documentos, recibos ou qualquer outro papel importante.

Além de criar notas de texto, você pode desenhar, adicionar esboços e fazer marcações em imagens. Recursos bem úteis para adicionar anotações em documentos digitalizados. Pode arriscar que é sucesso!

3.   CamScanner

O CamScanner se tornou o app mais utilizado para digitalização de documentos. Posto que é fácil de usar e permite que você digitalize documentos, recibos, quadros de comunicação e muito mais de forma rápida.

Além disso, oferece tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), o que possibilita a extração de texto de documentos digitalizados. Logo, facilita a edição e a busca de conteúdo dentro dos documentos, o que é bem útil quando se trata de um texto escaneado.

Sem contar ainda que o app CamScanner disponibiliza a integração com serviços de armazenamento em nuvem, como Google Drive, Dropbox e Box. Nesse sentido, permite que você salve e acesse seus documentos digitalizados de qualquer lugar.

4.   Adobe Scan

O app Adobe Scan utiliza tecnologia avançada para produzir digitalizações de alta qualidade, mantendo detalhes precisos e cores nítidas. E assim como o CamScanner, possui a tecnologia OCR, permitindo a conversão de texto digitalizado em texto editável.

Além disso, oferece diferentes modos de digitalização, como Modo de Cores, Modo de Documento e Modo de Formulário. Sendo assim, adequa-se às diversas necessidades de digitalização.

Como os anteriores, o Adobe Scan também apresenta funções de edição de documentos digitalizados. Dentro do app, torna-se possível cortar, girar e ajustar imagens para melhorar a legibilidade. Obviamente, permite integração com os outros serviços Adobe.

5.   Google Drive

Embora poucos saibam, o Google Drive adicionou a função de digitalização em seu serviço. Porém, antes de utilizar, certifique-se de que seu Google Drive está atualizado. E o melhor é que já fica armazenado na nuvem e convertido em PDF.

Suas qualidades estão na facilidade, dado que muitos smartphones já possuem o Google Drive instalado de fábrica. Assim, não é preciso baixar um outro app. Além disso, a qualidade das digitalizações também surpreende os usuários. O resultado final retira o aspecto de foto e torna o documento nítido.

E claro, você pode fazer edições no documento. Melhorar o ângulo, cortar, girar etc. Por ser um serviço Google, há integração com os outros produtos da empresa, o que facilita ainda mais.

Tá na mão! Esses são os melhores apps para digitalizar documentos e vão te dar um help quando precisar enviar algum documento para alguém sem ter que gastar dinheiro. Por falar em foto, você é o tipo de pessoa que adora fazer montagens e colagens digitais? Se sim, você precisa conhecer esses aplicativos de montagem de fotos para fazer edições criativas. Até a próxima!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo