Kit streamer: 4 equipamentos essenciais para fazer lives

Kit streamer: conheça 4 equipamentos que não podem faltar no seu setup

Além de conforto, é necessário que os equipamentos para streaming sejam adequados ao público alvo.

Anúncios

kit streamer
Fonte: Freepik

Nos últimos anos, o número de streamers cresceu muito, sobretudo, durante o período de isolamento social. Frutos de uma sociedade cada vez mais conectada, esses profissionais estão em contato com diferentes grupos a partir de um kit streamer, levando assim muito entretenimento e obtendo altos ganhos.

Dados revelam que 61% dos cidadãos brasileiros acompanham lives por cerca de 3 horas por no mínimo uma plataforma de streaming. Ou seja, esse é um nicho bastante promissor, e a profissão de streamer já é considerada uma profissão do futuro.

Contudo, como qualquer profissão, ser streamer requer investimentos em equipamentos de qualidade, mesmo por aqueles que estão engatinhando ainda nesse universo. Pensando nisso, trouxemos este post com 4 equipamentos indispensáveis para se montar um kit streamer.

1.  Webcam

O interessante de um streaming é a conexão que o player faz com o público e tal conexão é tão melhor quando se há interação. Uma forma efetiva de interagir com o público em tempo real é a partir de uma webcam, um equipamento indispensável para quem quer fazer lives.

Isso porque uma webcam permite que o público veja as expressões faciais do streamer enquanto o mesmo está jogando. E aqui temos uma recomendação para você, a Webcam Streamplify Full HD 1080p 60FPS é sensacional e cumpre bem o seu propósito, além de permitir um posicionamento em diferentes ângulos.

Anúncios

Mas, se você ainda não tem condições de comprar uma webcam como uma boa resolução de imagem, então utilize o celular para capturar o vídeo. Para tanto, você precisará de um app com essa função, o DroidCam é um bom exemplo disso.

2.  Iluminação

A qualidade de imagem depende também de uma boa iluminação. E uma solução barata, mas funcional é o ring light. Contudo, vale dizer que nas lives o facecam é bem pequeno, logo, o bom mesmo é dar destaque para a sua imagem.

Por isso, lembre-se de posicionar bem o seu ring light antes de suas transmissões. E por falar nele, não é necessário um equipamento muito caro, existem diversos modelos por menos de R$ 50,00 no mercado online. Aliás, se for possível, invista também em um tripé. Mas, se estiver com um orçamento baixo, colocar o equipamento em uma parede com fita adesiva pode quebrar o galho no início.

Aos poucos, você vai ampliando o seu kit streamer, investindo em equipamentos melhores. E quando falamos em iluminação, a key light é o suprassumo da iluminação. O equipamento não ocupa muito espaço, além de ser bem compacto.

Aliás, é possível controlar o brilho e a temperatura pelo app. O que é fundamental para aqueles que fazem lives em momentos diferentes do dia.

3.  Microfone

Todo streamer que se preze tem um áudio límpido e fluido para uma conexão de qualidade com o seu público. E aqui não tem jeito, será necessário investir em um bom headset ou microfone. Mesmo porque ninguém quer assistir a uma live com ruídos e som estourado.

Se vai de headset, então o HyperX Cloud Stinger pode ser uma boa opção para um início, uma vez que o isolamento acústico e o conforto são excelentes.

Mas, se quiser fazer um upgrade em seu kit streamer, o Redragon Zeus RGB é excelente. Com um visual moderno e sóbrio, esse headset possui almofadas super macias, o que garante horas de conforto. Além disso, a redução de ruído deixa o som ainda mais aprazível para o público.

Mais para frente você pode trocar o headset intermediário por um microfone de mesa, como o Hyperx Quadcast, um ótimo microfone para se ter em um setup gamer.

4.  Cadeira gamer

kit streamer
Fonte: Freepik

Por fim, mas não menos importante, temos a cadeira gamer para completar o seu kit streamer. Saiba que você pode até começar com uma cadeira de cozinha ou de plástico das mais tradicionais. Mas, entenda também que é bem possível ter dores durante as lives com o passar do tempo.

Por isso, apostar em cadeiras próprias para streaming é uma boa saída para atrelar saúde e conforto. Afinal, você não vai querer ficar com dores na coluna e impossibilitado de gravar, não é mesmo?

Pensando nisso, cogite a hipótese de aquisição de uma cadeira gamer. DT3 e Thunder são marcas confiáveis para essas compras. Mas, ainda é possível investir em cadeiras ergonômicas sem ser adaptadas esteticamente para transmissões ao vivo. Aliás, tais cadeiras tendem a ser mais baratas e igualmente eficientes.

É isso, agora você já tem tudo o que precisa para montar o seu kit streamer. Gostou dessas dicas? Então, compartilhe nas redes e até mais!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo