TOP 5 jogos puzzles que você precisa conhecer ainda hoje
Prepare-se para desvendar os mistérios de universos pouco explorados, passando por enigmas que vão explodir a sua mente.
Anúncios
Entre a infinidade de gêneros de games existentes, os jogos puzzles chamam atenção devido aos obstáculos codificados e narrativas de tirar o fôlego. Além de fazerem com que o jogador quebre muito a cabeça, colocando à prova a sua capacidade de raciocínio lógico, esses games podem cativar pelos ambientes bem arquitetados.
Hoje, escolhemos a dedo 5 dos melhores jogos de puzzles já criados, que podem fazer você se entreter por horas e horas com desafios enigmáticos e auspiciosos. Acompanhe a seguir!
1. Hue
Se você gosta de jogos puzzles, então com certeza irá gostar do Hue. O game tem uma proposta bem simples, mas não deixa de ser inovador, uma vez que se utiliza das cores para dar base à narrativa e ao cenário.
Anúncios
Hue pode ser encontrado para praticamente todas as plataformas: PC, Playstation, Xbox, Nintendo etc, o que deixa o game ainda mais acessível.
O jogo começa com Hue, um personagem em busca de sua mãe, que se aventura em uma realidade preto e branca e a modifica ao acrescentar-lhe cor. A proposta é que o jogador mude a realidade sóbria e chumbosa, liberando fragmentos coloridos.
Anúncios
Nessa aventura, os obstáculos podem coincidir com o cenário, o que faz com que desapareçam, dando espaço para puzzles desafiadores e de cores vibrantes. Aliás, as cores também permitem que o jogador libere passagens e caixas e faça sumir obstáculos perigosos que se impõem sobre o seu caminho.
Embora Hue tome por base as cores, o game possui suporte para daltônicos, referenciando cada cor por símbolos. Legal, não acha?
2. Portal 2
Desenvolvido pela Valve, Portal 2 consiste em um jogo de puzzle em que o jogador controla a Chell, a qual é desafiada a passar por algumas salas, portando uma arma de portais. Isso mesmo, a arma de Chell é capaz de abrir portais que conectam fisicamente dois locais distintos no espaço 3D.
Aliás, o game conta com o redirecionamento do movimento linear, o que permite que todos os objetos que passem pelos portais saiam da mesma maneira que entraram. Vale salientar que se um portal da mesma espécie é criado, o que já está aberto é automaticamente destruído.
Para resolver os enigmas, Chell ganha alguns cubos que podem ser utilizados para abrir mecanismos ou subir em regiões mais altas. Ao final de cada fase, a personagem tem que passar por um campo de partículas responsável por fechar todos os portais abertos e destruir todos objetos carregados.
3. Fez
Que tal um jogo fofo e desafiador ao mesmo tempo? Fez consiste em um jogo de puzzle indie que narra a história de Gomez. O personagem vive tranquilamente em seu mundinho 2D até que, um belo dia, encontra um cubo e um chapéu, o qual o possibilita ver o mundo por uma perspectiva diferente.
Assim, Gomez começa a se movimentar pela terceira dimensão em busca de unir todos os fragmentos do cubo e reequilibrar o seu universo outra vez, mas não sem obstáculos. Afinal, o jogador é colocado frente a diversos desafios como as bombas que lançam Gomez para longe.
Já quanto às explorações, estas são ricas em códigos misteriosos e salas secretas, recheadas de obeliscos, portões ocultos e plataformas invisíveis.
4. Scribblenauts Unlimited
Scribblenauts Unlimited também é um jogo de puzzle sandbox em que o jogador é convidado a deixar a criatividade fluir. Assim, o player controla Maxell, que tem como objetivo coletar Starites para ajudar a sua irmã que está prestes a virar pedra devido a uma maldição.
Mas, o mais legal é que Maxell não está sozinho. Portando um caderno mágico, tudo o que é escrito se torna realidade no ambiente virtual. Assim, o protagonista sai pelo mundo com seu caderno, resolvendo quebra-cabeças e ganhando as estrelas necessárias para salvar a irmã.
O game leva mais autonomia ao jogador, uma vez que tem o poder de resolver os problemas daqueles que precisam da sua ajuda da forma que melhor lhe convir.
5. Never Alone
Never alone também é um dos jogos puzzles que não poderíamos deixar de fora deste TOP 5. Ambientando no Alasca, o game conta a história de Nuna e sua tribo bastante preocupada com uma nevasca.
A menina Iñupiaq tem uma raposa do ártico como companheira, com a qual percorre diversos quebra-cabeças a fim de descobrirem juntas a origem da nevasca que devastou a aldeia. Aliás, para a resolução dos puzzles, o jogador pode entrar tanto na perspectiva de Nuna quanto da pequena raposa.
Além de muitas aventuras, o jogo é recheado de cultura e ensinamentos, uma vez que os membros da tribo sempre compartilham a suas histórias emocionantes. Seja para se aventurar ou para se emocionar, Never Alone vale a sua atenção.
Curtiu este TOP 5? Então já envie este post para os amigos como convite para aquela jogatina de final de semana. E se curte games antigos, confira o nosso post sobre os melhores jogos do Nintendinho.