Evolução da internet: da ARPANET ao World Wide Web

Conheça a história e a evolução da internet

A internet surge de uma iniciativa tecnológica dos EUA frente a possibilidade de ataque da URSS a suas bases.

Anúncios

evolução da internet
Fonte: Freepik

A evolução da internet traz consigo uma história recheada de conflitos, mas também de muito desenvolvimento tecnológico por parte de grandes potências mundiais.

A começar pelo fato de que a internet surgiu durante a Guerra Fria, um conflito ideológico e científico entre EUA e a União Soviética. Dessa maneira, qualquer avanço entre uma das partes já era um motivo de alarde e preocupação. Sendo assim, o militar Dwight Eisenhower, preocupado com os avanços e desenvolvimentos tecnológicos da URSS, fundou a DARPA, uma agência especializada em estudos de tecnologia para a guerra.

Desde a sua fundação, a DARPA desenvolveu diversas tecnologias, como GPS, Siri e o sistema NLS. No entanto, uma em especial foi fundamental para a criação da internet que conhecemos hoje. Vejamos a seguir!

ARPANET: de onde tudo começou!

Entre as tecnologias desenvolvidas pela DARPA, encontramos, em 1969, a ARPANET, cujo objetivo era resolver o problema dos possíveis ataques militares. A ideia era criar uma forma de backup de dados das bases militares para que as informações não fossem perdidas em caso de ataques.

Dessa maneira, a ARPANET foi criada e inicialmente interligava apenas 4 pontos, que possuíam seus respectivos computadores. Tais máquinas armazenavam dados, mas também eram utilizadas para a troca de informações.

Anúncios

No entanto, os computadores eram distintos entre si, afinal, possuíam modelos diferentes e fabricantes diferentes como: SDS, DEC e IBM. Porém, como na década de 60 computadores distintos possuíam as suas respectivas linguagens, a troca de informação não era tão simples.

Nesse sentido, alguns cientistas da UCLA decidiram criar um protocolo, denominado de Network Control Protocol (NCP). O protocolo de controle de rede possuía uma linguagem única capaz de possibilitar a comunicação entre as máquinas.

Contudo, nos primórdios da NCP, a conexão era muito simples e limitada. Afinal, para haver comunicação entre o SDS 90 e o IBM 370/75 era necessário uma paralisação da rede, que só voltava à fluidez após cessar a comunicação entre as máquinas.

TCP/IP e a separação das redes

A rede aos poucos foi crescendo através de cabos que atravessavam todo solo estadunidense. Até que o Transmission Control Protocol (TCP) juntamente com o Internet Protocol (IP) foram criados para evitar a paralisação da rede durante a transmissão. Tais protocolos foram reunidos no TCP/IP, o protocolo que utilizamos até hoje.

A primeira comunicação via satélite da rede foi feita com a Universidade de Londres, uma comunicação entre continentes.

O crescimento da ARPANET fez com que muitos militares se recusassem a controlar a conexão. Dessa maneira, a rede foi fragmentada, ficando ao comando dos militares a MILNET, uma rede menor. Já a rede científica ficou conhecida como NSFNET assim como as redes comerciais.

Como as redes científicas e comerciais queriam se comunicar, foi então criada uma nova rede de interconexão entre todas elas. A rede ficou conhecida como Interconnect Network e sua forma abreviada Internetworking. Só depois o termo passou por uma simplificação, chegando ao que conhecemos hoje Internet.

Algumas tecnologias essenciais para a evolução da Internet

Vale dizer que antigamente a internet não era tão atraente como nos dias de hoje. Sem gráficos, ela era representada por uma tela preta com letras verdes. Assim, o protocolo para a navegação de conteúdo era o GOPHER, sendo acessado apenas pelo teclado.

Para abertura de uma imagem era necessário baixá-la, afinal, não havia imagens espalhadas pelas páginas dos sites. Em suma, o conteúdo era um aglomerado de textos com áreas sensíveis, formadas por links.

Uma grande evolução da internet ocorreu em Genebra quando Tim Berners-Lee criou os hiperlinks para melhor acesso à área sensível. A criação evolui para um novo protocolo que ficou conhecido como Hypertext Transfer Protocol (HTTP).

Além disso, o pesquisador também foi o responsável pela criação do Hypertext Markup Language (HTML) e do World Wide Web, o famoso ‘WWW’, uma rede de alcance global. Mas, para que o ‘WWW’ funcionasse era necessário também um navegador. Embora na atualidade usemos o Chrome, o Opera e o Firefox, o primeiro navegador criado foi o Mosaic.

Como acontecem as transmissões via Internet?

evolução da internet
Fonte: Freepik

A evolução da internet foi elementar para chegar na rede que temos hoje. Mas, as comunicações que temos são feitas, em sua maioria, por cabos debaixo d’água. Aliás, praticamente todos os continentes estão interligados através da internet.

Quando chegamos no litoral, as comunicações para dentro dos países são feitas a partir dos satélites, transmissões via antena ou ainda balão de comunicação. Hoje, para transmitirmos dados de um computador para outro precisamos ter acesso aos servidores. É nesse momento que o TCP/IP cumpre bem a sua função.

Isso porque o IP é responsável por identificar o ponto de origem e o ponto de destino enquanto o TCP fragmenta o arquivo em várias partes, enviando-o por rotas e tempos diferentes para que não sobrecarregue a conexão mundial.

No final da transmissão, o TCP do destino é responsável por reunir os fragmentos e reconstituir o arquivo, independentemente de qual seja.

Gostou de conhecer a história da internet e sua evolução? Se achou este conteúdo interessante, então compartilhe nas redes com os amigos e até mais. Aliás, já que gosta tanto de tecnologia, confira agora mesmo o nosso post sobre hacker do bem.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo